Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 06 de junho de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JUNHO/06-06-2024.htm      

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-06-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JUNHO/05-06-2024.htm

04-06-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JUNHO/04-06-2024.htm 

03-06-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JUNHO/03-06-2024.htm

01-06-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JUNHO/01-06-2024.htm  

31-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/31-05-2024.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

 

 

 

(O tema prossegue na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

 

História de Heloisa e Abelardo

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b69379926.item

Heloise e Abelard. Óleo sobre tela por  Edmund Blair Leighton

Imagem/fonte:  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Edmund_Blair_Leighton_-_Abelard_and_his_Pupil_Heloise.jpg  

 

 

O carteiro de Deus

 

Comenta-se que quando se aproxima a hora da nossa morte, Deus nos envia alguma mensagem. Nem sempre percebemos porque ela, normalmente, é sutil.

E ficamos pensando: Deus tem um carteiro ou as mensagens vêm pelas redes sociais da nossa consciência, do nosso coração?

O que podemos ter certeza é de que Deus tem maneiras de se comunicar com Seus filhos.

Podemos dizer que se trata de um carteiro, se quisermos, especialmente aqueles que temos alguns anos a mais de vida e vivemos o tempo das cartas que transitavam pelos correios.

Esse carteiro está personificado nas leis imutáveis e perfeitas, que regulam todas as coisas e a vida existente em todos os planos.

Essas leis universais podem ser resumidas na lei de justiça, amor e caridade, que testifica a Soberana Justiça e Bondade de nosso Pai Criador.

Dentre essas leis, ressalta-se a lei de causa e efeito, mencionada nas revelações trazidas pelos iluminados do Oriente.

Também no Velho Testamento bíblico. Mas, com certeza, apresentada com a maior clareza e em síntese fabulosa por Jesus ao enunciar: A cada um será dado segundo as suas obras.

Essa lei nos diz que recebemos de retorno exatamente aquilo que fazemos, de bom ou de ruim. E que nossa felicidade ou infelicidade decorre de nossas atitudes. Jamais do acaso ou de qualquer capricho da natureza.

Não é maravilhoso saber que a nossa felicidade depende somente de nós?

Que podemos decidir por nos renovarmos a qualquer tempo, iniciando o processo de reforma íntima para colhermos dos seus frutos tão breve quanto possível?

Lemos no Antigo Testamento: Tão certo como eu vivo, diz o senhor, não tenho prazer na morte do perverso mas que se converta do seu caminho e viva.

A lei, portanto, não é de sofrimento. Trata-se somente de ferramenta temporária da lei de justiça para o ajuste de nossa conduta. E durará apenas o tempo necessário ao nosso despertamento.

Quando infringimos as leis de Deus, somos alcançados por fatores limitantes, que nos chamam à responsabilidade.

Somos posicionados no campo de ação onde falhamos, para o devido reajuste, que pode ser de natureza material, emocional, psicológica ou uma combinação delas.

Não há castigo divino. Somente experimentamos as mesmas situações e dores que fizemos o nosso irmão sentir, num processo educativo que nos induz ao arrependimento e nos impulsiona à melhoria.

*   *   *

Essa lei de retorno ou lei de causa e efeito não é boa nem má. É apenas o carteiro de Deus nos trazendo, do passado, a encomenda que postamos no correio da existência para nós mesmos.

As boas ações praticadas nos alcançam e garantem oportunidades de progresso, sem o peso dos equívocos que nos atrasam a marcha evolutiva.

Decidamo-nos, dessa forma, por semear o que somente nos trará bem-estar, paz de consciência, caminho florido de crescimento espiritual.

Optemos pela construção do bem a fim de que esperemos o carteiro de Deus sem sobressaltos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com transcrição do livro bíblico
 
Ezequiel, cap. 33, vers.11 e do Evangelho de Mateus,
cap. 16, vers. 27.
Em 5.6.2024.

 

 CLIQUE AQUI:

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/16-07-2018_arquivos/image010.jpg

"A alma deixando o corpo"

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Schiavonetti_Soul_leaving_body_1808.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/16-07-2018_arquivos/image011.jpg

Morte. Pintura por Jacek Malczewski.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Consciousness_after_death

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/01-11-2018_arquivos/image045.jpg

Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_La_Farge_-_Visit_of_Nicodemus_to_Christ_-_1909.7.37_-_Smithsonian_American_Art_Museum.jpg

  

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

"Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)

 

Anunciação da morte da Virgem Maria. Óleo sobre tela de Samuel van Hoogstraten. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Annunciation_of_the_Death_of_the_Virgin_MET_DP145953.jpg

 

 

 

No roteiro cristão

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Perante Jesus. Lição nº 01. Página 08.

 

Em verdade, Cristo avança...

E se realmente necessitamos da sabedoria que lhe erija um trono de glorificação no cérebro dos homens, não podemos prescindir do amor que lhe pavimente o caminho no reino das almas.

Há cultura da inteligência e há cultura do coração.

É por isso que, aceitando o campo vasto do Espiritismo Evangélico por abençoada escola de preparação, à frente do futuro, compreendemos que a fenomenologia possui o destacado lugar que lhe compete, nos arraiais doutrinários, e não ignoramos que as ilações filosóficas constituem complemento inalienável do esquema de ensinamentos que integram o patrimônio sublime da Nova Revelação.

Assinalamos, no entanto, por serviço urgente e inadiável a educação do homem interior, afeiçoando-o ao Evangelho Redivivo, nos padrões do Cristo, gerando energias do caráter e do sentimento, únicos moldes de elevação moral, suscetíveis de garantir a renovação do mundo.

Se o Mestre torna ao planeta, por intermédio de vozes inúmeras, que se fazem emissárias do seu Verbo de Luz, não podemos, indiscutivelmente, olvidar a construção dos caminhos espirituais, destinados a veicular-Lhe a Divina Influenciação.

 E por esse motivo que nos detemos no esforço de erguimento da alma popular a mais altos níveis, a fim de que a fortuna científica de alguns se descentralize, em benefício de todos, e para que a bênção do amor se incline ao fundo vale, onde se debatem as forças desvairadas da discórdia e da ignorância, desintegrando as nuvens de miséria e de dor que impedem a planificação da Terra melhor, sob a inspiração do nosso Divino Mestre.

Nesse sentido, urge nos convertamos, não somente em ouvintes atenciosos da palavra ou em pregoeiros da fraseologia brilhante, mas igualmente em trabalhadores ativos e sinceros, capazes de suportar a charrua pesada nas tarefas sacrificiais da nova sementeira, colaborando na edificação do homem renovado, efetivamente digno do título da humanidade que vaidosamente ostentamos.

