Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 20 de julho de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/20-07-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-07-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/19-07-2024.htm

18-07-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/18-07-2024.htm

17-07-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/17-07-2024.htm  

16-07-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/16-07-2024.htm

15-07-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/15-07-2024.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

........................................

...........................

.....................

 

Continuação da postagem anterior

 

 

 

 

.....................................

..........................

..................

 

 

(Conclui na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

Jean de La Fontaine. Óleo sobre tela por Hyacinthe Rigaud

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean_de_La_Fontaine.PNG

Jean de La Fontaine.

Página de Fables choisies, mises en vers (vol. 1)

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Jean_de_La_Fontaine%2C_Fables_choises%2C_1755-59_at_Waddesdon_Manor.jpg

 

 

O equilíbrio entre o ser e o ter

 

Vivemos em um mundo que valoriza extremamente os bens materiais. Em sua maioria, as pessoas valorizam ou não o próximo, a partir do que o outro possui e aparenta, e não pela essência de seu ser.

Em um mundo dominado por nações materialistas e ainda sem ter alcançado suficiente desenvolvimento espiritual, grande parte das pessoas dedica sua vida a acumular dinheiro e bens materiais.

Desde cedo as crianças se acostumam a ter o que querem. E passam a valorizar seus amigos por suas aparências.

O que ocorre é que, sem reservas morais suficientes, muitos se tornam verdadeiros escravos da posse material e, muitas vezes, escravizam outros para atingir seus objetivos.

Sem dúvida que as posses materiais são uma conquista socioeconômica do ser humano, ao longo de suas inúmeras jornadas na Terra.

O desenvolvimento material das sociedades é importante pois gera melhorias na qualidade de vida, incentiva o desenvolvimento da indústria, do comércio, das ciências, das artes.

Todas essas conquistas permitem à Humanidade superar obstáculos de sobrevivência básica e, com isso, a possibilidade de desenvolver seu lado espiritual e moral.

A conquista do ter é dever de todos. A família depende dos recursos materiais para seu desenvolvimento, bem como a sociedade.

A conquista do ter, contudo, jamais deve ser mais importante que a do ser, que é a conquista dos valores morais e leva o indivíduo a elevar-se como Espírito.

O risco da posse ou da aquisição da propriedade não está no fato em si, mas da maneira como isto se dá e no que representa emocionalmente.

A aquisição de bens materiais não deve ter como base a avareza, e como objetivo a conquista de posição social passível de inveja ou de submissão de outrem.

A conquista material deve ser resultado do trabalho digno e constante, frequentemente oriundo de uma profissão baseada em estudo e preparo.

A conquista material deve prover conforto e equilíbrio àqueles que a possuem, mas jamais levar ao desequilíbrio das posses supérfluas e do modo de vida de ostentação e prazeres intermináveis.

Quem acumula bens materiais em quantidade superior àquela necessária à sua dignidade bem como de sua família, tem uma obrigação moral: dividir seus bens de uma maneira inteligente e sensata.

Obviamente que a doação àqueles que necessitam é necessária e nobre, mas a verdadeira divisão é baseada na geração de empregos e desenvolvimento.

Para ter tal lucidez é preciso que o indivíduo já tenha maior evolução espiritual a fim de que possa perceber que de nada serve uma fortuna acumulada em instituições financeiras e transformada apenas em bens de uso próprio.

É preciso ter equilíbrio, é preciso pensar no próximo, é preciso ser mais do que ter.

A felicidade, na Terra, independe do que se tem, mas se constitui naquilo que o ser cultiva interiormente em termos de amor sincero, ilimitado e em simplicidade.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.  Propriedade,
do livro 
Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda,
 pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 19.7.2024.

 

 

 CLIQUE AQUI:

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/16-01-2019_arquivos/image039.jpg

 

Jesus e o jovem rico. Pintura de Heinrich Hoffmann.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg

 

O Jovem Rico

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”

17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

18 “Quais?”, perguntou ele.

Jesus respondeu: “‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’[a] e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’[b]”.

