Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 23 de agosto de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

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No Blog onde é  postado diariamente:

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         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

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22-08-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/AGOSTO/22-08-2024.htm

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/02/OSIRIS_Mars_true_color.jpg/1024px-OSIRIS_Mars_true_color.jpg

Marte em cor natural

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mars

 

 

Imagem de cor verdadeira de Marte tomada pelo instrumento OSIRIS naespaçonaveESA Rosetta durante a passagem aérea de fevereiro de 2007 do planeta. A imagem foi gerada usando os filtros laranja (vermelho), verde e azul do OSIRIS. 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:OSIRIS_Mars_true_color.jpg

Solo marciano.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Martian_soil#/media/File:PIA17944-MarsCuriosityRover-AfterCrossingDingoGapSanddune-20140209.jpg

 


Inglês: PIA17944: A cor da curiosidade sobre a duna marciana depois de atravessá-la

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA17944

Este olhar de volta para uma duna pela qual o rover Curiosity Mars da NASA atravessou foi capturado pelo Mast Camera (Mastcam) durante o 538º dia marciano, ou sol, do trabalho da Curiosity em Marte (9 de fevereiro de 2014). O rover havia dirigido sobre a duna três dias antes. Para escala, a distância entre as trilhas das rodas paralelas é de cerca de 9 pés (2,7 metros). A duna tem cerca de 1 metro de altura no meio do seu vão através de uma abertura chamada "Dingo Gap". Esta visão está olhando para o leste.

A imagem foi balanceada em branco para mostrar como seriam os materiais da superfície marciana se sob a luz do céu da Terra. Uma versão com cor crua, conforme registrada pela câmera sob condições de iluminação de Marte, está disponível na Figura 1.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Pasadena, gerencia o Projeto de Laboratório de Ciência de Marte para o Diretório de Missões Científicas da NASA, em Washington. O JPL projetou e construiu o rover Curiosity do projeto. A Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e opera a Mastcam do rover.

Mais informações sobre a Curiosity estão disponíveis em http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ .

Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / MSSS

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PIA17944-MarsCuriosityRover-AfterCrossingDingoGapSanddune-20140209.jpg

Concepção artística de uma base humana de Marte, com um corte revelando uma área de horticultura interior. NASA.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Colonization_of_Mars#/media/File:Concept_Mars_colony.jpg

 

Comparação visual aproximada de Júpiter, Terra e a Grande Mancha Vermelha. A escala aproximada é de 44 km / px.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupiter,_Earth_size_comparison.jpg

 

Criado a partir da Terra visto de Apollo 17.jpg (retirado de http://nssdc.gsfc.nasa.gov/imgcat/html/object_page/a17_h_148_22727.html e Retrato de Júpiter de Cassini.jpg (retirado de http: // fotojornal .jpl.nasa.gov / catalog / PIA04866 ). Transferido do en.wikipedia no Commons. 
a imagem da Terra foi feita pelo 
Apollo 17 em 7 de dezembro de 1972. a imagem de Júpiter foi feita pelo Cassini em 29 de Dezembro de 2000. NASA.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupiter,_Earth_size_comparison.jpg

Animação de quatro imagens mostrando Júpiter em luz infravermelha como visto

pelo telescópio infravermelho da NASAem 16 de maio de 2015

https://en.wikipedia.org/wiki/Jupiter#/media/File:PIA19640-Jupiter-Infrared-Animation-20150516.gif

Mansão de Mozart em Júpiter em desenho atribuido a Bernard Palissy  através do médium Victorien Sardou.

Imagem /fonte:

https://www.google.com.br/search?q=DESENHO+DE+JUPITER+SARDOU&rlz=1C1AOHY_pt-BRBR727BR727&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=phNbcZ5muMDaxM%253A%252CWYwU3Wsr4DrHQM%252C_&usg=__nBLo9faiDT2WjXGXr_XbuRrNNr4%3D&sa=X&ved=0ahUKEwi4rai-_v_WAhXEhZAKHUT6AQkQ9QEIKTAA#imgrc=-_1N5UiZFyfopM:

Bernard Palissy. Artista original: Charles-Barthelemy-Jean Durupt, 1804-1838

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bernard_Palissy.jpg

Concepção artística de uma colônia na Lua

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Space_colonization#/media/File:Mooncolony.jpg

 

 

Pessoas difíceis

 

 É possível que quase todos nós convivamos com pessoas com as quais não simpatizamos.

Natural que seja assim considerando que nossa simpatia se dirige àquelas que compartilham nossos valores, visão de mundo e ideais.

Essas caminham ao nosso lado, em algumas lutas, celebram conquistas e vibram de maneira semelhante à nossa.

Com essas, nossas relações são fáceis, o sorriso é espontâneo e a alegria se faz natural.

Gostaríamos, com certeza, de que no mundo houvesse somente esse tipo de pessoas.

Em uma visão egoísta, desejaríamos que existissem somente os que sintonizassem conosco, sentissem como nós, nos fossem afins.

Se assim fosse, imaginamos que a vida em sociedade seria mais agradável, sem termos de conviver com ideias e valores que consideramos estranhos, por serem diferentes dos nossos.

Chegamos a pensar qual seria o objetivo de Deus ao nos oferecer um mundo com tantas incompatibilidades, com tantas divergências de pensamentos e pontos de vista.

E, por sermos incapazes de compreendê-las, de aceitá-las, de respeitá-las como se apresentam, costumamos nos referir a elas como pessoas difíceis.

Esquecemos que cada um tem o direito de se posicionar e emitir suas opiniões, desde que não prejudique ou coloque alguém em risco.

É natural que tenhamos pontos de vista diferentes quanto à religião, à orientação política, às questões gerais do mundo.

Em verdade, essas divergências de opiniões e de posicionamentos são oportunidades valiosas para nosso aprendizado.