A esfera de serviço agiganta-se, sob todos os aspectos, e Jesus, na vanguarda, pede mãos operosas e corações devotados ao Infinito Bem que extirpem da plantação espiritual do mundo os vermes destruidores do egoísmo e do orgulho, da maldade e do ódio, sem eliminar a vida promissora das vergônteas valiosas que enriquecerão a gleba planetária, no futuro grandioso, reclamando braços que não se recolham, desalentados e indolentes, diante da perturbação e do sofrimento, da dificuldade e da sombra, colocando, acima de tudo, a obra que nos compete desenvolver, e incentivando, com o milagre da boa vontade incessante, a criação da mente cristã, segura e compreensiva, apta a aplicar, com alegria, os sagrados princípios que a Boa Nova nos convida a materializar, na legítima consagração do reino do amor entre todas as criaturas.

A hora moderna, saturada de doutrinação verbalística, através da hipertrofia da inteligência, exige entendimento e ação, ensino e prática, teoria e exemplo, palavras e obras, conclusões e fatos, ideal e realização.

A crise de instrutores gera crises de ignorância, tanto quanto a preguiça do semeador faz a indigência do celeiro.

E para que não nos despenhemos nos precipícios da morte e da treva, plasmando com a nossa própria riqueza cerebral o catafalco de nossas grandezas, é imprescindível a concentração de grandes falanges de Servidores da Luz, no aperfeiçoamento do coração, a fim de que o Senhor encontre sendas libertas, nos campos do espírito em que nos agitamos, promovendo, com segurança, a nossa redenção.

Em toda parte, esperam por nós a educação e a assistência, solicitando-nos não apenas projetos salvacionistas, mas também atividade regeneradora e trabalho fecundo para que todos os nossos companheiros de peregrinação terrestre, nas diversas estações em que a nossa romagem se subdivide, encontrem na atuação de nossa fé o concurso da fraternidade real, sentida, vivida e intensamente aplicada, possibilitando a manifestação do Reino de Deus, entre nós, na exaltação do presente e na garantia do porvir.

Eis porque o Espiritismo para nós outros significa acesso à Boa Nova, compelindo-nos à melhoria da comunidade pelo aprimoramento de nós mesmos.

Nele encontramos a Doutrina de Luz, descerrando Templos de caridade e compreensão no espírito humano, arrebatando-nos a alma ao cárcere das trevas e conduzindo-nos ao trabalho salutar e santificante, através do qual traçaremos o roteiro iluminado em que o Mestre nos retomará ao seu regaço, reconquistando-nos para o engrandecimento do seu Reino de Amor, hoje e sempre.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/25-12-2017_arquivos/image015.jpg

Jesus aos doze anos com os doutores do Templo. Óleo no painel de Albrecht Durer.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Albrecht_D%C3%BCrer_-_Jesus_among_the_Doctors_-_Google_Art_Project.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/10-05-2021_arquivos/image015.jpg

 

Nosso Salvador sujeito a seus paisem Nazaré. Óleo sobre tela 1847. Foto de uma pintura de John Rogers Herbert.

Copiado de : https://en.wikipedia.org/wiki/John_Rogers_Herbert

 

DSC03061

Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

Ficheiro:Christ in the House of Martha and Mary 1628 Jan Bruegel2 and Rubens.jpg

Cristo na casa de Marta e Maria. Óleo sobre carvalho de Jan Brueghel, o Jovem  e Peter Paul Rubens

Imagem copiada de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_in_the_House_of_Martha_and_Mary_1628_Jan_Bruegel2_and_Rubens.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/12-11-2020_arquivos/image021.jpg

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/29-12-2018_arquivos/image021.jpg

Jesus curando dez leprosos. Pintura de Gebhard Fugel.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_17#/media/File:Gebhard_Fugel_Christus_und_die_Auss%C3%A4tzigen_c1920.j

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus. Obra de James Tissot

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image046.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image013.jpg

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com o fariseu Nicodemos disse-lhe  o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-

 

 

 

Palestra na sede da Congregação Espírita  Maria Benta

São Paulo, capital

 

(Informação em Amigos da Maria Benta)

 

 

Nota:

Qualidade dos pensamentos

 

O tema “Nossa vida mental: qualidade de nossos pensamentos” foi desenvolvido em palestra por Célia Maria Rey de Carvalho, na noite do dia 03 de junho, em reunião presencial e transmitida pela internet, promovida pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE, de São Paulo. A expositora baseou-se em obras de Léon Denis, Kardec e Emmanuel. A reunião foi coordenada por Sheila Uchiyama.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=qpRd65pguFY

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar do mês de junho 2024. São Paulo, capital

Caro Ismael, paz e saúde!

Segue anexo a programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar do mês de junho 2024.

Agradeço pela divulgação.

 

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário 

 

26 – PROMOÇÃO 

Quando a tentação e a enfermidade nos visitam... 

Quando a nossa esperança se dissolve no sofrimento... 

Quando a provação se nos afigura invencível... 

Quando somos apontados pelo dedo da injúria... 

Quando os próprios amigos nos abandonam... 

Quando todas as circunstâncias nos contrariam... 

Quando a mágoa aparece... 

Quando a incompreensão nos procura, ameaçadora... 

Quando somos intimados a esquecer-nos, em benefício dos outros... 

Então é chegado para nós o teste de aproveitamento espiritual, na escola da vida, para efeito de promoção. 

Albino Teixeira

Livro: Paz e Renovação.

Psicografia: Francisco Cândido Xavier - Espíritos Diversos

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Jornal Momento Espírita. CEAC –

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-24.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

Palestras no Centro Espírita Raymundo Dias. 06/2024.

Birigui, SP

 

 

(Recebido de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra do orador Jorge Elarrat na

Associação Filantrópica “A Caminho da Luz”. Assis, SP

 

(Recebido de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

Efemérides/ Junho

 

 

Confira as datas importantes para o Movimento Espírita neste mês de junho.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2024/06/01/efemerides-junho/)

 

 

O E-BOOK “Amor e Saudade” É o novo lançamento da EVOC

 

Estimado(a) colega de lides espíritas, boa tarde.

Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:

 

“AMOR E SAUDADE” é o novo lançamento da EVOC

 

Foi publicado no dia 30 de maio o e-book AMOR E SAUDADE, obra mediúnica psicografada pela médium Zilda Facci, de autoria do Espírito de Dionete Silvia Facci. O livro é o mais recente lançamento da EVOC – Editora Virtual O Consolador, de Londrina (PR).

 

SOBRE A AUTORA - Dionete Silvia Facci nasceu em Londrina (PR) no dia 12 de abril de 1958 e faleceu em São José dos Campos (SP) em 22 de novembro de 1991, aos 33 anos, em um acidente de carro, quando voltava sozinha para sua casa, após mais um dia de trabalho.

A jovem deixou na Terra uma extensa família – pais, irmãs, sobrinhos, seu namorado e muitos amigos, pessoas queridas, muitas das quais ajudou durante a vida, pois era uma linda pessoa, tanto por fora quanto por dentro.

Em face disso, aceitar sua desencarnação foi muito difícil para todos que a conheciam, por ser ela uma pessoa sempre presente e prestativa, que fez e faz até hoje, tantos anos depois, muita falta para muita gente.