20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”

21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”

Leia mais:

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+19%3A16-30%2CLucas+18%3A18-30&version=NVI-PT

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/08-01-2020_arquivos/image012.jpg

Uma criança orando antes do almoço. 1936

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Efficacy_of_prayer

 

A eficácia da Oração

As variadas tradições religiosas do mundo têm entendimentos complexos da natureza, função e expectativas da oração . Se e como a eficácia da oração pode ser verificada depende de como os resultados da oração são problematizados; enquanto alguns grupos religiosos argumentam que o "poder da oração" é óbvio, outros questionam se a eficácia da oração pode ser mensurada com segurança ou ser considerada significativa. [1] [2] [3] Questões filosóficas básicas informam a questão de saber se a oração é eficaz, por exemplo, se a inferência estatística e a falsificabilidade informam o que significa "provar" ou "refutar" algo, e oproblema de demarcação , isto é, se esse tópico está dentro do domínio da ciência .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Efficacy_of_prayer

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image007.jpg

“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image016.jpg

Os pobres gratos. Óleo sobre tela de Henry Ossawa Tanner 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Thankful_Poor,_1894._Henry_Ossawa_Tanner.jpg

 

 

 

Tolera construindo

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Atenção. Lição nº 10. Página 69.

 

Quanto mais violência no mundo, em torno de nós, mais alta a nossa necessidade de tolerância para que se lhe reduzam os impactos destrutivos.

Quanto puderes, nas áreas de ação que te digam respeito, amplia os teus investimentos de compreensão e paciência, na garantia da paz e da segurança onde estejas.

Certo companheiro terá faltado ao pagamento dessa ou daquela importância que te é devida. Se não te encontras sob o domínio de necessidades prementes, compadece-te dele e aguarda mais tempo. Terá ele sofrido tribulações que desconheces.

Na rua, possivelmente, alguém te dirigiu palavras injuriosas que te espancaram a sensibilidade. Silencia em oração, pedindo à Divina Providência auxílio e entendimento, a benefício daqueles que te agridam. As pessoas que te insultam com certeza se comportam sob o jugo de sofrimentos que nunca experimentaste.

Determinado amigo se te atravessou na estrada, empalmando-te recursos para cuja aquisição definitiva te sacrificaste longamente. Nada reclames. Provavelmente, estará ele conturbado por débitos de resgate urgente que o fazem esquecer as alegrias e os deveres da amizade.

Pessoa particularmente querida te haverá deixado a sós, na execução de compromissos assumidos. Não te revoltes e continua agindo e servindo. Semelhante criatura estará sob transtornos e dificuldades do sentimento e da vida, esperando-te a paciência e a bondade para não cair no poço da delinquência.

Compadece-te dos outros, auxilia-os quanto possas, ora e caminha adiante.

Nunca retribuas mal por mal.

Contribui com a tua parcela de amor para que o ódio desapareça.

Se os danos por ti sofridos, nessa ou naquela situação calamitosas, forem de tão grande porte que te inclines para qualquer providência punitiva, esquece o mal e perdoa os agravos mesmo assim, recordando que, em toda parte, se cumprem espontaneamente os processos da Justiça de Deus.

 

 

 (Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 Parábola do credor incompassivo

Óleo sobre tela de Domenico Fetti. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Domenico_Fetti_001.jpg

 

 

Nota:

Interpretação do “nascer de novo”

 

No dia 17 de julho, Cesar Perri comentou os capítulos do “Livro da Esperança” alusivos ao diálogo de Nicodemos com Jesus sobre o nascer de novo: Evolução e aprimoramento, Ante o livre arbítrio e Instituto de tratamento.

Esses programas são alusivos aos 160 anos de “O Evangelho segundo Espiritismo”. A obra em estudo foi elaborada pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier (Ed. CEC, Uberaba, 1964), para homenagear o centenário do Evangelho de autoria de Kardec.

Esse programa é transmitido pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes nas primeiras quartas feiras de cada mês.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=wysMAa4b_TE

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Só até domingo! 50% off em todos os livros!