São elas que nos oferecem a chance de observar o mundo sob outra ótica, refletir sobre outras formas de agir.

Se todos fôssemos semelhantes, tivéssemos os mesmos pensamentos, os mesmos ideais, convenhamos que seria bastante monótono o nosso mundo.

E será que progrediríamos?

Não precisamos concordar nem aceitar argumentos alheios.

Mas certamente, sem ouvi-los, não desenvolveremos a capacidade de escutar um tanto mais, de respeitar o diferente e até mudarmos de opinião.

O convite é considerar o direito do outro de ser diferente, de pensar e agir conforme queira.

Nos limites da ética e do respeito, todos temos o direito de nos posicionar.

Na mesma lógica, nasce o dever de respeitar o posicionamento de cada um.

Bom será quando, mais amadurecidos, convivermos em harmonia, mesmo na divergência.

Ouviremos as ideias contrárias, diremos as nossas, sem, no entanto, agredir a quem quer que seja.

Vivemos tempos em que as redes sociais, as lives, as manifestações se fazem intensas e apaixonadas.

Cabe nos servirmos da sensatez e da ponderação.

Jesus também viveu numa época de graves problemas políticos, de arbitrariedades religiosas e costumes os mais estranhos.

Respeitou a lei, frequentou a casa de pessoas abonadas e de pescadores. Travou diálogos profundos com doutores da lei, com cobradores de impostos, tidos como criaturas de má vida. Também com as pessoas simples do povo.

Letrados uns, analfabetos outros.

Aprendamos com Ele, sempre nosso Modelo e Guia.

Redação do Momento Espírita
Em 22.8.2024

 

 

 

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(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em gregoSaddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto escalão social e econômico da sociedade na Judeia.[1] O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar a função de manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C., sendo que os caraítas possivelmente tiveram algumas raízes nas visões dos saduceus.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus

 

 

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento e modo de viver, deu origem ao termo "fariseu".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

 

LEIA EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” DE ALLAN KARDEC

INTRODUÇÃO

III- NOTICIAS HISTÓRICAS

ESCRIBAS, ESSÊNIOS OU ESSEUS, FARISEUS, NAZARENOS, PORTAGEIROS, PUBLICANOS, SADUCEUS, SAMARITANOS, SINAGOGA, TERAPEUTAS.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019_arquivos/image014.jpg

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Zaqueu (em gregoΖακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"[1]), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.

Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia[2][3]. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image046.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/27-02-2019_arquivos/image015.jpg

Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Henryk Semiradsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_Martha_Maria.jpg

 

 

38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Lucas 10: 38-42

 https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/10

 

 

 

A carpintaria

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartilha da Natureza. Lição nº 25. Página 57.

 

Nem todos identificam,

No curso de todo o dia,

A lição maravilhosa

Que vem da carpintaria.

 

Madeira escura e selvagem,

Do seio da natureza,

Vem de longe por buscar

A forma e a delicadeza.

 

Ao rumor do maquinismo

Que se agrupa na oficina,

O artífice representa

A Inteligência Divina.

 

A serra corta vibrando,

A enxó elimina a aresta,

O torno canta a harmonia,

Tudo em júbilos de festa.

 

O esforço de seleção

Efetua-se a capricho;

Sujidades, excrescências,

São matérias para o lixo.

 

A simples madeira bruta,

Na grande transformação,

Brilha agora na obra prima

De serviço e perfeição.

 

Todavia, para isto,

As peças e os elementos

Submeteram-se humildes

À pressão dos instrumentos.

 

Assim também a alma humana,

Na oficina da existência,

Precisa submeter-se

Às plainas da experiência.

 

Recordemos, sobretudo,

Com humildade e com fé,

O Divino Carpinteiro

Que passou por Nazaré.

 

Busquemo-Lo nos caminhos,

E atende, meu caro irmão:

Se queres a Luz da Vida

Entrega-lhe o coração.

 

 

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

 Arquivo: Tischler 1880.jpg

O marceneiro. Por volta de 1880.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tischler_1880.jpg#mw-jump-to-license

 

O retorno do Egito. Guache sobre grafite em papel tecido cinza.Obra de James Tissot.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Return_of_the_family_of_Jesus_to_Nazareth

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5b/Francesco_Conti_-_Return_to_Nazareth_-_1974.2_-_Cleveland_Museum_of_Art.tiff/lossy-page1-722px-Francesco_Conti_-_Return_to_Nazareth_-_1974.2_-_Cleveland_Museum_of_Art.tiff.jpg

Retorno para Nazaré. Óleo sobre tela de Francesco Conti.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francesco_Conti_-_Return_to_Nazareth_-_1974.2_-_Cleveland_Museum_of_Art.tiff

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a4/Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg/1024px-Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

Jesus em casa em Nazaré. Óleo sobre tela de John Everett Millais

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image032.jpg

A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: 

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Youth_of_Jesus_(Jeunesse_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image035.jpg

Vista da cidade de Nazaré, Israel, onde Jesus viveu a infância e juventude. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Chico Xavier em programas e família de Sílvio Santos

 

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Nos momentos das homenagens ao grande comunicador Sílvio Santos, recém desencarnado, reapareceram na mídia fotos de Chico Xavier, presente em programa de Sílvio.

Interessante destacarmos que Sílvio Santos era judeu convicto e sempre mantendo uma postura neutra e respeitosa em seus programas com todas as religiões e suas lideranças.

