Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 05 de julho de 2023.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                 

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/05-07-2023.htm 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-07-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/04-07-2023.htm

03-07-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/03-07-2023.htm

30-06-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JUNHO/30-06-2023.htm

29-06-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JUNHO/29-06-2023.htm    

28-06-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JUNHO/28-06-2023.htm

 

                     

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

.....................................

.........................

.................

 

Continuação da publicação anterior

 

 

 

 

.........................................

..............................

....................

Continua na próxima publicação

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Herma do filósofo grego Pitágoras. Cópia romana de original grego. Museus Capitolinos, Roma, Itália, em exposição

no Coliseu. Foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.

 

LEIA SOBRE PITÁGORAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image009.jpg

Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Retrato de Platão. Mármore, cópia romana do século II dC após um original grego do final do século IV aC por Silanio. (Wikipedia)

 

 

 

LEIA SOBRE PLATÃO:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o

 

A Escola de Atenas. Afresco por Rafael Sanzio.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_School_of_Athens#/media/File:Sanzio_01.jpg

 

 

LEIA SOBRE A ESCOLA DE ATENAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas 

 

Maria Madalena em êxtase. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mary_magdalene_caravaggio.jpg 

"Edw[ar]d Kelly, um mágico. no ato de invocar o espírito de uma pessoa falecida."

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Magician_by_Edward_Kelly.jpg

 

A Ascensão dos Abençoados, de Hieronymus Bosch, é associada por alguns pesquisadores de EQM a aspectos da EQM.[10][11]. Obra de óleo no painel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_013.jpg

Bruxa de Endor.

Bruxa de Endor por Nikolai Ge, retratando o rei Saul encontrando o fantasma de Samuel (1857).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Witch_of_Endor_(Nikolay_Ge).jpg

 

 

O grande ceifador

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos)

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas e Crônicas. Lição nº 34. Página 151.

 

Comentando certas dificuldades da genuína propaganda espírita, o velho Jonathan, antigo seguidor do Evangelho em nosso campo de ação espiritual, tomou a palavra e falou, sorrindo:

- No tempo do Mestre, semelhantes entraves não eram menores. A gloriosa, missão do Senhor ia em meio, quando surgiram várias legiões de supostos discípulos da Boa Nova, à margem das atividades evangélicas. Multidões desarvoradas, ao comando de chefes que se diziam continuadores de João Batista, enxameavam nas bordas do Jordão, a se dispersarem na Palestina e na Síria. Capitães da revolta popular contra o domínio romano, após ouvirem as lições do Senhor, usavam-lhe a doutrina, criando a discórdia sistematizada, em nome da solidariedade humana, nos diversos vilarejos que circulavam o Tiberíades.

Todos erguiam flamejante verbo, asseverando falar em nome do Divino Renovador.

Jesus, o Messias Nazareno, achava-se entre os homens, investido da autoridade indispensável à formação de um Novo Reino.

Destruiria os potentados estrangeiros e aniquilaria ditadores do poder.

Discursos preciosos faziam-se ouvir nos cenáculos do povo e nos quadros rústicos da natureza, exaltando a boa vontade e a comunhão das almas, o devotamento e a tolerância entre as criaturas.

Milhares de ouvintes escutavam, enlevados, as pregações, extáticos e felizes, qual se já respirassem num mundo novo.

Contudo, no turbilhão dos conceitos vibrantes e nobres, alinhavam-se aqueles que, arrecadando dinheiro para socorro às viúvas e aos órfãos, olvidavam-nos deliberadamente para enriquecerem a própria bolsa, e apareciam os oportunistas que, em se incumbindo da doutrinação referente à fraternidade, utilizavam-se da frase primorosa e bem feita, para a realização das mais baixas manobras políticas.