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.  

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1615/original_promo_sexta_19_07_24.jpg?1721329597

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1231/original_ASSINE-RIE-OCLARIM.jpg?1684408935

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

(Recebido em email de

Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.enviodemkt.com.br])

 

 

Centro Espírita “Esperança e Caridade”

Araçatuba, SP

 

 

 

 

 

(Informações de Kátia Regina Pires Calciolari|)

 

 

Divulgação do 13º. Encontro Anual Chico Xavier

Guaxupé, MG

 

(Recebido em email de Donizette Alencar de Carvalho [donizetteacarvalho@gmail.com])

 

 

Jornal Mundo Maior

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

O gerente da empresa chegou pela manhã e encontrou um balde esquecido frente à porta de entrada.

Não era um balde especial. Era um simples balde plástico, desses utilizados para limpeza.

Era evidente que uma das responsáveis pela tarefa o esquecera ali.

Porque o balde dificultasse o acesso à entrada, o gerente o apanhou e colocou em um canto da sala de recepção.

Chamou uma das serventes e perguntou: Este balde é seu?

A moça, desconfiada, olhou e disse com firmeza: Não. É o que Maria utiliza na limpeza.

Obrigado, falou o gerente.

Chamou outra servente, fazendo a mesma pergunta. E outra.

A resposta foi a mesma. Não era seu o balde.

E, por não ser seu, o balde continuou no mesmo local onde fora colocado pelo gerente.

Finalmente, a quarta servente olhou o objeto, disse que não era seu.

Mas, resoluta, sem esperar qualquer ordem, pegou o balde e o foi colocar no seu devido lugar.

                                                             *   *   *

Um simples balde. Quanto tempo perdido!

Muitas vezes, agimos assim. Encontramos coisas fora do lugar, mas porque não nos pertencem, nós as deixamos ali.

Isso ocorre em casa, no ambiente de trabalho, na escola, na rua.

Seria tão simples e rápido colocar no lugar.

Desviar do objeto em vez de retirá-lo de onde se encontra indevidamente, ou procurar o culpado, requer muito mais esforço.

Enquanto persistirmos nessa posição de não fui eu, não tenho nada com isso, o mundo não se tornará melhor.

Imaginemos o dia em que todos nos importarmos com as pequenas coisas.

Não haverá mais roupas fora do lugar, em nossos lares. Cada um guardará o que é seu. E se alguma coisa, por acaso, ficar esquecida, o primeiro que chegar a colocará em seu devido lugar.

A pia não ficará tão cheia de pratos, copos e panelas porque quem primeiro chegar providenciará a lavagem e a devolução às prateleiras e aos armários.

Nosso ambiente de trabalho se tornará um lugar de mútua cooperação. Todas as tarefas acontecerão de forma mais eficiente e rápida.

Ninguém buscará saber quem esqueceu determinado material sobre a mesa ou o balcão. Simplesmente o apanhará e devolverá no local devido.

Quem precisar, sempre saberá onde encontrar.

Os computadores serão desligados ao final do dia. As luzes apagadas.

Na rua, não haverá latas e papéis jogados. Tudo estará depositado nas lixeiras.

Na hipótese de o vento trazer lixo de algum lugar, quem passar primeiro o recolherá e porá na lixeira.

Todo motorista estacionará de forma correta seu veículo, ocupando o exato espaço de que necessita. Dessa forma, haverá mais vagas disponíveis.

Assim, serão evitadas filas duplas indevidas, carros dificultando passagem de pedestres.

As praças estarão sempre bonitas porque estarão limpas.

Se alguém esquecer um copo, uma garrafa, um papel, sempre haverá outro alguém que se importa e providenciará o imediato depósito na lixeira mais próxima.

Esse mundo ideal que pensamos e desejamos não é o do futuro distante.

Ele pode começar agora, bastando que cada um de nós inicie a campanha do eu me importo. E aja.

Vamos todos começar hoje?