Recordando: no dia 06 de março de 1970, Chico Xavier participou do concorrido programa “Cidade Contra Cidade”,representando a cidade de Uberaba, e apresentado por Sílvio Santos na extinta TV Tupi, tendo havido uma entrevista. Inclusive há vídeo integrando o DVD “Saulo Gomes entrevista Chico Xavier”.1

Um fato curioso ocorreu no seio da família de Sílvio Santos. Trata-se do depoimento que surgiu no podcast “Paranormal Experience”, onde a apresentadora Sílvia Abravanel, filha de Sílvio Santos, revelou que o médium Chico Xavier afirmou que ela seria a reencarnação de uma cunhada de Sílvio Santos, irmã de Maria Aparecida Vieira, a primeira esposa do empresário e dono do SBT:

"Um dia a minha avó resolveu perguntar sobre a filha dela, que era a irmã mais velha da minha mãe [...] Aí, o Chico falou: 'Ela está ali.' E quem estava sentada naquela sala era eu, que estava brincando. Minha avó falou: 'Ali onde?' e ele respondeu: 'A sua neta é a encarnação da sua filha'", detalhou Sílvia.2

Conforme foi repercutido pelo site Terra, Sílvia Abravanel também acrescentou que, quando criança, chamava a avó de "mãe" e sua mãe de "mãe Cidinha". Interessante é que Sílvia chegou ao lar de Sílvio Santos e Cidinha como uma filha adotada recém-nascida.

Dez anos após a desencarnação, a vida e obra Chico Xavier vieram à tona pela SBT, canal de TV criado e administrado por Sílvio Santos, no programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

Esse programa, gênero jornalístico exibido pela SBT, foi lançado no dia 11 de julho de 2012 e apresentado em doze edições pelo jornalista Carlos Nascimento. Era inspirado no programa britânico “100 GreatestBritons” da emissora BBC, que também colaborou na produção do programa.

O objetivo do programa da SBT foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade". Depois das disputas em torno de dezenas de notáveis vultos do país, o vencedor indicado como o maior brasileiro de todos os tempos vencendo lideranças históricas, políticas, artísticas e esportivas. Na transmissão final aos 03 de outubro de 2012 Chico Xavier com 71,4% dos votos superou Santos Dumont e Princesa Isabel, que também disputaram a final do programa.3

Fontes:

1) Cidade contra cidade, 1970: http://www.dvdversatil.com.br/saulo-gomes-entrevista-chico-xavier/

2)Depoimento de Sílvia Abravanel:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/chico-xavier-fez-importante-revelacao-para-a-familia-de-silvio-santos,ff431772a1d5cf8bcec00b5181cc0087b1lgzylw.html?utm_source=clipboard

3) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões. Cap. 2.9. São Paulo: USE-SP, Capivari: EME. 2019.

DE:

https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier

 

Chico e Silvio Santos 1970

Chico Xavier- o maior brasileiro de todos os tempos

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Nota:

Serviço a prestar e o melhor a fazer

 

Na manhã do dia 19 de agosto, o programa “Gotas de Esperança" teve como convidado Antonio Cesar Perri de Carvalho, que abordou o tema “encargos” (“Ceifa de Luz”, Cap. 40, Emmanuel/FCX). Transmissão com coordenação de André Mattos e atuação de Wanda Moreira. Esse programa é diário transmitido ao vivo, e tem como objetivo estudar obras espíritas, proporcionando reflexões e mensagens de esperança à luz do espiritismo. Realização do Instituto de Difusão Espírita Allan Kardec – IDEAK, com coordenação geral por Carlos Faria.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=Xj2Fo04u3P0&t=2429s

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com])

 

 

Palestra pública nesta sexta-feira 23-08-2024 no

Aliança Espírita Varas da Videira

 

A palestra com início às 20 horas será proferida pela oradora Juçara de Sousa cuja tema será “Amor ao próximo?”.

 

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

Palestrante Espírita Juçara de Sousa

da Aliança Espírita Varas da Videira”

 

 

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

Rua Bernardino de Campos, 363

Centro

Araçatuba, SP

 

 

 

[707-JornalMundoMaior] O ERRO.

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O erro.

 

 

Quem é que nunca fez nada de errado? Naturalmente, todos nós, algumas vezes na vida, cometemos erros, seja intencionalmente ou não. O erro faz parte do aprendizado.

 

Por trás de todo erro está a ignorância, o orgulho, ou o egoísmo. O ignorante erra por desconhecer, o orgulhoso por se julgar mais importante do que as demais pessoas e o egoísta por pensar somente em si.

 

O que caracteriza o erro não são os padrões sociais ou as diretrizes éticas estabelecidas, mas sim suas consequências sobre o indivíduo e a sociedade. O que torna algum gesto desacertado são os seus efeitos malignos.

 

Erramos quando nossos atos ferem alguém. Quando invadimos o direito à felicidade do próximo. Quando destruímos, ao invés de construir. Numa palavra, erramos sempre que geramos sofrimento para os outros ou para nós mesmos. Por estar vinculado ao sofrimento, vemos que o erro não é um bom negócio.

 

Entretanto, se formos sábios, saberemos tirar frutos dele. De uma forma muito especial, Deus sempre cuida para que, dos nossos equívocos, tiremos algo de bom. Isto acontece por meio da Lei de Causa e Efeito, que faz com que todo o bem, como todo o mal realizado retorne ao seu realizador.

 

No campo dos sofrimentos isto se chama expiação. Mas para tornar o processo menos penoso, podemos recorrer ao arrependimento e à reparação. Arrepender-se é, portanto, o primeiro passo na correção de um desatino.

 

Existem pessoas que só se arrependem dos seus erros quando estão colhendo as consequências. Quanto mais demoramos a nos arrepender, mais sofremos.

 

O arrependimento deve provocar um desejo de reparação, que consiste em fazer o bem a quem se havia feito mal. Mas nem todas as faltas implicam em prejuízos diretos e efetivos. Quer dizer, nem sempre teremos de expiar, ou sofrer.

 

Nesses casos, a reparação se opera fazendo-se o que deveria e foi negligenciado. Cumprindo deveres desprezados, missões não preenchidas. Quem tem sido orgulhoso, buscará tornar-se humilde. O rude procurará ser amável. O ocioso passará a ser útil e o egoísta, caridoso.