 

CONTEÚDO DA OBRA - Esta obra trata da transição para a vida espiritual de uma jovem que desencarnou repentinamente, em face de um acidente, fato que, por ser algo absolutamente inesperado, provoca grande comoção nos familiares e nas pessoas próximas.

No presente caso, o conforto e a esperança da família advieram da fé em que a vida não cessa com a morte do corpo físico e prossegue além-túmulo. Com essa fé, a própria Dionete teve condições de enviar notícias e, assim, as mensagens que compõem este livro começaram a chegar, poucos anos depois de sua partida para o plano espiritual.

Surgiu então a ideia de reunir ditas mensagens em um pequeno livro, que foi publicado 30 anos atrás. Com tiragem reduzida, seu objetivo foi trazer esperança e alento para todos os que sentiram a partida de uma pessoa tão querida e, além disso, inspirar outras pessoas que encontrarão, assim se espera, paz e serenidade ao ler as mensagens que compõem o livro.

Esta é, portanto, uma reedição da obra, à qual – além de pequenas modificações, visando melhorar o entendimento dos leitores – foram acrescentados um texto explicativo a título de Introdução e diversas notas explicativas.

A capa da presente edição foi gentilmente elaborada por Ana Luísa Barroso da Silva Neto, que integra a equipe de colaboradores da EVOC.

O download do e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, é livre e gratuito. Para baixar o livro, clique aqui: https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Amor.pdf

 

 

 

*******************************

 

 

Obrigado mais uma vez por sua ajuda.

Forte abraço.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

Foto de Dionete Facci (Autora desencarnada)

Capa do e-book Amor e Saudade (Zilda Facci)

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [aoofilho@gmail.com])

 

 

Live com Jorge Elarrat. Canal do Youtube da

Use Intermunicipal de Marília

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro [donizete.pinheiro@gmail.com])

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

 

(Recebido em email de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com])

 

 

XVII FEMEU – Festival de Música Espírita de

Uberaba

 

 

24 de agosto de 2024 – às 19h

Anfiteatro TURMALINA da UFTM

Rua Vigário Carlos Nº 100 – Abadia

Entrada franca

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

01/06 à 14/07/2024 através do link:

https://forms.gle/uKHJCRfcheti7vD8A

 

PREMIAÇÃO:

1º Lugar: Caixa Staner PS1501 200w com Tripé e 1 Troféu.

2º Lugar: Mesa Soundvoice MS 102 e 1 Troféu.

3º Lugar: Violão Tagima Latin AM Flat Nylon com Capa e 1 Troféu.

4º Lugar: Série André Luiz “A Vida no Mundo Espiritual” – Kit de 13 livros e 1 Troféu.

5º Lugar: Romances históricos de Emmanuel – Kit de 5 livros e 1 Troféu.

6º Lugar: Coleção Fonte Viva de Emmanuel – Kit de 6 livros e 1 Troféu.

 

INFORMAÇÕES:

E-mail: femeu.uberaba@gmail.com

WhatsApp: (34) 9 9969-7191

 

REALIZAÇÃO:

UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

APOIO:

ABRARTE

UEM e COFEMG

AME e CRE UBERABA

FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com])

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

O aviso sobre a minha gravidez (leia agora!)

A médium revelou ainda o sexo do bebê, disse que se tratava de alguém muito especial e...

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

 

O aviso sobre a minha gravidez

 

 


A colaboradora Patrícia Carvalho contou sua história na seção Foi Assim na edição do jornal Correio Fraterno que acaba de sair.

Ela lembra que dona Irene Carvalho, fundadora da Comunhão Espírita de Brasília, sempre foi uma médium de grandes potencialidades.

Leia agora: www.bit.ly/AvisoSobreGravidez

 

“Eu a ajudava a reunir anotações de suas memórias, porque ela tinha o intento de fazer um livro autobiográfico. Num entardecer do ano de 2001, lá fui eu encontrá-la, com um calhamaço de folhas nos braços. Eu estava bem cansada. (...) Quando cheguei à sala dela e entreguei suas anotações, bocejei. Foi o que faltou para dona Irene olhar para mim e dizer:

– Está grávida, não é, minha filha?

A médium revelou ainda o sexo do bebê, disse que se tratava de alguém muito especial e ainda completou:

– Já vai pensando no nome...

Hoje, décadas depois, Patrícia revela como terminou essa linda história: www.bit.ly/AvisoSobreGravidez

Você também pode enviar sua história pra gente e vê-la publicada no Correio Fraterno. É só escrever para redacao@correiofraterno.com.br.

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

 

Oração pelo Planeta todos os dias com

Elsa Rossi

Todas as Terças-Feira 18:30h de Brasil Vamos orar juntos? https://www.youtube.com/live/aZnnZxffjuQ?si=PgUQ6AMcaJ9QZPUo

 

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [elsarossikardec@gmail.com])

 

 

Convite. Arraiá do Gepar. Piratininga, Niterói, Rio de Janeiro

Acesse o link abaixo

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.geparpromocaointegral.org.br/so/08OztKk8s?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_da61dbff7899452dbf75405f049da06e~mv2.png/v1/fit/w_620,h_2000,al_c,q_85/image.png

 

 

(Recebido em email de Gepar [direcao@geparpromocaointegral.org.br])

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1565/original_mkt-WALLACE_feed.jpg?1715272804

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1566/original_E%20para%20o%20resto%20da%20vida_esp.jpg?1715272921

 

E, para o resto da vida...

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Clássico da literatura espírita e lido por diversas gerações, é uma contribuição às crianças de qualquer idade. Através de 38 contos traz referência esclarecedora a pais e educadores. A simplicidade e a suavidade da narrativa, das pequeNas histórias com grandes lições para a vida, cativam e sugerem o caminho para uma vida de harmonia e felicidade. Livro colorido e ilustrado.

 


por R$ 45,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1567/original_A%20Esquina%20de%20Pedra%20-%20Novo.jpg?1715272926

 

A Esquina de Pedra

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Como surgiu o Catolicismo? E seus cultos e rituais, como foram criados?
Com estilo leve e objetivo o autor transporta o leitor às primeiras reuniões cristãs. Reuniões simples e muito fraternais, em que todos eram participantes. Aos poucos essas reuniões foram se transformando, admitindo-se a prática de certos rituais. Um grupo minoritário, porém, se rebelou contra tais “evoluções” e passou a ser perseguido, num verdadeiro holocausto contra a prevalência do primitivo Cristianismo.

 


por R$ 59,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1569/original_A%20Janela%20do%20Meio%20-%202023.jpg?1715272985

 

A Janela do Meio

 

Elizabeth Goudge, Tradução de Wallace Leal Rodrigues

 

Já sentiu como se algo estivesse fora do devido lugar? Como se o seu papel na vida fosse outro e seus verdadeiros amores pessoas que ainda não conhece?
Neste empolgante romance inglês, traduzido por Wallace Leal V. Rodrigues, vamos conhecer o conflito de uma jovem, que em meio a um constante estado depressivo, incompreensíveis temores e um sentimento de desolação, busca o sentido de sua vida guiada por estranhas recordações e inesperados encontros.
Na bucólica e misteriosa Escócia, que revelações a esperam na janela do meio?