Foi por isso que, em certo crepúsculo, quando a multidão se congregava em torno do Mestre, junto às águas, para recolher-lhe a palavra consoladora e o ensino salutar, Simão Pedro, homem afeiçoado à rude franqueza, valendo-se da grande pausa que o Eterno Benfeitor imprimira à própria narrativa, quando expunha a parábola do semeador, interpelou- O, diretamente, indagando:

- Mestre, e que faremos dos que exploram a idéia do Reino de Deus? Em muitos lugares, encontramos aqueles que formam grupos de serviço, em nome da Boa Nova nascente, tumultuando corações em proveito próprio. Agitam a mente popular e formulam promessas que não podem cumprir... Em Betsaida, temos a falange de Berequias ben Zenon que a dirige com entusiasmo dominante, apropriando-se-vos da mensagem sublime para solicitar as dracmas de pobres pescadores, alegando destiná-las aos doentes e às viúvas, mas, embora preste auxílio a reduzido número de infortunados, guarda para si mesmo a maior parte das ofertas amealhadas e, ainda hoje, em Cafarnaum, ouvi a prédica brilhante de Aminadab ben Azor, que se prevalece de vossas lições divinas para induzir o povo à indisciplina e à perturbação, não obstante pronuncie afirmativas e preces que reconfortam o espírito dos que sofrem nos caminhos árduos da Terra... Como agir, Senhor? Será justo nos subordinemos à astúcia dos ambiciosos e à manha dos velhacos? como relegar o Evangelho à dominação de quantos se rendem à vaidade e à avidez da posse, ao egocentrismo e à loucura.

Jesus meditou alguns instantes e replicou:

- Simão, antes de tudo, é preciso considerar que o crime confesso encontra na Lei a corrigenda estabelecida. Quem rouba é furtado, quem ilude os outros, engana a si próprio, e quem fere será ferido...

- Mas, Senhor - tornou o apóstolo -, no processo em exame, creio seja necessário ponderar que os males decorrentes da falsa propaganda são incomensuráveis... Não haverá recurso para sustá-los de imediato?

O Excelso Amigo considerou, paciente:

- Se há juízes no mundo que nasceram para o duro mister de retificar, aqui nos achamos para a obra do auxílio. Não podemos olvidar que os verdadeiros discípulos da Boa Nova, atentos à missão de amor que lhes cabe, não dispõem de tempo e disposição para partilhar as atividades dos irmãos menos responsáveis... Além disso, baseando-me em sua própria palavra, não estamos diante de companheiros totalmente esquecidos da caridade. Disseste que Berequias ben Zelou, pelo menos, ampara alguns infelizes que lhe cercam a estrada, e que Aminadab ben Azor, no seio das palavras insensatas que pronuncia, encaixa ensinamentos e orações de valia para os necessitados de luz... E se formos sopesar as esperanças e possibilidades, os anseios e as virtudes dos milhares de amigos provisórios que os acompanham, como justificar qualquer sentença condenatória de nossa parte?

O apontamento judicioso ficou no ar, e, como ninguém respondesse, Jesus espraiou o olhar no horizonte longínquo, como quem apelava para o futuro, e ditou a parábola do joio e do trigo, que consta do capítulo treze das anotações de Mateus:

- “O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente em seu campo; mas, ao dormir, eis que veio o inimigo e semeou joio no meio do trigo, retirando-se após. Quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos desse pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: - Senhor, não semeaste no campo a boa semente? porque a intromissão do joio? E ele lhes disse: - Um adversário é quem fez isso. E os servos acentuaram: - Queres, pois, que o arranquemos? Respondeu-lhes, porém, o senhor: - Isso não, para que não aconteça extirpemos o joio, sacrificando o trigo. Deixemo-los crescer juntos até à ceifa. Nessa ocasião, direi aos trabalhadores: - Colhei primeiramente o joio para que seja queimado e ajuntai o trigo no meu celeiro.”

Calou-se o Cristo, pensativo...

Todavia, Simão, insatisfeito, volveu a perguntar:

- Mas... Senhor, Senhor!... em nosso caso, quem colherá a verdade, separando-a da mentira?

O Mestre sorriu de novo e respondeu:

- Pedro, o tempo é o grande ceifador... Esperemos por ele, cumprindo o dever que nos compete... A vida e a justiça pertencem ao Pai e o Pai decidirá quanto aos assuntos da vida e da justiça...

E porque ninguém lhe opusesse embargo à lição, calou-se o Mestre para demandar, em seguida, outros ensinos...

Silenciou o velho Jonathan e, a nosso turno, com material suficiente para estudo, separamo-nos todos para concluir e meditar.