 

Costuma-se dizer que errar é humano. Nós poderíamos inverter o raciocínio dizendo que corrigir erros é que é humano, pois o homem não pode desprezar a sua fantástica capacidade de racionalização ao persistir em atitudes que somente o infelicitam.

 

Reconhece-se, então, o homem de bem pela capacidade com que ele substitui seus defeitos por virtudes superiores. Você sabia que os efeitos dos nossos atos se estendem, muitas vezes, para além da existência atual? Isso explica os sofrimentos atuais, cujas causas não se encontram no presente.

 

Várias vezes estamos recebendo hoje os efeitos de nossos atos de vidas passadas. Você sabia que nenhum Espírito atinge a perfeição, sem antes reparar os erros do seu caminho evolutivo? Por isso, hoje é o dia de fazer o melhor!

Redação do Momento Espírita.                                                                                                                      www.momento.com.br   

Jornal Mundo Maior 20:32Nenhum comentário:

 

 

(Recebido em email de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com])

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 23 de Agosto de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma palestra espírita subordinada ao tema "Causas anteriores e actuais das aflições", com  Francisco Reis.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV

       Nos Sábados, durante o mês de Agosto, teremos "Encontros Espíritas", das 15h00 às 16h30, com

       entrada livre e gratuita. Encontram-se abertas as inscrições (livres e gratuitas) para os grupos de estudo a

       partir do fim de Setembro de 2024.

 

Cordialmente,

 

    CCE   



Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: ccespirita@gmail.com
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com])

 

 

XVII FEMEU. Festival de Musica Espírita de Uberaba

Uberaba, MG 

VEM AÍ A GRANDE FINAL DO XVII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA.

Dia 24 de agosto de 2024, às 19h, no Anfiteatro TURMALINA da UFTM (Rua Vigário Carlos Nº 100 – Abadia – Uberaba-MG).

Entrada Franca

Se apresentarão 15 músicas espíritas selecionadas dos estados de MG, SP, RJ, DF e ES.

Teremos ainda a apresentação especial de Carolina Medeiros da Paraíba com o Show CANTOS DO MEU SERTÃO – Um show musical que fala sobre resiliência, amor e felicidade através de canções embaladas em ritmos cheios de reflexão doutrinária, cultura e conexão espiritual.

Com transmissão ao vivo pelos canais do FEMEU.

Link Youtube: https://youtube.com/live/xIU_W3fQzWA?feature=share

Link Facebook: https://www.facebook.com/share/2C7EN1a2LPdb6PtM /

Instagran: @femeu.uberaba

Participe! Assista! Divulgue!

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com])

 

 

Últimos dias - dois lançamentos com preço de pré-venda estendido (30% de desconto).

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

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(Recedbido em email de Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.disparoemktdenews.com])

 

 

Programação da FEESP- Federação Espírita do

Estado de São Paulo. São Paulo, capital

 

 

(Imagem de https://www.feesp.com.br/)

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Miramez

Guarulhos, SP

 

 

(Recebido em email de gamaliel.andre@uol.com.br)

 

 

Jornal Momento Espírita. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/08/Jornal-Momento-Esp-Agosto-24.pdf

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

(Com informação de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

Mês especial da Instituição Beneficente Nosso Lar. Agosto/2024.

São Paulo, capital

Bom dia querido irmão Ismael!

 

O mês de agosto é um mês especial, mês em que a Instituição Beneficente Nosso Lar comemora 78 anos de sua fundação.

 

Setenta e oito anos colaborando na habilitação/reabilitação do espírito imortal com vistas à evolução/vitória em cada imersão do espírito no corpo físico. 

 

Anotem nas suas agendas:

No próximo final de semana, dias 3 e 4,  acontecerá a 40ª Feira de agosto, das 10h às 17h, conforme divulgação abaixo:

 

 

 

 

Segue também em anexo toda a programação de palestras.

 

Contaremos com algumas palestras comemorativas, sendo que uma delas, a do Rossandro Klinjey, que acontecerá na quarta-feira dia 14 de agosto às 20h, necessita de inscrição pelo link abaixo. 

Só será permitida a entrada através da inscrição.

 

 

Link para inscrição para a palestra do Rossandro Klinjey:

 

https://forms.gle/U1LD8grccSDcP5su7

 

Até lá!!!

Abraço fraterno, 

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário da IBNL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Nota: Os 160 anos do Evangelho em Encontro Nacional de Pesquisadores do Espiritismo

O 19o Encontro Nacional de Pesquisadores do Espiritismo, ocorrerá nos dias 24 e 25 agosto, na sede da USE-SP, em São Paulo (perto do metrô Santana). Tema central: “160 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”.

Esses Encontros são promovidos anualmente pela Liga de Pesquisadores do Espiritismo - LIHPE.

A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) é uma comunidade virtual que reúne pesquisadores, sejam espíritas ou não, sejam acadêmicos ou não, que se interessam em pesquisar o Espiritismo ou o Movimento Espírita. A LIHPE tem, como parceiro natural, o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro – CCDPE-ECM, sediado na cidade de São Paulo, na Alameda dos Guaiases, 16, bairro  Indianópolis.

Inscrições: bit.ly/19enlihpe-inscricao

 

Enlihpe 2024- cartaz.

 

Enlihpe 2024- programa.  

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com])

 

 

 Mês Espírita Amigos do Discípulos. Agosto 2024.

Centro Espírita Discípulos de Jesus. Rubiácea, SP

 

(Recebido de Émerson Gratão)

 

 

34o. Concurso de Poesia com Temática Espírita

                                    
        A Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz, promove o 34o. Concurso de Poesia com Temática Espírita. 
        Os  interessados em participar devem enviar apenas uma poesia, de sua própria  autoria, para o e-mail: alta_carneiro@uol.com.br , informando o nome e sobrenome, telefone,   endereço completo (Rua ou  Avenida, Número, Cidade, Estado, CEP)
        As poesias devem ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2024. 
        A divulgação das poesias vencedoras será realizada de modo virtual no dia 30 de novembro de 2024, (um sábado) às 15 horas, com apresentação de José Damião, Guiomar Sant`Anna e Vanessa Cavalcanti, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.
        