 

por R$ 58,00

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1568/original_Meimei%20%282024%29.jpg?1715272951

 

Meimei - Vida e Mensagem

 

Chico Xavier, Organização de Wallace Leal Rodrigues

 

A grandiosidade e o exemplo de vida missionária desse Espírito, Irma de Castro, a Meimei, com os exemplos de desprendimento, amor ao próximo e ternura apresentados em entrevista com Arnaldo Rocha, seu esposo. Esta obra delicada e sensível mostra detalhes do trabalho de Meimei, que quer dizer “Amor Puro”, bem como a forma carinhosa como ele a tratava e pela qual ela assina suas mensagens.

 


por R$ 44,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1570/original_Katie%20King%20nova.jpg?1715273003

 

Katie King

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Quando o Espiritismo era escarnecido por aqueles que não compreendiam o seu propósito, William Crookes, renomado cientista inglês, pesquisou a fundo as aparições do espírito Katie King durante três anos. Florence Cook, uma jovem de 15 anos, foi a médium que se submeteu aos mais rigorosos testes para a comprovação do fenômeno. Katie King, em suas aparições, conversava, caminhava na casa e permitia ser pesada e medida. Um trabalho sério de pesquisas. Um clássico do Espiritismo.

 


por R$ 44,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1571/original_Socialismo%20e%20Espiritismo%20-%20nova.jpg?1715273079

 

Socialismo e Espiritismo

 

Léon Denis, Tradução de Wallace Leal Rodrigues

 

A busca de uma nova ordem social, em  que um homem não oprima ou explore outro homem, mas seja seu  irmão, parece ser o sonho eterno de toda a humanidade. Baseado nos princípios do Cristianismo, Léon Denis faz a associação entre o Espiritismo e o Socialismo, mostrando que a compreensão plena desta doutrina, mais ampla do que sua esfera política propõe e livre dos desvirtuamentos sofridos ao longo da história, seria instrumento essencial para o estabelecimento de uma ordem social baseada na fraternidade e no amor ao semelhante.

 


por R$ 35,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1231/original_ASSINE-RIE-OCLARIM.jpg?1684408935

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

(Recebido em email de Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.newssender.com.br])

 

 

Ciclo de palestras Jorge Elarrat

Araçatuba, SP

 

(Informação de Katia Calciolari)

 

 

Nosso Lar filme  apresenta a 1ª. Mostra de Filmes Brasileiros sobre a Imortalidada da Alma em Assis, Itália.

 

Queridos companheiros de viagem, continuam os preparativos para o encontro de Joanna e André Luiz em Assis, Italia (bilingue)

Estamos todos comovidos e envolvidos pela atmosfera da Úmbria, pela memória de São Francisco e pelos ensinamentos de Joanna de Ângelis.

Serão dias inesquecíveis.

Nossos convidados são verdadeiramente especiais

Em ordem alfabetica sāo eles:

- A nova entrada, Adriana Lopes, “chegou” para contribuir com o tema “Os aspectos psicológicos da arte”

* Clovis Mello, autor e diretor do filme “Divaldo o mensageiro da paz”

* Humberto Shubert, filósofo com mestrado em teologia, que apresentará seu livro sobre Francisco

* Tiago Rizzotto, psicólogo da AME que nos ajudará na conexão entre André Luiz e Joanna de Ângelis

* Wagner de Assis que para a ocasião apresentará 4 de seus filmes, incluindo o mais recente Nosso Lar 2

 

Esperamos por vocês na Cidade da Paz e lembrem-se que faltam pouco mais de 60 dias e as vagas são limitadas. Acessem o site para saber mais sobre a programação e efetuar a vossa reserva.

Até breve! 🤗

 

 

(Informação recebida de Regina Zanella, Milão, Itália)

 

                  

7º. Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 UEP- União Espírita Paraense

Belém

 

Clique aqui:

https://web.facebook.com/uniaoespiritaparaense/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr

 

 

 

 

 

FEAP- Federação Espírita do Amapá

Macapá

 

CLIQUE AQUI:

https://web.facebook.com/federacaoespiritadoamapa/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                             

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 2

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol. 2

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento-vol-2

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

Estreia na Disney Plus: Nosso Lar 2 – Os Mensageiros

https://mcusercontent.com/b29a68975391d8be9fde4648f/images/03b69f67-f1be-fb1b-7788-3be81bb72674.png


Estreia na Disney Plus: Nosso Lar 2 – Os Mensageiros
A partir de 26 de junho, o filme estará disponível no streaming da Disney Plus Brasil

5 de jun, 24 | Comunicação FEB

 

https://mcusercontent.com/b29a68975391d8be9fde4648f/images/9433de67-13dc-b923-3081-504980fce1c2.png

 

A data está marcada! A continuação da saga Nosso Lar entra para o catálogo do serviço de streaming Disney Plus a partir de 26 de junho. Baseado na obra de Chico Xavier e André Luiz pela FEB Editora, o filme Nosso Lar 2 – Os Mensageiros levou cerca de 1,7 milhão de pessoas aos cinemas brasileiros, permanecendo mais de 10 semanas nas salas de exibição em 2024.

Integrante da
coleção A vida no mundo espiritual, os livros Nosso Lar e Os Mensageiros completam este ano 80 anos desde sua primeira publicação, em abril de 1944. Um outro olhar sobre esta história de amor e perdão, dirigido por Wagner de Assis com produção da Cinética Filmes e Star Original Productions, apoio da Globo Filmes e FEB Cinema e distribuição da Star Distribution Brasil, agora no streaming da Disney Plus Brasil.

 

Agende-se
Nosso Lar 2 – Os Mensageiros (2024)
Estreia dia 26 de junho de 2024 no streaming Disney Plus Brasil.
A14 | Drama | 1h51min

 

 

A FEB
Fundada em 1884, a Federação Espírita Brasileira é uma instituição referência sobre o Espiritismo no mundo. A FEB tem por missão oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem. Com sede administrativa em Brasília (603 norte) e histórica no Rio de Janeiro (Av. Passos n. 28/30), é mantida com a venda de livros, por doações e trabalho voluntário.

 

Contatos para imprensa

Mayara Paz
Coordenadora de Comunicação e Cinema da FEB
comunicacao@febnet.org.br

 

 

Federação Espírita Brasileira | FEB

Website | Federação Espírita Brasileira

Facebook | FEB

Instagram | FEB

YouTube | FEB

Twitter | FEB

LinkedIn | FEB

 

Copyright © 2024 Federação Espírita Brasileira | FEB, All rights reserved.
Você está recebendo este release, porque em algum momento entrou em contato com nossa Assessoria de Imprensa.

Entre em contato com a FEB:

Federação Espírita Brasileira | FEB

SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte

Brasília, DF 70.830-106

Brazil


Add us to your address book



Gostaria de alterar como recebe nossos releases?
atualize seus dados ou cancele seu cadastro.