 

 

 

 (Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio    “Tonhão”, asavio921@uol.com.br,    de Belo Horizonte, MG)

Estátua do apóstolo Pedro em Cafarnaum, Israel. Foto: Ismael Gobbo.

Mar da Galiléia próximo de Cafarnaum, Israel. Foto: Ismael Gobbo

Cristo e São Pedro no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Ippolito Scarsella.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Scarsellino_(Ippolito_Scarsella)_-_Christ_and_Saint_Peter_at_the_Sea_of_Galilee_-_1943.124_-_Fogg_Museum.jpg

 

Caminho na direção de Cafarnaum a cidade onde Jesus viveu durante seu trabalho. Foto: Ismael Gobbo

Cafarnaum na margem do Mar da Galileia. Israel.  Foto: Ismael Gobbo.

 

 

Com os olhos da alma

 

O que aconteceria se todos nós, em nosso cotidiano, saíssemos às ruas com a câmara fotográfica da alma, a máquina filmadora da mente e o microfone do coração?

Isso mesmo. Que tal se todos nos tornássemos repórteres de um jornal imaginário mas importantíssimo: O nosso diário?

Estamos habituados a ler as manchetes jornalísticas que falam da violência, da queda das Bolsas de Valores, de maldades e tragédias.

Não seria excelente se criássemos um jornal particular de coisas boas, elevadas, sadias? Será que existem?

Dia desses fizemos uma experiência. Saímos em nosso carro, levando justamente os aparelhos que mencionamos.

Depois de rodar por ruas e esquinas, fomos surpreendidos próximo a uma favela por um movimento diferente. Seria um protesto?

Logo, um homem enorme, de bermuda e camiseta, interrompeu o trânsito. Um grupo de moradores da superfavela pareceu vir em nossa direção. Seria um assalto?

Eram homens, mulheres e crianças com foices e tesouras. Atravessaram a rua carregando carrinhos pequenos e grandes cheios de mato.

Então, ligamos a câmara fotográfica da alma e o microfone do coração para registrar a cena. Eram os moradores da superfavela.

Trabalhadores. Mulheres faxineiras, domésticas e homens habituados ao trabalho braçal, de sol a sol. Era seu dia de folga. As crianças também não tinham aula naquele dia.

Porque o mato do lado da favela já estava a mais de um metro de altura, eles haviam resolvido limpar o terreno que bem poderia servir para os garotos chutarem bola nos finais de semana e feriados.

Os menores, andar de bicicleta e correr. Os bebês, tomarem sol no colo das suas mamães.

Dia de descanso. Dia de limpeza geral. Mutirão da ecologia. Lição de solidariedade. Trabalho conjunto para o bem de todos.

Quando a longa fila terminou de desfilar, o trânsito foi liberado e prosseguimos.

Dia seguinte passamos por uma escola. Hora de aula, mas três garotos, de uniforme, estavam no jardim. Um deles tinha uma mangueira e outros dois estavam com regadores.

Ligamos o microfone do coração e a filmadora da mente para não perder a cena.

As flores balançavam ao vento, agitando suas hastes, felizes pelas gotas d'água que as refrescavam do calor do dia.

Um caco de vidro resmungou: Por isso o Brasil não vai prá frente. Ao invés de estudar, eles ficam molhando plantinhas.

O canteiro, cheio de rosas coloridas, atraiu uma garotinha da primeira série que se aproximou e falou:

Eu gosto desta escola porque tem flores. João, eu posso ajudar?

Descemos do carro, recolhemos o caco de vidro e o jogamos em uma lata de lixo logo adiante. Voltamos para casa com belas fotos, interessantes histórias e imagens maravilhosas de cenas de amor à natureza e aos homens.

*   *   *

Quando cada qual se dispuser a realizar a parte que lhe toca, no concerto do mundo, sem se importar com o que o outro deve fazer, o mundo terá alcançado grande progresso.

As ruas se mostrarão limpas, as calçadas livres de entulhos, as casas bem pintadas, as escolas cheias de flores, os hospitais com belos jardins, para alegrar os que se encontram em recuperação de suas enfermidades.