 

(Recebido em email de  Jose Damiao [damiao2373@gmail.com])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

CEERJ- Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, capital

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/CEERJOFICIAL/?locale=pt_BR

 

 

 

 

FEEES- Federação Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória

 

CLIQUE AQUI:

https://www.facebook.com/feeesoficial/

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol 1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora - 

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

Edição 117 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Acessse no link

 

CLIQUE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol117.pdf

 

 

(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [folha@espiritacaixeta.org.br])

 

 

HOMENAGEM

 

ENTREVISTA COM HERMINIO MIRANDA DE CAXAMBÚ

PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO, 03/2003

 

 (POR ISMAEL GOBBO)

 

“NÃO CONSIGO IMAGINAR MINHA VIDA

SEM  OS  ENSINAMENTOS  DO   CRISTO”

HERMINIO MIRANDA EM CAXAMBÚ, MG

 

 

O respeitado escritor Hermínio Miranda tem cerca de 40 Livros publicados. Seus direitos autorais dedicou-os às obras assistenciais - da FEB, do Lar Emmanuel (Correio Fraterno do ABC), do Caminho da Redenção, do Centro Espírita Amantes da Pobreza (O Clarim), do Centro Espírita Léons Denis, e da favela à qual, ele próprio, presta assistência. Na mocidade, escreveu ficção, foi premiado em concursos literários e recebeu crítica lisonjeira de Eloy Pontes ( O Globo), Monteiro Lobato e Agripino Griecco (estes dois em carta ao autor), mas compreendeu, desde logo, que seu compromisso era outro. De fato, muitas de suas obras foram dedicadas ao meio espírita, mas depois atingiram o publico em geral. Embora tenha alguns best-sellers, não tem idéia do número de exemplares vendidos. Quanto aos temas, ele crê sejam inspirados Pelos Amigos Espirituais. Ponderado, lembrou que “não há uma rejeição ou indiferença em relação ao Espiritismo, especificamente, mas à realidade que a Doutrina Espírita ordenou e colocou com simplicidade e elegância”. Em sua análise, “o Espiritismo continua sendo um movimento minoritário, até mesmo no Brasil, justamente considerado o país mais espírita do mundo”. Segundo observa, “a massa maior das pessoas ainda prefere uma das numerosas religiões institucionalizadas e tradicionais”.
Sereno, não se sente atraído por debates e polêmicas. “Está Claro, para mim, que o Espiritismo tem sua vertente filosófica, Científica e religiosa”. Confiante, não teme o confronto entre Religião e ciência, afinal, Allan Kardec teve a corajosa serenidade de ensinar que a Doutrina está preparada para essa união.

FE - Qual a formação profissional do senhor?

HCM – Minha formação profissional é em Ciências Contábeis, função que exerci na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, a partir de 1948, em Nova York (entre 1950 e o final de 1954) e, posteriormente, no Rio de Janeiro, de 1957 a 1980, quando me aposentei. Devo acrescentar que no decorrer dos últimos 22 anos, estive sempre no exercício de cargos executivos no primeiro escalão da empresa ou no segundo.

FE - Quando e como foi que o senhor fez sua opção pelo Espiritismo?

HCM – Não fui levado ao Espiritismo por crise existencial ou sofrimento, mas pela insatisfação com os modelos religiosos à minha opção. Alguém – mergulhado em transe anímico regressivo – me diria mais tarde que eu não aceitava tais propostas porque, de alguma forma que não me foi explicada, eu sabia que ali não estava a verdade que eu buscava. Essa atitude de reserva e até de rejeição contribuiu, acho eu, para retardar minha descoberta da realidade espiritual. Um episódio irrelevante em minha vida desencadeou o processo. Eu quis, no entanto, entrar pela porta da frente. Consultei, para isso, um amigo de minha inteira confiança e ele me indicou com primeira leitura os livros da Codificação. Acrescentou os nomes de Gabriel Delanne e de Léon Denis e me disse, como que profeticamente: “Daí em diante, você irá sozinho”. A surpresa começou com O Livro dos Espíritos. Inexplicavelmente, eu tinha a impressão de haver lido aquele livro antes, mas onde, quando? Antecipava na mente o conteúdo de numerosas respostas . Anos depois, ficaria sabendo que outras pessoas viveram experiência semelhante, entre elas, o respeitável e amado dr. Bezerra de Menezes.

FE - Desde quando o senhor escreve sobre Espiritismo?

HCM –Foi a partir de 1958, quando comecei a escrever regularmente para o “Reformador” e, em seguida, para outras publicações doutrinárias. Permaneci como colaborador assíduo do órgão oficial da FEB até 1980. Meus textos eram assinados nessa primeira fase, com as iniciais HCM. Posteriormente, o amigo dr. Wantuil de Freitas, presidente da FEB, me pediu que arranjasse um pseudônimo para evitar que dois ou mais artigos saíssem com o mesmo nome em um só número da revista. Foi assim que “nasceu” “João Marcos”. A partir de 1976 começaram a sair os livros. Diálogo com as sombras foi o primeiro. Para alegria minha, foi bem recebido.


FE - E quais suas preferências?