Email Marketing Powered by Mailchimp

https://febnet.us18.list-manage.com/track/open.php?u=b29a68975391d8be9fde4648f&id=6b6df2dd09&e=928ad4fd0a

(Recebido em email de Federação Espírita Brasileira [comunicacao@febnet.org.br])

 

 

HOMENAGEM

 

 

Gedeão Fernandes de Miranda

(15/10/1894 – 06/06/1991)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image046.jpg

Gedeão Fernandes de Miranda aos 21 anos

Foto do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

Biografia elaborada por: Vilson Aparecido Disposti

DESCOBRINDO O ESPIRITISMO

No final do século passado, já sob os clarões da luminosa Codificação Kardequiana, nascia, em 15/10/1894, Gedeão Fernandes de Miranda, em Bariri, SP, filho de Antônio Fernandes de Miranda e de Ana Maria de Jesus, família católica de humildes lavradores. Na sua adolescência, viu-se enredado por notáveis fenômenos de efeitos físicos, acompanhados de cruéis processos obsessivos, que assolavam a seus pais e irmãos. A família residia na zona rural daquele município, quando recrudesceram os padecimentos coletivos do grupo familiar. Seus membros chegavam a travar lutas corporais entre si, vítimas de bem engendrada trama obsessiva. Enquanto a família mergulhava no caos, forças aparentemente ocultas pareciam zombar daquela situação, ao provocarem repentinas quedas de louças e panelas, além de arremessos de origem desconhecida de pedras sobre o telheiro. Indignado com tudo isso, o adolescente Gedeão tomou uma resolução, para si julgada definitiva, que colocaria fim àquele estado de coisas. Certa noite, armou-se de um facão caprichosamente afiado e saiu obstinado para ajustar contas com o Demônio. ­Procurou-o intensamente pelas cercanias do sítio, todavia, desapontado, não o encontrou. Por outro lado, seu ­desapontamento com Deus não era menor, chegando a exclamar que já “não acreditava nem em Deus, nem no Diabo”.

Foi exatamente neste período que conheceu Joaquim Olímpio da Silva, médium curador, que conseguiu curar sua mãe de uma obsessão que já durava 20 anos, livrando-a, inclusive, de uma paralisia no braço. Este fato despertou-lhe intenso interesse pela Doutrina Espírita. Posteriormente, comprou “O Livro dos Espíritos”, cuja leitura o entusiasmou bastante, especialmente o capítulo “Da Pluralidade das Existências”, passando, assim, a compreender os providenciais mecanismos pelos quais Deus promove Sua Soberana Justiça.

Pouco tempo depois, Gedeão dava pequena esmola a um leproso, que, anonimamente, passava montado a cavalo, a recolher moedas em uma caneca, que, após depô-la ao chão, permanecia à distância, aguardando a esmola, para somente depois recolhê-la. O piedoso gesto era repetido de vez em quando. Um dia, o enfermo, que era de pouca prosa, quebrou o silêncio dizendo a Gedeão que precisava falar-lhe, porém seria necessário que fosse à sua casa. A aceitação de Gedeão foi espontânea e sem hesitação. O ­enfermo, sentindo-se menos constrangido, prolongou o diálogo, apresentando-se como Pedro trazia faces e mãos expressivamente comprometidas pelo mal de Hansen.

O FENÔMENO DA TRANSFIGURAÇÃO

Na noite avençada, Gedeão dirigiu-se a cavalo até o vilarejo onde Pedro residia com a família. No local, moravam outros companheiros sob o mesmo infortúnio, agravado pelo impiedoso preconceito social. Assim que Gedeão encontrou a casa indicada, bateu à porta e logo foi gentilmente recebido por Pedro e seus familiares. Gedeão, tanto constrangido quanto consternado, pôde constatar as profundas dificuldades que vergastavam aqueles espíritos ali reunidos em provas aspérrimas. O ambiente era muito pobre, porém limpo, enquanto a iluminação era mantida por um lampião pendurado no teto rebaixado do pequeno cômodo. No centro, havia um caixote de borco, que era utilizado à guisa de uma mesa, havendo sobre ele um exemplar do “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Enquanto trocavam impressões, aproximava-se das 20h, quando Pedro convidou a todos para orar. Gedeão foi tomado de uma impressão indefinível de bem-estar e fixou sua atenção em Pedro, que, por sua vez, cerrou os olhos e passou a orar sentidamente. Foi com muita surpresa que, de repente, viu o rosto de Pedro, marcado pela doença, desaparecer, para surgir um iluminado semblante transcendendo luz e beleza indescritíveis, num autêntico fenômeno de transfiguração. Cessada a comovida prece, Pedro leu o capítulo IV do Evangelho: “Ninguém poderá ver o reino de Deus, se não nascer de novo”, após o que, discorreu com encantamento sobre a reencarnação. A reunião foi encerrada no mesmo clima de enlevo inicial. A partir de então, ante aquele impressionante testemunho de fé partindo daquelas valorosas almas, coroado ainda pelo inusitado fenômeno, a Doutrina Espírita tocou para sempre o espírito de Gedeão, transformando-o no incansável bandeirante do Consolador, a propagar a Doutrina pelos mais distantes rincões por onde passava.

VENCENDO O SERTÃO

Com a calma familiar restabelecida, mudaram-se para a cidade de São Sebastião do Paraíso, MG, onde trabalharam como colonos numa fazenda de café. Entretanto, em 1914, a família transferiu-se para Araçatuba, quando Gedeão já contava com 20 anos de idade, indo trabalhar na derrubada de matas na fazenda do Sr. Antônio Amaral. Naquela época, prevalecia a extração de madeira, que era enviada para Campinas por uma empresa madeireira instalada nas cercanias da antiga estação ferroviária, em cujo pátio eram depositadas gigantescas toras.

O PRIMEIRO CENTRO DA ALTA NOROESTE

Foi com suas próprias mãos que rasgou o chão inóspito das matas da Alta Noroeste, para plantar a árvore frondosa do Consolador Prometido, iniciando as reuniões familiares que culminariam na fundação do primeiro centro espírita de Araçatuba: “União Espírita Paz e Caridade”. Contava ele que nesta cidade não encontrou nenhum espírita – os seus poucos habitantes eram católicos. Assim, começou a realizar o “Estudo do Evangelho no Lar”, todas as terças-feiras, quando fazia suas preleções às pessoas que se sentavam em sacas de arroz por ele colhidas em parceria agrícola com o espanhol João Donha. Ambos cultivavam numa grande várzea, hoje transformada na bela avenida João Arruda Brasil.

A fundação da “União Espírita Paz e Caridade” ocorreu em 21 de abril de 1921. Gedeão foi auxiliado por um pequeno, mas qualificado grupo de espíritas, amorosamente plasmados na intimidade do seu lar. Entre eles, cumpre-nos destacar o Sr. José Sanches Guzman, que doou um terreno, cuja venda permitiu a compra de uma área maior, localizada na estrada do Córrego Azul, atual Rua Marcílio Dias, 128, Bairro São Joaquim. A edificação da modesta construção – cujas paredes eram de barro – foi feita pelas próprias mãos de Gedeão, enquanto João Donha atuava como servente.

