Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 28 de maio de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/28-05-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/27-05-2024.htm

25-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/25-05-2024.htm

24-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/24-05-2024.htm  

23-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/23-05-2024.htm

22-05-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MAIO/22-05-2024.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

O Livro dos Espíritos. 4ª. Edição. 1860. Allan Kardec.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

 

A 1ª. Edição de O Livro dos Espíritos foi lançada a 18 de abril de 1857.

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/30-03-2020_arquivos/image007.jpg

Revista Espírita em sua primeira edição no ano de 1858.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Revue_Spirite_1%C2%AA_ed_1858.jpg

 

 

Revue Spirite

O periódico, com a função de divulgação da doutrina espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios, em 1 de janeiro de 1858 em Paris, com o nome de Revue Spirite. Tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques", uma vez que igualmente eram publicados estudos sobre aspectos da psicologia humana. O seu primeiro número apresentava 36 páginas.

Kardec foi o diretor da revista até ao seu falecimento, em 31 de março de 1869. Ele utilizava a revista para o desenvolvimento e debate de ideias que seriam, muitas delas, após consolidadas, transferidas para os livros da Codificação Espírita.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revue_Spirite

 

 

parisarcodotriunfo

Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Jornal “Le Monde Illustré” do dia 18 de abril de 1857.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6222954h.item

 

 

Elogios e críticas

 

Se o sol dependesse da aprovação humana para alimentar a vida que gravita ao seu redor, certo que, desde muito, estaria reduzido a montão de cinzas.

Se a Terra sofresse com as censuras que lhe são constantemente dirigidas por todos aqueles que a categorizam por vale de lágrimas, já teria descido à condição de um cemitério no espaço.

Se a semente rejeitasse a solidão e a morte a que se vê relegada no solo, a fim de colaborar no sustento do mundo, as criaturas estariam, há muito tempo, sem a bênção do pão.

Se a fonte recusasse o regime de mudança incessante e permanente em que é chamada a servir, a vida organizada na Terra se mostraria reduzida a primitivismo e estagnação.

Se a árvore só produzisse sob aplausos, o fruto não abençoaria a mesa dos homens.

*   *   *

Uma vez mais, aprendamos com as lições simples da natureza.

Agradeçamos os louvores que nos fortalecem para o desempenho das obrigações e aproveitemos com resignação a advertência que a crítica nos dá.

Elogios e críticas não podem se converter em combustível para a realização das nossas tarefas abençoadas no mundo.

Primeiro, percebamos como tanto os que destacam o bem quanto os que apontam defeitos são passageiros.

Mudam conforme as marés das pessoas que os fazemMuitas vezes têm muito mais a ver com elas mesmas do que com uma correta avaliação de uma obra que avaliam.

Em segundo lugar, se precisamos de elogio para trabalhar e se a desaprovação nos paralisa a faculdade de servir, estamos longe de compreender o tesouro da oportunidade de aprimoramento e elevação que nos enriquece o caminho.

bênção que nos reconforta, a luz que clareia a estrada, a força que nos sustenta e o apoio que nos escora, chegam sempre de Mais Alto e procedem tão somente de Deus.

Por isso, deixemos de dar excessivo valor às avaliações do mundo, uma vez que o mundo é instável.

Num momento, recebemos elogios sinceros, noutro são manifestações de inveja. E, em outro ainda, apenas repetição de palavras vazias.

Por outro lado, as críticas muitas vezes apontam verdades que não enxergamos. Também podem ser manifestações de complexos internos de um ser em desequilíbrio.

Não há como sustentar qualquer obra, qualquer trabalho nas asas de críticas e elogios do mundo.

Vejamos como personalidades expostas diariamente a isso nas redes sociais, nas grandes mídias, mostram-se profundamente abaladas com tais comportamentos.

Algumas ignoram tudo para poderem continuar. Outras, quando começam a ler, a ouvirse entristecem, se revoltam, devolvem na mesma moeda. E há as que se desligam de tudo para não tomar conhecimento de mais nada.

Importante ouvir as críticas e elogios daqueles que respeitamos, dos mais próximos, daqueles que querem o nosso bem.

Nossos tutores, orientadores, serão sempre os nossos anjos de guarda na Terra. Procuremos por seus conselhos, suas palavras amigas.

Sigamos nossa proposta de amor e verdade sem medo, recordando do sol, da Terra, da semente e da fonte. Todos sendo úteis pelo bem comum.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Elogios e críticas,
 do livro 
Segue-me, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. O Clarim.
Em 27.5.2024.