HCM – Creio ser difícil para qualquer autor dizer de que livro ou livros gosta mais. É como perguntar a um pai ou mãe, qual ou quais os filhos e filhas de suas preferências. Penso que a gente gosta de todos por motivos diferentes. Tanto quanto é possível considerar minha obra com um mínimo de objetividade e isenção, gosto de Nossos filhos são espíritos, pela surpreendente aceitação que encontrou dentro e fora do movimento espírita, o que também aconteceu com Autismo – uma leitura espiritual. Livros como Cristianismo – a mensagem esquecida, As marcas do Cristo, O evangelho gnóstico de Tomé, Os cátaros e a heresia católica, pela forte ligação emocional que tenho com a temática do cristianismo primitivo. Sobre as explorações intelectuais em território fronteiriço com o do Espiritismo, citaria A memória e o tempo, Alquimia da Mente e, novamente, por motivação diferente da anterior, Autismo – uma leitura espiritual. Como se vê, isto não é propriamente uma lista de preferências, mas uma análise de cada grupo de livros, classificados em assuntos de minha preferência. Sobre a qualidade e o conteúdo dos livros, no entanto, prefiro que fale o público leitor.

FE - O senhor tem algum projeto literário em andamento?


HCM – Tenho dito escrever meus próprios livros do que traduzir os alheios. É verdade, mas, ás vezes me vejo envolvido numa tradução, motivado por fatores que diria imponderáveis, circunstanciais ou subjetivos. Acho que projetos o escritor sempre os tem. Eu também; talvez mais do que deveria ou poderia ter. No momento, traduzo The sorry tale, discutido livro mediúnico da autora espiritual que se identificou como Patience Worth, ao escrevê-lo através da médium americana conhecida como Sra. Curran, a partir de 1918. Além de ser um fenômeno literário, a história se passa no tempo do Cristo, da noite em que ele nasceu até o dia em que foi crucificado. É espantoso o conhecimento que a autora espiritual revela da época: a geopolítica, os costumes, a sociologia, a religião, a história e tudo o mais. O tratamento respeitoso e amoroso que ela dá figura de Jesus é comovente. O livro é considerado um fenômeno exatamente por esse grau de erudição histórica e pelo fato de ter sido escrito num inglês um tanto arcaico, o elizabetano do século 17, que faz lembrar Shakespeare e, por isso mesmo, um desafio para o tradutor. A entidade justifica essa linguagem arcaica exatamente para provar que a obra não era da médium, uma jovem senhora dotada de escassos conhecimentos.

FE -- Seu livro mais recente – Os cátaros e a heresia católica – aborda uma doutrina medieval bastante parecida com o Espiritismo. Diga-nos algo sobre isso.

HCM – O estudo sobre os cátaros esteve em minha agenda cerca de 25 anos. Até que chegou o momento em que a própria obra “entendeu” que chegara a hora de ser escrita. Em parte, porque o tema exigia extensas e aprofundadas pesquisas na historiografia especializada francesa. Além disso, procurei sempre obedecer nos meus estudos uma escala de prioridades. Não há dúvida de que o catarismo foi um dos mais convincentes precursores do Espiritismo. Antes dele, o mais promissor e bem articulado foi o movimento gnóstico. A inteligente doutrina cátara foi elaborada a partir do Evangelho de João, de Atos dos Apóstolos e das Epístolas, principalmente as de Paulo. Tive algumas surpresas como a de encontrar referências ao Consolador, que, com tanto relevo figura na Doutrina dos Espíritos. E mais: reencarnação, comunicabilidade entre as duas faces da vida, o despojamento dos cultos, sem rituais e sem sacramentos a não ser o do “consolamentum”. Seu propósito era o de um retorno à pureza original do Cristianismo. E por isso, morreram nas fogueiras da Inquisição...

FE -- Sabe-se de sua limitada atividade como orador, expositor, palestrante ou conferencista. Por que isso?

HCM – Considero-me orador medíocre. E nem me esforcei em desenvolver esse improvável talento, por duas razões: Primeira – sempre sonhei e desejei tornar-me escritor. Sinto-me à vontade com as letras. Segundo – que, no meu entender, não faltam bons oradores, expositores e conferencistas no meio espírita. Eu nada teria a acrescentar ao excelente trabalho que eles e elas têm feito nesse sentido.

FE -- Como tem sido sua atividade em grupos mediúnicos?

HCM – Durante quase 40 anos participei de trabalhos mediúnicos em pequenos grupos. A parte mais importante de minha obra surgiu da experiência adquirida nessa tarefa. Sou grato aos amigos espirituais que guiaram meus passos nessa nobre e difícil atividade, bem como aos companheiros encarnados – médiuns e demais participantes – e às numerosas entidades com as quais dialogamos no correr de todo esse tempo. Costumo dizer com toda sinceridade e convicção que muito mais aprendi com os chamados “obsessores” do que lhes ensinei, se é que o fiz.

FE -- Dispomos hoje de computadores, Internet, e-mail e outras tecnologias destinadas a facilitar a pesquisa. De que forma o senhor deu conta de seu trabalho sem o aparato de hoje?

HCM – O computador me tem sido valioso instrumento de trabalho. Não tanto nas pesquisas, mas na tarefa mesma de escrever. No tempo da falecida máquina de escrever, os textos eram penosamente datilografados, corrigidos à mão ou na própria máquina e posteriormente passados a limpo, duas ou três vezes. Não uso muito a Internet para pesquisa, a não ser quando se torna necessária alguma informação adicional especializada. Ou quando à cata de livros. Isso porque, no meu entender, nada substitui o livro como objeto de estudo, consulta e citação. Obras como as que escrevi sobre o autismo, por exemplo, ou sobre os cátaros ou Alquimia da mente, exigiram preparo maior que só uma boa bibliografia em várias línguas poderia suprir. Em suma: por mais que os entendidos da informática desaprovem, o computador é, para mim, uma excelente e sofisticada máquina de escrever.

FE -- Qual deve ser a postura espírita ante a antiga dicotomia e até confronto entre religião e ciência?