O AMIGO CAIRBAR SCHUTEL

A versatilidade de Gedeão não parava aí. Como presidente da “União Espírita Paz e Caridade”, teve o zelo de mandar imprimir, em outubro de 1923, seu Estatuto Social, na “Typografia d’O Clarim”, dirigida pelo eminente vulto Cairbar Schutel, em Matão, SP. Um exemplar do mencionado estatuto foi encontrado junto aos seus guardados, acompanhado de uma carta original manuscrita pelo punho de Schutel, como Gedeão assim o chamava, documento esse que faz referências à qualidade do material enviado, bem como cuidadosa prestação de contas das despesas gráficas, apontando, inclusive, o valor do porte do correio sobre a remessa, cujos documentos originais eram carinhosamente guardados por Gedeão, o que nos permitiu consultá-los para atender à elaboração do presente trabalho, ao qual nos entregamos com enorme alegria.

A diretoria relacionada naquela publicação era a seguinte: Gedeão, presidente; Júlio Monteagudo Pinheiro, vice, sendo os demais membros Antônio Manoel da Cunha, Mauro Guimarães, José Miguel Serapião e Francisco Graton.

OS BENFEITORES ESPIRITUAIS

As tarefas espirituais ganhavam força, sob a proteção de muitos Espíritos Benfeitores. Gedeão não os nominava, porém seus confrades falavam das presenças veneráveis do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, Irmã Celina, Pai Jacó, além de espíritos familiares, cujas entidades, consagradas ao bem supremo, realizavam extraordinário socorro aos enfermos da alma e do corpo. O trabalho passou a atrair grande número de necessitados, obrigando-o, junto aos amigos, a reservar amplo alojamento para as pessoas enfermas, que vinham, inclusive dos estados vizinhos, em busca de atendimento. Entretanto, havia casos muito graves de doenças mentais já instaladas, pelo que, o próprio Gedeão transportava os referidos pacientes de trem para a cidade de Franca, onde havia um atendimento mais específico. Para tanto, Gedeão foi obrigado a tirar um salvo-conduto, para não ser preso durante a viagem, em razão de levar consigo aqueles pacientes, que, à época, eram trancafiados nas Cadeias Públicas. O referido documento também faz parte de seus arquivos e foi emitido pela Superintendência de Segurança Política e Social do Estado de São Paulo. Mais tarde, em 1932, os doentes mentais passaram ser carinhosamente tratados em Araçatuba mesmo, pela venerável Benedita Fernandes.

O CASAMENTO COM MARIA JÚLIA

No que se refere à vida pessoal, Gedeão, casou-se, em 1921, com Dona Maria Júlia de Aquino, viúva e mãe de três filhos, com quem teve outros seis. O casal adotou ainda um menino recém-nascido, cuja mãe era portadora de hanseníase e morrera no parto. Atualmente, todos os filhos das primeiras núpcias já desencarnaram, entretanto, deixou um número expressivo de netos residentes em nossa região.

O ABRIGO ISMAEL

Em 1923, um grupo de senhoras, sob direção de Dona Maria Júlia de Aquino Miranda, fundou a Associação das Senhoras Espíritas, o Abrigo Ismael, para socorrer aos mais pobres, depois departamento da U. E. “Paz e Caridade”. Dona Maria Júlia era uma personalidade encantadora – alojava os necessitados, dando-lhes alimentação. Não raro, acolhia, em sua própria casa, pessoas com intrincados processos obsessivos. Ali, permaneciam por algum tempo, até que adquirissem o reequilíbrio necessário para volverem à família. Dona Maria Júlia atuava ainda nas sessões como dedicada médium de ‘incorporação’, entregando-se docilmente com desvelado amor aos sofredores de ambas dimensões da vida.

O ACIDENTE DE TREM

Gedeão trabalhou também na manutenção da estrada de ferro. Contava ele que transcorria o ano de 1925, quando viajava a serviço da N.O.B, para Itapura, SP. Seguia dormindo, quando uma entidade espiritual o acordou, advertindo-o com insistência: “Levanta! levanta! Que esta locomotiva vai tombar!” Ele, porém, não deu muita importância, considerando que a viagem transcorria tranqüila, entretanto, o Espírito se fez completamente visível e repetiu enfaticamente o aviso, o que lhe permitiu tomar posição de alerta. Naquele instante, a locomotiva iniciava uma curva já próxima da cidade, o trem começou a descarrilar, porém houve tempo de Gedeão saltar do vagão, livrando-se do grave sinistro. O acidente provocou graves danos, pelo que foi aberta rigorosa Sindicância Administrativa para se apurar as causas do acidente. Todavia, para não depor contra o maquinista, que desenvolvia uma velocidade incompatível para a manobra, Gedeão pediu demissão.

O AMIGO GUZMAN

Por volta de 1928, foi convidado pelo Sr. José Sanches Guzman para trabalhar na lavoura de café, localizada no Bairro Goulart, zona rural de Birigüi, onde reinstalou o culto do Evangelho no lar, novamente, às terças-feiras. Para sua modesta casa, fluíam muitas pessoas assoladas por incompreendidas obsessões. Assim, Gedeão dava curso ao fraternal atendimento cada vez mais solicitado. Com o inestimável amigo Guzman, fundaram, no Goulart, o Centro Espírita “Humilde dos Pobres”.

A PERSEGUIÇÃO POLICIAL

Dentre as diversas mediunidades de que era dotado, as mais espontâneas eram a clarividência e a clariaudiência, que lhe permitiam o contato natural e perene com seus Amigos Espirituais. Seu elevado padrão moral transmitia a quantos o buscavam uma serenidade indescritível. Seu acendrado amor aos sofredores apaziguava os corações atormentados que eram levados à sua presença, em manifesto processo de loucura e obsessão. Se, por um lado, os resultados alcançados eram extremamente positivos, graças à elevada assistência espiritual com a qual podia contar, por outro, o imaginário popular coloria ainda mais os perenes fenômenos de cura. Se, em parte, contribuíam para a propagação da Doutrina nascente, de outra, lhe traziam alguns inconvenientes, como o título de “Curador do Goulart”. Relata Aristides Penalva Sanches, filho de Guzman, que no ano de 1933, em decorrência da ‘fama’ de médium curador de Gedeão, não tardou muito para que fosse denunciado, pelo inconformismo, ao Dr. Gamaliel, ilustre delegado de polícia de Birigüi. Dr. Gama, como era chamado, deu-lhe o exíguo prazo de 24 horas para que abandonasse o município, sob pena de prisão, acusado do “crime” de “espalhar o Espiritismo como a peste bubônica”.

Assim, Gedeão colocou seus poucos móveis sobre a carroça e retornou para Araçatuba. Neste episódio, não faltou a prova da inequívoca amizade e solidariedade de Guzman, que viajou, na companhia de amigos, até a cidade de Campinas, para entrevistar-se com o Senador da República José Ribeiro, também membro da diretoria da FEB (Federação Espírita Brasileira) na cidade do Rio de Janeiro. O respeitável político expediu um ofício, restituindo prontamente a justiça, permitindo o imediato regresso de Gedeão e de sua família para o Goulart.