Redação do Momento Espírita.
         
www.momento.com.br

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com, faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to jornalmundomaior+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/PH7P223MB0692AC69294B223B029E8D0581A22%40PH7P223MB0692.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM.

 

 

 (Recebido em email de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com])

 

 

Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du centre spirite APES présente son programme d'activités spirites pour le mois de JUILLET 2024. 

Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de JUILLET 2024.

 

Comme vous le savez, les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.

 

Exceptionnellement, pendant les mois de JUILLET et AOUT 2024, les portes de notre centre spirite ne seront pas fermées à l'heure indiquée dans le programme, afin de vous recevoir tout au long de la réunion.

 

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter :  apes.programme@gmail.com ou par téléphone 07 82 09 7158

 

Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

 

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

 

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS NO GOOGLE:

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É sempre com grande prazer que a direção do centro espírita APES apresenta o seu programa de atividades espíritas para o mês de JULHO de 2024.

Segue em anexo o programa de atividades para o mês de JULHO de 2024.

 

Como sabem, as Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) são abertas a todas as pessoas que desejam compartilhar um momento de estudo espírita, oração e comunhão com os Espíritos benevolentes no momento do passe espírita e da fluidificação da água. . Cada reunião pública é seguida de um momento de convívio para permitir ao público interagir com a equipe de médiuns e membros do centro espírita APES.

 

Excepcionalmente, durante os meses de JULHO e AGOSTO de 2024, as portas do nosso centro espírita não estarão fechadas no horário indicado na programação, para recebê-los durante todo o encontro.

 

Para mais informações não hesite em nos contactar: ​​apes.programme@gmail.com ou pelo telefone 07 82 09 7158

 

Esperamos recebê-lo em reuniões públicas em nosso centro espírita APES.

 

Fraternalmente

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

 

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas em 22 rue deslaitières 94300 Vincennes

todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30 e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e

em nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [apes.asso@gmail.com])

 

 

XVII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

 

 

*24 de agosto de 2024 – às 19h – Presencial*

Anfiteatro TURMALINA da UFTM

Rua Vigário Carlos Nº 100 – Abadia

Entrada franca

 

INSCRIÇÃO DAS MÚSICAS:

Até 14/07/2024 através do link:

https://forms.gle/uKHJCRfcheti7vD8A

*Inscrições gratuitas*

 

PREMIAÇÃO:

1º Lugar: Caixa Staner PS1501 200w com Tripé e 1 Troféu.

2º Lugar: Mesa Soundvoice MS 102 e 1 Troféu.

3º Lugar: Violão Tagima Latin AM Flat Nylon com Capa e 1 Troféu.

4º Lugar: Série André Luiz “A Vida no Mundo Espiritual” – Kit de 13 livros e 1 Troféu.

5º Lugar: Romances históricos de Emmanuel – Kit de 5 livros e 1 Troféu.

6º Lugar: Coleção Fonte Viva de Emmanuel – Kit de 6 livros e 1 Troféu.

 

INFORMAÇÕES:

E-mail: femeu.uberaba@gmail.com

WhatsApp: (34) 9 9969-7191

*Solicite o Regulamento*

 

 

REALIZAÇÃO:

UMEU – UNIÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA DE UBERABA

 

APOIO:

ABRARTE

AME

CANAL DUBEM (Web TV Espírita)

FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

GEOPARQUE UBERABA

DIGITAL WEB UBERABA

 

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com])

 

 

CAMPANHA PARA INSCRIÇÃO DO CANAL FEMEU NO YOUTUBE

 

Acesse o Canal do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba e se inscreva.

 

https://www.youtube.com/@FEMEU-FEST.MUS.ESP.UBERABA

 

Acesse o link acima clique em inscrever-se e ative o 🔔(todas).

Também curta 👍 os vídeos e compartilhe. E grátis e simples.