De serenidade e confiança. Não há o que temer. Ao lado de cientistas que têm procurado minimizar ou até demolir aspectos fundamentais da realidade espiritual, temos também, outros tantos que produziram e continuam a produzir impressionante volume de trabalhos científicos que demonstram a validade do modelo adotado pela Doutrina dos Espíritos. Dizem nossos amigos advogados, que o ônus da prova cabe a quem acusa. Que se prove, então, que essa realidade é uma balela ou uma fantasia. Kardec teve a corajosa serenidade de ensinar que a Doutrina teria de estar preparada até para mudar naquilo que fosse demonstrado estar em erro. O que não aconteceu em quase século e meio. Deixou igualmente claro que o Espiritismo é uma doutrina evolutiva e, portanto, aberta e atenta a todos os ramos do conhecimento. Ou seja, não deve deixar-se congelar dentro de um rígido modelo ou procedimento que o isole do que se passa “lá fora” de seu território ideológico.

FE - Assuntos como clonagem, que vêm ganhando espaço na mídia, devem ser tratados pelos espíritas?

HCM – Não tenho dúvidas de que a temática da clonagem nos interessa para estudo e tomada de posição, mesmo porque perguntas sobre esse fenômeno estão sendo dirigidas a nós. “O que você acha disso?” – perguntam-nos. Em artigo intitulado “Xerox de gente” (“Reformador”, julho de 1980) cuidei do assunto, bem como, em outras oportunidades, da criogenia e do transplante. Este, por exemplo, foi tema proposto por Deolindo Amorim, em estudo, do qual participei, no Instituto de Cultura Espírita. Antes disso, em dois artigos intitulados “O homem artificial”, publicados no antigo “Diário de Notícias”, do Rio, entendia eu o seguinte, em conclusão “...o que se chama um tanto pomposamente de criação do homem em laboratório, se reduz, a uma análise fria do problema, à criação de condições materiais à atuação de um espírito reencarnante.” (Ver De Kennedy ao homem artificial, de Luciano dos Anjos e meu, FEB 1975, p. 285). O problema, portanto, situa-se no açodamento irresponsável de interferir nos mecanismos naturais testados, aprovados e consolidados ao longo dos bilênios. Irresponsável porque não estão sendo levados em conta os aspectos éticos necessariamente envolvidos em tais pesquisas. Pensa-se, por exemplo, em criar com a clonagem, um “estoque” de “peças de sobressalentes” destinadas a repor as que se desgastarem pelo uso e abuso praticados no corpo da pessoa que forneceu o material genético A técnica de congelar cadáveres – criogenia – parte do pressuposto de que a ciência venha a desenvolver no futuro, procedimentos e medicamentos capazes de curar as mazelas de que morreram as pessoas. E os espíritos? “Onde” ficam? Sob que condições? Até quando? Disso, ninguém cuida, pois a entidade espiritual acoplada àquele corpo é totalmente ignorada. Por ignorância mesmo, aquela que não sabe e não quer saber, por mais cultos que sejam os que realizam tais experimentações. Sobre esse tema, escrevi, ainda, há cerca de 30 anos – não tenho, no momento, como precisar a data – um artigo intitulado “Uma ética para a genética”—uma espécie de pressentimento sobre o que estamos agora testemunhando. Em resumo: os espíritas devem, sim, acompanhar a movimentação de idéias, fatos, estudos e pesquisas, no mínimo para se informarem do que se passa e para que continuem confiando nas estruturas doutrinárias que adotaram.

FE -- Gostaríamos que falasse sobre Chico Xavier e seu papel no contexto espírita.

HCM – Não há muito que dizer. Chico é uma unanimidade. Portou-se com bravura e digna humildade. Anulou-se como pessoa humana, para que por ele falassem seus numerosos amigos espirituais. Não há dúvida de que ampliou os horizontes desvelados pela Doutrina dos Espíritos, sem por em questionamento nenhum de seus princípios básicos; pelo contrário, os confirmou, sempre olhando para frente. O trabalho que nos chegou através dele demonstra que se pode expandir os horizontes da Doutrina dos Espíritos sem a mutilar.

FE -- Que acha o senhor do movimento espírita brasileiro? Vai bem?

HCM -- Não me considero com autoridade suficiente para uma avaliação do movimento espírita. Por contingências profissionais, não me foi possível participar dele como o desejaria, mas não apenas por isso. Tive de fazer uma opção e toda opção tem certo componente limitador, porque exclui outras. Minha prioridade era escrever. Isso tem sido uma espécie de compulsão, por ser, creio eu, a principal tarefa que me teria sido confiada ao me reencarnar. E para escrever, você precisa ler, ler muito, estudar, pesquisar, meditar, organizar suas idéias e expô-las de modo consistente. Não me teria sido possível fazer tudo isso em adição ao intenso trabalho profissional e às tarefas que, porventura, me fossem confiadas no movimento.

FE -- Os princípios básicos da Doutrina Espírita já eram conhecidos na Antiguidade. Quais as civilizações que mais contribuíram para a formação desse patrimônio cultural?

HCM – A pergunta é muito ampla para as limitações de uma simples entrevista. É certo, porém, que os fenômenos de que se ocupa a doutrina são tão antigos quanto o ser humano. O aspecto que me parece mais relevante, neste caso, é o de que a realidade espiritual sobre a qual se assenta a Doutrina dos Espíritos já estava contida nos ensinamentos de Jesus e foi ele próprio que dirigiu a equipe que trabalhou com Kardec.

FE -- Como o senhor considera o papel de Allan Kardec na elaboração dos livros básicos da Codificação?

HCM – Seria ocioso repetir o que já sabemos. O papel dele foi fundamental na elaboração dos livros básicos. Sua percepção da relevância do que estava acontecendo com as mesas girantes, sua capacidade para ordenar todo o material que lhe foi entregue, digamos, em estado bruto, em simples cadernos de anotações e a sensibilidade para formular suas perguntas dentro de um esquema racional e seqüencial, evidenciam o acerto de sua escolha para delicada tarefa.