CARTAS DE MANOEL QUINTÃO

Inobstante a precariedade dos meios de comunicações verificada na época, Gedeão mantinha estreita correspondência com a FEB, naquele período sediada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. Mantinha-se atualizado, em constantes intercâmbios com os jornais “O Clarim”, de Matão, SP, e “Nova Era”, de Franca, SP. Dentre os documentos da época guardou, com muito carinho, uma carta manuscrita por Manoel Quintão, então presidente da FEB, datada de 30 de julho de 1931. Na valiosa missiva, o ilustre presidente respondia às acuradas indagações de Gedeão sobre o passe, cujo pequeno trecho, seja pelo precioso conteúdo, seja pelo relevante valor histórico, tomamos a liberdade de transcrever, ao menos parcialmente: “Os passes, quando ministrados com fé e pureza de intenção, aproveitam a quem os dá e a quem os recebe, porque, neste caso, a só aproximação dos Espíritos doadores produz a harmonia do ritmo vital nos organismos, tanto quanto propicia bons pensamentos, que são também salutares, porque o pensamento é força ativa. Mas, por isso mesmo, que eles, os passes, são um remédio preciso, não devem ser aplicados arbitrariamente, a torto e a direito. O médium que os aplica e o paciente que os recebe devem estar concentrados , atentos e mostrarem-se dignos por palavras, pensamentos e obras, da esmola que pretendam alcançar”.

GEDEÃO E BENEDITA FERNANDES

Gedeão foi contemporâneo de Dona Benedita Fernandes, inclusive, fazendo-se presente na reunião de 6 de março de 1932, assinando a ata de fundação da Associação das Senhoras Cristãs. Dizia ele que Dona Benedita, antes da fundação da referida instituição, colhia os lavradores em trânsito a procura de trabalho, chamados naquele tempo de “variantes”. Ela os reunia sob improvisado abrigo que arranjava ao juntar as cascas das toras acumuladas na Estação. Ao amanhecer, Mãe Dita, como era carinhosamente chamada, ressurgia por entre as toras, trazendo com sua alegria um bule de café. Para o almoço, servia humilde sopa de fubá. O gesto de caridade de Dona Benedita não passava despercebido; aos poucos, foi conquistando simpatizantes, que passavam a colaborar, trazendo-lhe, aos sábados, carroças com alimentos para atender aos necessitados. Assim, o Espírito de Benedita venceu este século. Hoje, continua sendo por todos nós venerada pelo seu devotamento à causa do Cristo, pela sua coragem e lucidez. Assim, “Dama da Caridade” é justo título que inspiradamente lhe atribuiu Dr. Antônio César Perri de Carvalho.

O BANDEIRANTE DO ESPIRITISMO

Em 1945, fundou o Centro Espírita Guillon Ribeiro, no Bairro da Prata, em Araçatuba, SP, auxiliado por Alberto Pineis e seus familiares.

Nos anos de 1948 e 1949, Gedeão passou a ser representante da RIE – (Revista Internacional do Espiritismo) e do jornal “O Clarim”, ambos coordenados por Cairbar Schutel, em Matão, SP, e, ainda, do periódico “Nova Era”. Para a divulgação destas obras, Gedeão empreendia longas viagens de trem até Corumbá, MT, geralmente proferindo palestras nas cidades por onde passava, incentivando a criação de pequenos grupos espíritas, além de intercâmbios com oradores como José Russo e João Leão Pita. Como era representante daqueles importantes órgãos da imprensa espírita, Gedeão foi convidado a participar da reunião de fundação da Aliança Espírita “Varas da Videira”, em 11 de junho de 1949, também em Araçatuba.

NOVOS DESAFIOS FAMILIARES

Findava a década de quarenta, quando a laboriosa Dona Maria Júlia deixou o palco das lutas terrestres, regressando à Espiritualidade, legando numerosa prole aos cuidados de Gedeão. Depois de seis anos de viuvez, Gedeão casou-se, em segundas núpcias, com a Sra. Albertina Fernandes de Miranda, em 24 de julho de 1954. O casal teve apenas um filho de nome Clarêncio, nascido em 10/12/68. Dona Albertina e o filho vivem hoje na cidade de Birigüi, amorosamente acolhidos por Aristides Penalva Sanches e seus familiares, nas dependências do Centro Espírita “José Sanches Guzman”, localizado na Rua das Hortênsias, 40.

GEDEÃO EM BIRIGÜÍ

Em 1976, conhecemos o Sr. Gedeão no Centro Espírita “Humilde dos Pobres”, na zona rural de Birigüí, onde continuava realizando magnífica tarefa de socorro aos complexos casos obsessivos. Sua presença de amor e sua elevada moral impunham significativa quietude às entidades atormentadas e às suas respectivas vítimas, no desforço de hoje pelas faltas do ontem. Pessoalmente, presenciamos a solução de difíceis dramas obsessivos, ante a sábia interferência de Gedeão, que se colocava como ponte da reconciliação entre os personagens em dura contenda.

O INSTRUTOR GEDEÃO

Em 1977, o Sr. Gedeão mudou-se para a cidade de Birigüi, onde fundou a União Espírita “Casa do Caminho”, localizada na Rua Tenente-Coronel Jair Forest, 500, Bairro Santo Antônio. A partir desta data, passamos a conviver estreitamente com ele, a quem recorríamos sempre ante as dificuldades existenciais da adolescência. Ele usava da ternura e bondade para ajudar, porém não abdicava da energia, ao falar sobre a necessidade impe­riosa do cumprimento do dever, que nos cabe perante a vida, cujo dever não podemos fugir sem suportar pesado ônus para a nossa economia espiritual.

Ainda em Birigüí, participou da fundação do Centro Espírita “José Sanchez Gusman”, onde continuávamos buscando sua paternal companhia. Assim, era sob o frondoso pé de abil, para onde nos convidava a sentar sempre que o visitávamos, vivenciando ali as duas últimas décadas de tão profícua existência. Embora firmando-se numa velha bengala, mantinha-se numa postura sempre altiva, conversava com firmeza e vigor na voz. Após sentar-se no banco tosco, à sombra generosa do grande arvoredo, Gedeão colocava os olhos na direção do infinito, examinava calmamente o céu, para em seguida exclamar uma saudação quase formal – “Deus..., na natureza!”, uma alusão ao título da obra do escritor francês Camille Flammarion, de quem era profundo admirador. Para depois, colocar-se atento às nossas indagações sobre a Doutrina, bem como sobre os nossos conflitos, em torno da mediunidade nascente. Ele nunca nos faltava com seu paternal afago e tampouco com seus estímulos e orientações preciosas. Foi neste laboratório vivo de ternas vibrações, que nos orientou e nos preparou para fundar a Casa do Caminho Ave Cristo, que se constitui num centro de reabilitação para jovens com dependência de drogas, cuja instituição é o resultado natural do seu espírito empreendedor.