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com])

 

 

Calendário de Palestras no

Centro Espírita Raymundo Mariano Dias Birigui, SP

 

Calendário de palestras do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias para o mês de JULHO *, *Presencial na Rua Bandeirantes n° 183, bairro Centro,  Birigui - SP, e pelas redes sociais:

 

 

(Informação de João Marchesi Neto)

 

 

 GEPAR- Informes | Julho 2024

Acesse no link abaixo:

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/f0P1qwCc-?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

 

 

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_d1a5ab1e29ff43cf998b4344b9b5da46~mv2.jpg/v1/fit/w_620,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

 

(Recebido do email GEPAR [gepar@gepar.org.br])

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 (Recebido em emails de Luz Espírita [contato@luzespirita.org.br] e de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

 

Palestras Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL julho 2024

São Paulo, capital

Caro Ismael, paz do Mestre Jesus.

Segue a programação de palestras da IBNL do mês de julho de 2024.

Abraço fraterno

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Momento Espírita. CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Leia no link 

 

Clique aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-24.pdf 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

34o. Concurso de Poesia com Temática Espírita

                                    
        A Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz, promove o 34o. Concurso de Poesia com Temática Espírita. 
        Os  interessados em participar devem enviar apenas uma poesia, de sua própria  autoria, para o e-mail: alta_carneiro@uol.com.br , informando o nome e sobrenome, telefone,   endereço completo (Rua ou  Avenida, Número, Cidade, Estado, CEP)
        As poesias devem ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2024. 
        A divulgação das poesias vencedoras será realizada de modo virtual no dia 30 de novembro de 2024, (um sábado) às 15 horas, com apresentação de José Damião, Guiomar Sant`Anna e Vanessa Cavalcanti, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.
        

 

(Recebido em email de  Jose Damiao [damiao2373@gmail.com])

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta. Araxá, MG

Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol116.pdf

 

 

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Você sabia? / Influência sobre a música

 

 

“Oh! sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como não seria assim? Seu advento mudará a arte, depurando-a. Sua fonte é divina, sua força a conduzirá por toda parte onde houver homens para amar, para se elevar e para compreender.”

— Rossini.

Na questão 251 de O livro dos espíritos, Kardec pergunta se os Espíritos são sensíveis à música, e eis o que eles respondem: “Aludes à música terrena? Que é ela comparada à música celeste? a esta harmonia de que nada na Terra vos pode dar ideia? Uma está para a outra como o canto do selvagem para uma doce melodia. Não obstante, Espíritos vulgares podem experimentar certo prazer em ouvir a vossa música, por lhes não ser dado ainda compreenderem outra mais sublime. A música possui infinitos encantos para os Espíritos, por terem eles muito desenvolvidas as qualidades sensitivas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber.”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 12, mar.1869. A música e as harmonias celestes (Comunicação de Rossini pelo Médium: Sr. Nivard). Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014. p.123-130.

NB [2]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília: FEB, 2019. Disponível para download no portal da FEB.

facebook-share google-share linked-share my-space-share pinterest-share reddit-share stumble-upon-share

Post Anterior

Rede Social da FEB selecionada para o

 

(Copiado de

https://www.febnet.org.br/portal/2024/07/17/voce-sabia-influencia-sobre-a-musica/)

Gioacchino Rossini, 1865.

Arquivo:Compositor Rossini G 1865 de Carjat.jpg - Original (JPEG)

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Composer_Rossini_G_1865_by_Carjat_-_Restoration.jpg

 

 

Rede Social da FEB selecionada para o Prêmio iBest 2024

 

Uma nova seletiva do Prêmio iBest começou, e o perfil da Federação Espírita Brasileira no Instagram compõe novamente o quadro do Top 20, na categoria Religiões e Crenças. Resultado de um trabalho sério e profissional na divulgação do Espiritismo na internet, o planejamento das publicações nas redes sociais oficiais da FEB esteve entre os três melhores do ano de 2023 e retorna à premiação para o ciclo 2024. 