Quando todos nos empenharmos em fazer o melhor que pudermos, a nossa parte, por menor que seja, teremos atingido o mundo melhor que todos sonhamos.

Redação do Momento Espírita, com base
 em reportagem, de Glenda Maier, publicada no
 
Jornal O Repórter, de maio/junho 1999.
Em 4.7.2023.

 

Escute o áudio deste texto

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2736&stat=0

 

(Copiado do site Feparana)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2011/OUTUBRO/27-10-2011_arquivos/image024.jpg

Estátua de Jesus no jardim da Santa Casa de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto: Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/10-03-2015_arquivos/image004.jpg

Flores em Cesaréia às margens do Mar Mediterrâneo. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/01-01-2018_arquivos/image011.jpg

Rosas em “El Rosedal”, Buenos Aires, Argentina. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo

 

 

Nota:

Temas sobre obras de Kardec em Nosso Lar

 

Na Instituição Nosso Lar, de Araçatuba (SP), na reunião pública na manhã do dia 02 de julho, e transmitida pela internet, Rener Isique Vieira comentou “O Livro dos Espíritos”, sobre questões sobre “divisão da Lei Natural”; Paulo Sérgio Perri de Carvalho discorreu desde a interpretação da “candeia e do alqueire”, com base em “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=GbpE3DgBIpk&t=358s

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Palestras no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informações de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

Na manhã de domingo 09/07 pela oradora Leila Rocha.

Endereço: Rua Marcilio Dias 129

 

 

(Com informação de Fábio Cruz)

 

 

GEPAR- Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação. 

Informes de Julho de 2023. Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.gepar.org.br/so/88OaY1r5f?languageTag=pt&cid=063abb0a-5eb4-472f-bed5-1f483bdd94ea       

 

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_225c6299ceda4ffc8b64ba5e274dceef~mv2.png/v1/fit/w_620,h_2000,al_c,q_85/image.png

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita, com Amélia Reis,  subordinada ao tema "Materializações de Espíritos", na próxima 6ª feira, 7 de Julho de 2023, às 21h, com entrada livre e gratuita.

Posteriormente, decorrerá a bioenergia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as actividades são livres e gratuitas. 

 

2 - No Sábado, dia 1 de Julho de 2023 teve início um estudo do passe espírita (fluidoterapia) , actividade aberta a qualquer pessoa, todos so Sábados, das 15h às 16h15, com entrada livre e gratuita.

 

 

Cordialmente

 

    CCE  

 

 

 

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4zLZUiOvLh5Sw_4l0PlQnMwESO_H9hRzRXv8DCSPbypGl4tPTGJGe9s_0nb5uyCIgLwXDsIOc4

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: ccespirita@gmail.com
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com])

 

 

“História das comunicações espirituais no Estado de Nova York”. É o novo lançamento da EVOC


Publicado na última quarta-feira, dia 28 de junho, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book “História das comunicações espirituais no estado de Nova York em 1850” é uma tradução realizada por Osvaldo Camargo Bräscher com base no original escrito por Eliab Wilkinson Capron e Henry Danforth Barron.


O tradutor

Osvaldo Camargo Bräscher, natural de Lages, no estado de Santa Catarina, é formado em engenharia civil, com pós-graduação em gerenciamento de projetos.

Radicado em Florianópolis, capital do mesmo estado, ele desenvolve atualmente estudos na área de formação básica doutrinária, em conexão com proposta de pesquisa para o passe e as reuniões mediúnicas.

Segundo ele, o movimento espiritualista é marcado pela edição da presente obra, que complementa de certo modo a obra “Ruídos Misteriosos na Casa de John D. Fox em Hydesville”, de Ebenezer D. Lewis, que ele também traduziu e a EVOC publicou em 30 de junho de 2022.


Conteúdo da obra

Nesta obra o historiador Eliab Wilkinson Capron, com a colaboração do jovem Henry Danforth Barron, relaciona algumas das localidades americanas nas quais se formaram os grupos privados de experimentação.

Valendo-se de questionamentos dirigidos aos espíritos batedores, os autores estabelecem as primeiras interpretações filosóficas, teorizam sobre a influência moral dos assistentes, a diferenciação de classes dos espíritos comunicantes e as variantes nos timbres dos ruídos espirituais a partir de experiências ambientadas nos anos de 1848 e 1849.