A HORA DO REGRESSO

No inverno de 1991, Gedeão contava com 96 anos. De vez em quando, era tomado por pertinaz pneumonia, que lhe minava, pouco a pouco, a resistência física, porém, se o corpo apresentava-se alquebrado, em face da longa e perene refrega existencial, do seu espírito exornavam serenidade e lucidez, somente encontradas nas almas dos que se aproximam da hora suprema, com a consciência do dever retamente cumprido.

Assim, foi no entardecer de 6 de Junho de 1991 que o Espírito Pioneiro e combativo de Gedeão Fernandes de Miranda demandava a Pátria Espiritual, cercado de seus familiares e amigos. No momento em que seu corpo era sepultado, não faltou a manifestação emocionada de um confrade, a exaltar-lhe suas nobres realizações em favor da propagação da Doutrina do Consolador e do socorro aos que sofrem, sempre em permanente clima de renúncia e paciência, fazendo alusão, inclusive, à sua pobreza material, na qual carpiu muitas privações, porém jamais se ouviu ele dizer “eu preciso”, porquanto sustentava que se considerava muito rico, porque era um homem que não tinha necessidades.

A ETERNA GRATIDÃO

Transcrevemos, a seguir, um valioso depoimento de Maria Rosa Disposti, que privou assiduamente da convivência com o Sr. Gedeão, nos últimos anos de sua existência. “Em 1979, eu era ainda adolescente, ­quando meu genitor, Miguel Disposti, desencarnou, deixando imensa saudade em minha alma. Quando, então, o Sr. Gedeão, constituiu-se, para mim, em um segundo pai e abnegado instrutor, especialmente por cuidar da minha educação espiritual, porquanto dele recebi as primeiras lições da Doutrina Espírita, sempre enriquecidas com delicadas dissertações sobre o Evangelho de Jesus e as histórias das primícias do reino com o Cristianismo nascente. Entretanto, quando ele regressou à Pátria Espiritual, senti-me verdadeiramente órfã pela segunda vez. Mergulhada em densas saudades, não poucas vezes busquei a sombra do frondoso pé de abil, para respirar, naquele poético cenário, a leve psicosfera, que, por precioso tempo, abrigou o valoroso Espírito do Sr. Gedeão durante suas doces preleções. Sua admirável bondade e inegável sabedoria, plantaram em mim eternos carinho, respeito e gratidão, sentimentos que cultivarei para sempre em minha alma”.

O TRABALHO CONTINUA

Hoje, o Espírito Gedeão, unido a outras venerandas Entidades, que souberam honrar o compromisso com Jesus, na hora primeira deste século, divulgando o Evangelho do Cristo à luz da revelação kardequiana, desbravando sertões, abrindo veredas, arrostando os perigos da terra inculta e vencendo os preconceitos humanos, granjearam para si merecidas credenciais das Esferas Superiores, por desfraldarem, com a própria alma, a bandeira do Consolador, nestas terras da Alta Noroeste. Em nossos dias, permanecem eles conosco em primorosas tarefas, prestando fraternal assistência aos nossos núcleos espíritas, transformando-os em vigorosas constelações de luz, a iluminar a noite escura de nosso tempo, até que a aurora de um porvir de luz venha beijar a Terra e ficar conosco para sempre. Enquanto isso, para atenuar as saudades dos nossos, da vanguarda evolutiva, recordemos Emmanuel, que sabiamente pontifica: “Todos nós estamos juntos na presença Augusta de Deus”.

 

 

 

(Copiado de: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/gedeao_fernandes.htm)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image047.jpg

 

Araçatuba à época de sua fundação que ocorreu no dia 2 de dezembro de 1908..

Imagem do arquivo da Câmara Municipal de Araçatuba.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image048.jpg

Gedeão Fernandes de Miranda aos 21 anos. Foto do livro Obra de Vultos, volume 1. 

Gedeão é citado como  o primeiro espírita a chegar em Araçatuba,  no ano de 1914, seis anos depois da fundação da cidade.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image049.jpg

Gedeão Fernandes de Miranda, na homenagem que lhe foi prestada em 1975, pela

União Espírita “Paz e Caridade”, de Araçatuba, entidade fundada aos 21 de abril de 1921.

Gedeão foi o  fundador e  primeiro presidente da União Espírita Paz e Caridade. 

Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/25-10-2017_arquivos/image009.jpg

Dona Benedita Fernandes, na estrema esquerda de pé, e o casal Maria Bogalho  e

Manoel Clemente Gonçalves ao seu lado foram muito amigos de Gedeão Fernandes de Miranda.

Foto do arquivo do Hospital Benedita Fernandes, Araçatuba, SP. 

Leia o texto da biografia de Gedeão nesta postagem.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image051.jpg

Centro Espírita “Humilde dos Pobres”, no Bairro do Goulart, em Birigui, SP., fundado por José Sanchez Gusman em 1928..

Na época o Sr. Gedeão que morava no sítio do sr. Guzman participou da inauguração e das atividades do Centro. .

 Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1, da biografia de José Sanchez Gusman. Os integrantes do Centro Espírita “Humildes dos Pobres”  mantinham contato permamente com a Associação das Senhoras Cristãs, dirigida por dona Benedita Fernandes, participando de reuniões doutrinárias e fazendo doações para ajudar na manutenção da entidade. 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image052.jpg

Estrada que faz a ligação do  Bairro do Goulart com Araçatuba. Foto: Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image053.jpg

Evento no Abrigo Ismael no ano de 1943. Paritipação de presidentes, crianças da evangelização e da escola

pública municipal que ali funcionava. Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image054.jpg

A sédea da União Espírita “Paz e Caridade” após ampliações na década de 1960.

Imagem do arquivo da União Espírita “Paz e Caridade”

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image055.jpg

Foto da década de 1960  de senhoras assistidas no Abrigo Ismael tendo na extrema esquerda “Tia Luiza”, 

grande batalhadora na casa tanto no aspecto doutrinário como administrativo. Foto do arquivo da

União Espírita Paz e Caridade copiada do livro Obra de Vultos, volume 2. 

Pode ser uma ilustração de 2 pessoas

Sr.  Gedeão Fernandes de Miranda fundador da Centenária União Espírita Paz e Caridade em

21 de abril de1921 e do seu departamento Abrigo Ismael em 03 de outubro de 1941.

Quadro óleo sobre tela doado à  entidade pela artista Nair Camargo de São Paulo,SP.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image057.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image058.jpg

Fachada atual da União Espírita “Paz e Caridade” e seu departamenbo AbrigoIsmael.

Imagens fornecidas  pelaUEPC

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image059.jpg

Túmulo de Gedeão Fernandes de Miranda no Cemitério da Consolação em Birigui, SP.

Gedeão faleceu no dia 5 de junho de 1991 e foi sepultado no dia 6. Foto: Ismael Gobbo.

 

 

 Amor Infinito

Nós e o Mundo

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br