Em atividade desde 1996, anualmente, o iBest seleciona perfis que promovam impacto em suas comunidades e temáticas a fim de destacar sua performance no mercado de internet no país. A próxima etapa da seletiva, resultando no Top 10, será anunciada em 23 de agosto. Se você compartilha os conteúdos gerenciados pela FEB, considere votar no Instagram.com/FEB_oficial nas próximas seleções. Espalhe esta ideia! 

Conheça nossos Canais online

Convidamos você a também conferir diariamente o atualizado e vasto material para estudo, reflexão e edificação oferecidos pela FEB por meio dos canais sociais:

Portal da FEB: febnet.org.br
Canal no WhatsApp: whatsapp.com/channel/0029VaGN92H7IUYZeXgoIV0T 
Facebook:
 facebook/FEBoficial
Instagram: instagram/feb_oficial
Linked In: linkedin/federacao-espirita-brasileira
X: x.com/feb_oficial
Youtube:
 youtube/FEBlives

FEBtv
Site da FEBtv:
 febtv.com.br
Facebook FEBtv: facebook/FEBtvBrasil
Instagram FEBtv: instagram/FEBtvBrasil
Youtube FEBtv: youtube/FEBtvBrasil

FEB Editora
Site da FEB Editora:
 febeditora.com.br
Facebook FEB Editora: facebook/febeditoraoficial
Instagram FEB Editora: instagram/febeditora
Youtube FEB Editora: youtube/FEBeditoraOficial

facebook-share google-share linked-share my-space-share pinterest-share reddit-share stumble-upon-share

Post Anterior

O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Advento do Espírito de Verdade

(Copiado de

https://www.febnet.org.br/portal/2024/07/16/rede-social-da-feb-selecionada-para-o-premio-ibest-2024/

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

Clique aqui:

https://usesp.org.br/

 

 

 

FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

CLIQUE AQUI:

https://www.feesp.com.br/

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                             

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 2

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol 2

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento-vol-2

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

Elisabeth d'Espérance

File:Elizabeth d'Espérance.png

Elisabeth d´Espérance

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_d%27Esp%C3%A9rance

 

 

 

Elisabeth d'Espérance, nascida Elizabeth Hope mas melhor conhecida como Mme. d'Espérance (Inglaterra1855 - Alemanha20 de Julho de 1918), foi uma médium de efeitos físicos e inteligentes, bem como escritora inglesa.

 

Biografia

Filha de um comandante de navio, passou a infância num velho casarão no Leste de Londres, que no passado pertencera à família Crommwell. Foi nesse período que começou a ver os espíritos que circulavam no imóvel, mas que ninguém mais via, desacreditando-a e censurando-a por essas referências.

Na adolescência, entre os 13 e os 14 anos de idade, o fenômeno levou a que vivenciasse dificuldades de relacionamento com a sua mãe (que a julgava louca), o que lhe abalou a saúde. O retorno do pai nesse período levou a que, diante da sua palidez e magreza, este a levasse consigo no navio em uma viagem ao Mediterrâneo.

Ao final dessa viagem, a jovem vivenciou uma vez mais o fenômeno, visualizando um veleiro fantasma que atravessou o navio do pai, deixando-a em pânico, no primeiro momento, e depois deprimida, diante da incredulidade do pai e da tripulação.

Após o retorno, a jovem passou dois anos na escola, período durante o qual não registrou visões. Ao final do período, necessitando, como as demais alunas, concluir as suas tarefas e preparar-se para os exames finais. Uma das tarefas era uma composição com o tema "O que é a Natureza", acerca da qual a jovem não conseguia inspiração. Nas vésperas do dia da entrega, sem ter concluído o trabalho, tentou passar a noite escrevendo-a, sem conseguir. Na manhã seguinte, ao acordar, encontrou-a pronta, com a sua letra, inexplicavelmente.

Aos 19 anos de idade foi desposada pelo Sr. Reed (1874, passando o casal a residir em Newcastle upon Tyne. Isolada na nova residência, com a companhia do marido e de um ou outro visitante, passou a conviver com as visões, o que muito a angustiou. Nesta época, ouviu falar no espiritismo e nas mesas girantes, por intermédio de um casal amigo.