Sendo uma obra notável quanto à pesquisa e à observação dos fenômenos espirituais, ela vem enriquecer o que já sabíamos a respeito dos primeiros tempos do advento do Espiritismo, antes mesmo do lançamento da principal obra espírita, lançado em 1857 por Allan Kardec, confirmando que os espíritos se manifestam em todos os lugares, seja para nos orientar, seja para receber ajuda, quando disso estão necessitados.

A capa do e-book foi gentilmente cedida por Maria Líria de Souza Cortegoso, de Londrina (PR).

O e-book pode ser lido ou baixado gratuitamente, como se dá com todas as publicações da editora, bastando para isso clicar em http://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Historia%20das%20Comunicacoes.pdf

 

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [aoofilho@gmail.com])

 

 

Palestras no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informações em Mensagens Diárias)

 

 

Spiritist Society of Virginia

Chantilly , Virgína. EUA

 

ACESSE AQUI:

http://www.ssvirginia.org/

 

 

(Recebido em email de Spiritist Society of Virginia [info@ssvirginia.org])

 

 

The Spiritist Magazine

Chantilly , Virgína. EUA

 

ACESSE AQUI:

https://www.spiritistmagazine.org/

 

 

The Spiritist Magazine [spiritistmagazine@gmail.com]     

 

 

Agenda Semanal- julho/2023. NEECC- Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho. Biel, Bienne. Suiça

 

 

(Publicado no Amigos del Espiritismo)

 

 

Clube da Vovó Feliz “Tia Bebé”- BAZAR

Araçatuba, SP

 

(Informação recebida de Maria Luzia de Almeida Rosa)

 

 

Programação do Abrigo Ismael. Domingo, 07-2023.

Araçatuba, SP

 

Com início as 9 horas da manhã palestra pelo  orador Robson Cunha seguida de Passes pelos médiuns da casa. Endereço: Rua Marcilio Dias, 129.

 

(Com informação de Fábio Cruz)

 

 

Gepar. Seminário “Consciência Espírita”

Piratininga, Niterói, RJ

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_8c6cc68b8d204d44a77c5a8b2e2f2485~mv2.jpeg/v1/fit/w_620,h_2000,al_c,q_85/image.jpeg

 

 

 

(Recebido em email de Gepar [gepar@gepar.org.br])

 

 

USE Intermunicipal de Marília. Literatura Mediúnica

Live com Mirela Passador

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro [donizete.pinheiro@gmail.com])

 

 

Nosso Lar 2/ Confira o teaser

 

 

Contagem regressiva! Venha conosco conferir o teaser do filme Nosso Lar 2 – Os mensageiros, com estreia prevista para 31 de agosto de 2023 nos cinemas de todo o país. Baseado no livro Os Mensageiros (FEB Editora), segunda obra da coleção A vida no mundo espiritual, ditado por André Luiz a Chico Xavier, o longa-metragem é dirigido por Wagner de Assis e estrelado por Renato Prieto, Edson Celulari e grande elenco. Uma produção Cinética Filmes, com apoio da Federação Espírita Brasileira e distribuição da Star Distribution Brasil.

 

ACESSE PARA CONFERIR O TEASER

https://www.febnet.org.br/portal/2023/04/24/nosso-lar-2-confira-o-teaser/ 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/)

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Formação de Evangelizadores EAD / Novas turmas 2/2023

 

 

CLIQUEAQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2023/07/04/formacao-de-evangelizadores-ead-novas-turmas-2-2023/  

 

 

 

(Copiado de

https://www.febnet.org.br/portal/2023/07/04/formacao-de-evangelizadores-ead-novas-turmas-2-2023/)

 

 

Efemérides/ Julho

 

 

 

 

 

 

 (Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2023/07/01/efemerides-julho-2/)

 

 

FEP-  Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

FEEMT- Federação Espírita do Estado de Mato Grosso

Cuiabá

 

Acesse aqui:

https://www.feemt.org.br/       

 

 

 

 

 

FEMS- Federação Espírita de Mato Grosso do Sul  

Campo Grande

 

Acesse aqui:

https://fems.org.br/ 

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

                                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento”.