FE -- Fala-se e se escreve muito no meio espírita sobre os três aspectos da Doutrina dos Espíritos. Qual a sua posição nessa questão?

HCM – Não me sinto atraído por debates ou polêmicas, como o que às vezes se armam em torno de questões como essa. Está claro, para mim, que o Espiritismo tem sua vertente filosófica, a científica e a religiosa. Ao falar sobre isso, tenho em mente Religião com maiúscula; com todo o respeito devido, não me refiro às várias denominações cristãs contemporâneas. Mesmo porque o Cristo não fundou religião alguma – ele se limitou a pregar e exemplificar uma doutrina de comportamento, ou seja, como deve o ser humano portar-se perante o mundo, a vida, seus semelhantes e, em última análise, diante de si mesmo e da divindade. Ao que sabemos, jamais o Cristo cogitou de saber se sua doutrina devia ou não ser caracterizada como religião. E, no entanto, é religião, no seu mais puro e amplo sentido, de vez que cuida de nossa relação com as leis divinas. Minha opção prioritária, por assim entender, é pelo aspecto religioso do Espiritismo, sem, contudo, ignorar ou minimizar os demais. Nada tenho e nem poderia ter, contra os que pensam de modo diferente. Não vejo como nem por que disputar coisas como essa. Tenho eu de desprezar, combater, hostilizar, odiar e até eliminar aquele que não pensa exatamente como eu? Se você prefere cuidar do vetor científico ou do filosófico, tudo bem. Solicitado, certa ocasião, a um pronunciamento dessa natureza, entreguei pessoalmente ao eminente e saudoso companheiro dr. Freitas Nobre, um pequeno texto sob o título “Problema inexistente”, que ele mandou publicar em “Folha Espírita”. Por que e para quê todo esse debate? Começa que a posição a ser assumida ante o problema depende da conceituação preliminar do que se entende por religião. De que tipo de religião estaríamos falando?

FE -- Como o senhor situa o pensamento do Cristo no contexto da Doutrina Espírita?

HCM – Kardec sabia muito bem o que fazia ao adotar a moral do Cristo. Afinal de contas e, ainda repercutindo a temática da pergunta anterior, o Espiritismo nos pede mais, em termos de comportamento e reforma íntima, do que a ciência e a filosofia. Há quem me considere místico, mas o rótulo não me incomoda; ao contrário, acho-o honroso e o aceito assumidamente. Não consigo imaginar minha vida – e a vida, em geral – sem os ensinamentos do Cristo. Como sou um obstinado questionador, tenho, pelo menos, duas perguntas a formular: “Que é ser místico?” E, antes dessa: “O que é misticismo?” Um amigo meu, muito querido, costumava dizer-me isso, naturalmente, sem a mínima conotação crítica, como quem apenas enuncia um fato. Regressou antes de mim ao mundo espiritual. Passado algum tempo, manifestou-se em nosso grupo mediúnico e entre outras coisas, me disse: “Você é que estava certo.”

FE -- Deixamo-lo à vontade para algo mais que queira acrescentar.

HCM – Certa vez fui convidado por uma freira, amiga da família, para um encontro com seus alunos de teologia numa universidade brasileira. No dia e hora marcados, lá estava eu. Ela é doutora em teologia e sabia, naturalmente, de minhas convicções, e foi por isso mesmo que me convidou, concedendo-me oportunidade de verificar o quanto sua mente é arejada e despreconceituosa. Perguntei-lhe sobre o que ela desejava que eu falasse. Ela propôs dois pontos: a reencarnação e como o Espiritismo considerava a figura de Jesus. Dito isso, foi sentar-se modestamente entre seus alunos e, como eles e elas, formulou várias perguntas. Passamos ali, umas duas horas numa conversa fraterna, animada e desarmada.
Digo que ela escolheu bem os temas, porque, na minha maneira de ver, a reencarnação é o cimento que mantém os diversos aspectos da realidade espiritual consolidados num só bloco. Uma vez admitida a reencarnação, tudo o mais se encaixa no seu lugar com precisão milimétrica. Isso porque, sendo como é uma realidade por si mesma, uma lei natural e não objeto de crença ou de fé, a reencarnação pressupõe existência, preexistência e sobrevivência do ser à morte corporal, bem como a lei de causa e efeito, que regulamenta nossas responsabilidades perante a vida. Mais: a reencarnação exclui do modelo dito religioso, qualquer possibilidade ou necessidade de céu, inferno ou purgatório como “locais” onde se gozam as benesses da vida póstuma ou se sofrem as conseqüências de erros e equívocos cometidos. Do ponto de vista da teologia dita cristã contemporânea, portanto, a reencarnação é uma doutrina subversiva, no sentido de que desmonta todo um sistema teórico de idéias e conceitos tidos por irremovíveis.
Quanto ao Cristo, não há o que discutir, é a mais elevada entidade que passou pela terra.
Acho que a ilustrada irmã gostou da minha fala, dado que algum tempo depois, me convidou novamente, desta vez para falar a um grupo de sacerdotes católicos já ordenados e seminaristas em final de curso. Que também foi uma conversa amena, fraterna e franca

 

(Copiado de http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/01/nao-consigo-imaginar-minha-vida-sem-os.html)

 

O GRANDE VULTO DO ESPIRITISMO BRASILEIRO HERMÍNIO CORREA DE MIRANDA

NASCEU EM VOLTA REDONDA, RJ, EM 05-01-1920  E DESENCARNOU NO RIO DE JANEIRO NO DIA 08 DE JULHO DE 2013.

 

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O Escritor Hermínio Correa de Miranda.

 

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O Escritor Hermínio Correa de Miranda.

Arquivo de Ismael Gobbo

 

 

 

 Amor Infinito

Perseverar    

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

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