Encontrando-se a sua mãe doente, necessitando submeter-se a uma cirurgia, Elizabeth encontrava-se há algum tempo sem notícias do pai, cujo conselho urgente necessitava acerca do melhor tratamento para a mãe. Consultada a mesa, esta informou corretamente o paradeiro do pai, fornecendo inclusive o nome da embarcação a bordo da qual se encontrava (o "Lizzie Morton" em Swansea).

Posteriormente, outros fenômenos se registraram, tornando-se patente a mediunidade de Mme. d'Espérance. Em busca de um modo mais rápido de comunicações, o que melhor resultado produziu foi a psicografia, passando nesta etapa a identificar-se os espíritos que acompanhavam aquele grupo familiar de estudos.

Com o domínio da psicografia, d'Esperance começou a perceber figuras luminosas no ambiente, que começou a desenhar. Tendo a notícia se espalhado na comunidade, diversas pessoas procuraram assistir às sessões, na esperança de obterem retratos dos parentes e amigos falecidos. Entre estes, destacou-se Thomas P. Barkas[1], passando a inquirir os espíritos sobre assuntos científicos. O nível das respostas era, muitas vezes, superior ao do próprio Barkas. Sobre essas experiências, Barkas registrou:

"Deve ser geralmente admitido que ninguém pode, por um esforço normal, responder com detalhes, a perguntas críticas obscuras em muitos setores difíceis da ciência com que não se é familiarizado. Além disso, deve-se admitir-se que ninguém pode ver normalmente e desenhar com minuciosa precisão em completa obscuridade; que ninguém pode, por meios normais de visão, ler o conteúdo de uma carta fechada, no escuro; que ninguém, que ignore a língua alemã, possa escrever com rapidez e exatidão longas comunicações em alemão. Entretanto, todos esses fenômenos foram verificados com essa médium e são tão acreditados quanto as ocorrências normais da vida diária."

Devido à perda dos pais e a uma série de problemas domésticos, a saúde da médium foi uma vez mais abalada. Para recuperar, viajou para o Sul da França, conseguindo-o. No regresso, dirigiu-se à Suécia para visitar um casal membro do seu antigo grupo de estudos, com quem se dirigiu a Leipzig, na Alemanha, onde conheceu o Prof. Friedrich Zöllner. Graças a um incidente quando pretendia regressar à Inglaterra, passou algum tempo em Breslau, onde conheceu um amigo do Prof. Zöllner, o Prof. Friese.

De volta a Londres, reconstituiu o seu grupo, retomando as experiências. Neste novo ciclo, em câmara escura, passou a produzir-se ectoplasma, reproduzindo-se formas humanas. Foram produzidos ainda aportes de plantas e flores vivas e inteiras.

Mme. d’Espérance publicou muitos artigos na imprensa espiritualista. Três anos após ter publicado a sua auto-biografia ("Shadow Land"), publicou "Northern Lights".

Adoeceu gravemente após um acidente em 1893 durante uma sessão em Helsínquia, na Finlândia, quando um pesquisador agarrou de súbito o espírito "Yolanda" materializado, na ânsia de comprovar a existência de fraude no fenômeno. A súbita desmaterialização do espírito e o reflexo decorrente no organismo da médium deixaram sequelas.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), encontrando-se a residir na Alemanha, viu-se praticamente prisioneira. Todos os seus papéis foram confiscados, inclusive o manuscrito de um segundo volume do "Shadow Land", aparentemente destruído.

Mme. d’Espérance é a autora espiritual do romance "A Noiva", ditado ao médium Jairo Avellar.

LEIA MAIS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_d%27Esp%C3%A9rance

 

 (Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_d%27Esp%C3%A9rance)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/20-07-2020_arquivos/image078.jpg

Mme. d'Esperance durante uma sessão, coberta por uma rede, sob controlo num experimento.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_d%27Esp%C3%A9rance

 

 

 

 Amor Infinito

Avise a você

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br