 

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

William Thomas Stead

(05-07-1849 / 15-04-1912)

 

Nascido em Embleton, Nothumberland, Inglaterra, no dia 5 de julho de 1849, e desencarnado tragicamente na catástrofe ocorrida com o transatlântico “Titanic”, na noite de 14 para 15 de abril de 1912.

No início da década de 1910, nada era feito no sentido de fazer reportagens por ocasião dos grandes acontecimentos. Um notável jornalista, William Thomas Stead, teve a feliz idéia de começar esse gênero de publicidade, o que alcançou grande repercussão na Inglaterra.

Por ocasião do lançamento do “Titanic”, o maior navio do mundo, o qual era reputado por insubmersível, tais as inovações nele introduzidas, e o sistema construtivo, esse famoso homem de imprensa foi convidado para fazer a reportagem de sua viagem inaugural, dando cobertura jornalística a tudo quanto acontecesse a bordo.

Sucedeu, no entanto que o navio bateu em cheio em enormes geleiras e, numa tentativa de resgate, ordenada pelo comandante, enorme rasgo abriu-se em seu casco, ocasionando o seu naufrágio na noite de 14 para 15 de abril de 1912.

Entre as 1503 vítimas estava William Thomas Stead. O infausto acontecimento encheu o mundo de consternação e o Espiritismo ficou privado do concurso valioso de um destacado homem de imprensa, homem esse que estava vivamente empenhado em divulgar as grandes verdades que havia constatado em seus trabalhos de pesquisa no campo da fenomenologia mediúnica.

Notável jornalista, escritor e publicista inglês, William Thomas Stead dedicou-se muito jovem a essa carreira.

No ano de 1871, dirigiu o “Norhern Echo”, da cidade de Darlington, e nos anos de 1883 a 1889, dirigiu o “Pall Mall Gazette”.

No ano de 1890, fundou a “Review of Rewies” e, em 1893 e 1894 lançou numerosas revistas do mesmo gênero, nos Estados Unidos e na Austrália.

De 1893 a 1897, dirigiu o órgão espiritualista “Borderland”.

No ano de 1898 encetou uma visita à Rússia, onde foi recebido pelo Czar, dando então início à intensa luta em favor do pacifismo mundial, ideal que passou a defender, com todo o entusiasmo, através da palavra escrita e falada.

No decurso da Conferência de Paz, realizada em Haia, no ano de 1899, Stead teve a oportunidade de visitar aquela cidade, dando início, logo após, na Inglaterra, a acirradas campanhas contra a guerra sul-africana, tendo em decorrência contraído muitas inimizades.

Trabalhou árdua e valorosamente no sentido de se estabelecer um tratado entre a Alemanha e a Inglaterra, propugnando para a concretização de uma Segunda conferência de paz, realizada posteriormente em Haia, na Holanda, onde, na qualidade de correspondente, publicou o “Correio da Conferência de Paz”.

Era notável a facilidade com que escrevia seus artigos, os quais invariavelmente portavam cunho sensacionalista.

Nos seguintes livros, de sua autoria, podem ser observados a vivacidade e o empenho com que tratava os temas que desejava abordar: “A verdade sobre a Rússia” (1888), ë o Cristo viesse a Chicago” (1893), “A Guerra do Trabalho nos Estados Unidos” (1894), “O mundo invisível de Satã” (1897), “Os Estados Unidos da Europa” (1899), “Estudos sobre Mrs. Booth” (1900), “A Americanização do Mundo” (1902), além de muitos outros.

O “Rei dos jornalistas”, e mais do que isso - o “Imperador”, esse foi o título elogioso que recebeu do “Cri de Paris”, em janeiro de 1907, quatro meses antes da realização da famosa Conferência de Haia.

 

No Campo do Espiritismo

Em 14 de março de 1893, em um discurso aos membros da Aliança Espírita de Londres, Stead fez sua primeira confissão pública de fé, narrando os detalhes de suas descobertas e experiências psíquicas.

Na qual estava plenamente convicto da existência do mundo dos espíritos, isso pelo fato de ter recebido, através de sua própria mediunidade, uma série de comunicações espíritas, atribuídas ao espírito de Júlia, as quais foram posteriormente publicadas num livro que alcançou grande repercussão, denominado “Cartas de Júlia”.

A Mesa de Julia como ficou conhecida foi inaugurada no dia 24 de abril de 1909 aonde um pequeno círculo de sensitivos escolhidos por "Julia" se reuniu todas as manhãs, às dez horas da Mowbray House, St. Norfolk, Londres, estranhos não foram admitidos a este círculo. As sessões eram sempre realizadas em plena luz do dia.

Nos três anos de existência cerca de 1.300 sessões foram dadas na mesa.

Dizia ele então: “Todas as Cartas de Júlia”, foram recebidas por mim mesmo aonde colocava conscientemente minha mão direita, na qual tinha uma caneta, à disposição de Júlia e observava com vivo interesse tudo quanto ela escrevia. Posso admitir, conforme afirmam meus detratores, que as “Cartas de Júlia” tenham sido simplesmente escritas pelo meu “eu” subconsciente, isso não rebaixaria em nada a verdade, nem diminuiria a força dessa eloqüente e comovedora prova em favor da vida superior. Quanto desejaria que o meu “eu” consciente pudesse escrever tão bem!”

No ano de 1895, respondendo a uma indagação do “Morning Advertiser”, de Nova Iorque, que lhe perguntava por que acreditava na imortalidade, ele assim respondeu:

“Só o Eterno pode afirmar ou negar a imortalidade. Se vos compreendo bem, não se trata aqui da imortalidade da alma, mas sim da persistência da entidade individual, após a dissolução do corpo por cujo intermédio essa entidade se manifestava durante a sua vida terrena. Aí está uma questão muito mais simples, a que posso responder sem hesitar e sem receio.

Eu não seria verdadeiro, se dissesse que creio na persistência do indivíduo após a morte, por ter observado fenômenos ditos espíritas; muito tempo antes eu aceitava esse fato. Submeti, depois, a minha crença à prova de uma demonstração experimental. E se outrora dizia: eu creio, hoje digo, eu sei. Não há uma grande diferença?”

William Thomas Stead foi grande amigo do nosso grande Ruy Barbosa.

Consta que, na noite do naufrágio do “Titanic”, os familiares desse grande político brasileiro, estando reunidos numa sessão de experimentação mediúnica em Poços de Caldas, receberam a informação de que o famoso jornalista havia desencarnado, notícia que Ruy recebeu com surpresa e com bastante naturalidade, quando um dos membros de sua família lhe comunicou.

O velho político reconheceu na mensagem, de forma surpreendente, o estilo de Stead.

Bibliografia: Paulo Alves de Godoy - Personagens do Espiritismo

 

(Texto copiado do site http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/William%20Thomas%20Stead/William%20Thomas%20Stead.htm)

 

800px-William_Thomas_Stead

William Thomas Stead

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Thomas_Stead#/media/File:William_Thomas_Stead.jpg

William_Thomas_Stead_by_Mills,_1905

William Thomas Stead

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Thomas_Stead_by_Mills,_1905.png

Stead_family

Stead com a família

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/William_Thomas_Stead#/media/File:Stead_family.jpg

 

RMS_Titanic_3

O navio RMS Titanic partindo de Southampton aos 10 de abril de 1912.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RMS_Titanic_3.jpg

Titanic_cafe_parisien

O “Café Parisien” do RMS Titanic

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic#/media/File:Titanic_cafe_parisien.jpg

Titanic_iceberg

O iceberg que acredita-se ter batido no Titanic, fotografado pelo comissário chefe do SS Prinz Adalbert na manhã do dia 15. Testemunhas afirmam que o iceberg tinha rastros de pintura vermelha do casco do navio em um de seus lados.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic#/media/File:Titanic_iceberg.jpg

O Titanic foi acidentado no final da  noite do dia  14 e afundou na madrugada de 15/04/1912.

1912-04-18 the daily mirror

Publicação do jornal inglês The Daily Mirror noticiando a morte de William T. Stead no naufrágio do Titanic.

 

 

Amor Infinito

Sintonize com o respeito

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br