  

 CLIQUE AQUI:

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

 

 

Canção de Louvor de Miriam. Óleo sobre tela de Wilhelm Hensel. Imagem/fonte:

https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Wilhelm_Hensel_%281794-1861%29_-_Miriam%27s_Song_of_Praise_-_RCIN_408985_-_Royal_Collection.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/13-05-2019_arquivos/image011.jpg

Manhã de sol. Foto Ismael Gobbo.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiej5zSLP_fdwrRhEUcyX8i5X6uN9s7SP6DtS2WtCkfRfGqd-SGCx5Oiqh0kR4oV2sBbSVXv7Ua1QSWJ1Yg1dBBNYo43Lbanip_mJ-rXJBY9tCdoHdtq79P7VVj5C6Djh0PSTj2_N-v1kLs/

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEoRDMFXpmZlVrNkY_D-QT8Zn1nNzDs_bgI_ZcgQH4FhqqGyHDONEwQRpiOCbv3OfkA-C_3PfScXXFtJeVBQ0PP3eSzS4t-VBCWFJsoCYRfq8MqFSgZBuXGPGRTeKpPV9S04iKSAA9MdRN/

Fontana di Trevi, Roma, Itália. Fotos de  Ismael Gobbo

Salvator Mundi (Bênção de Cristo). Óleo sobre tela de Ticiano.  Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Titian,_Salvator_Mundi_(Christ_Blessing),_c._1570,_oil_on_canvas,_96_x_80_cm,_Hermitage_Museum.jpg

 

 

Saibamos pensar

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nós. Lição nº 08. Página 39.

 

Se pretendes receber a luz dos anjos para viver em paz entre os homens, observa como pensas, a fim de que a sombra de ontem não te anule a esperança de hoje.

Cada dia é frente movimentada na luta silenciosa, em que nos cabe entronizar na consciência aquela vitória espiritual sobre nós mesmos, capaz de assegurar-nos a suspirada penetração na Vida Celeste.

Hora a hora, aprendamos a pensar com o bem, pelo bem, junto do bem, através do bem e estendendo o bem, a fim de que venhamos a errar menos, diante das Leis que nos regem.

Observando o irmão transviado, que a convenção apelida por malfeitor, mentaliza-lhe a recuperação que o integrará na comunidade das criaturas úteis e auxilia-o quanto possas.

Perante a irmã que se fez infeliz na conceituação dos outros, reflete no esforço que o seu valor feminino despendeu para ser nobre e digna e estende-lhe mãos fraternas.

Ante o delinqüente que se transformou em réu da justiça, medita na batalha indefinível que o companheiro desventurado terá vivido em si próprio, antes de render-se à tentação e ampara-o com os recursos ao teu alcance.

Não cubras teus olhos com o crepe do pessimismo, nem envolvas teus braços no gelo da indiferença.

Aprende a pensar para o bem para que o bem te ensine a ver e a servir.

Onde o mundo situa o aviltamento e a corrupção, a falência e a queda, o pensamento reto descobre sonhos malogrados e aspirações desfeitas que a tempestade da ignorância e da penúria destruiu.

Não te confies às sugestões da tristeza e do desânimo, da crueldade e da maldição.

Passa auxiliando e sentirás no irmão da estrada a continuação de ti mesmo.

E, acendendo a luz da confiança e da bondade em torno dos próprios pés, guardarás a mente invulnerável à influência das trevas, convertendo o próprio espírito em vaso sagrado no qual o pensamento nobre, recolhido com limpidez e segurança, transformar-te-á a existência em estrela, brilhando na Terra em abençoada antecipação ao Reino de Deus. 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cristo e a acusada de adultério. Óleo no painel de Pieter Bruegel, o Velho

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_e_a_Acusada_de_Adult%C3%A9rio

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/28-11-2018_arquivos/image013.jpg

Um otimista e um pessimista. Óleo na madeira por Vladimir Makovsky.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/25-08-2021_arquivos/image018.jpg

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Stanislas Henry-Benoit Darondeau

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stanislas_Henry-Benoit_Darondeau%27s_oil_on_canvas_painting_%27The_Return_of_the_Prodigal_Son%27,_1840.jpg

 

 

A noite estrelada. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh. Imagem/fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Nota:

Momento amoroso em praça de Washington

Junto a uma comunidade carente na Praça McPherson, em Washington, DC (EUA) membros da Spiritist Society of Virginia- SSVA, no dia 25 de maio, ofereceram atenções fraternas e distribuíram refeições caseiras para os irmãos e irmãs necessitados, em situações de rua. Sacos de bens com corações e oração para todos. Entre histórias lindas para contar, uma mulher chorou no final do culto porque não pegou a comida, que já havia terminado. No entanto, um dos homens, que a recebeu, decidiu dar-lhe a sua refeição! No final, o próprio homem liderou o momento de oração para todos. Os integrantes da SSVA consideraram um lindo dia de ação!

A SSVA foi fundada por Vanessa Anseloni, que também dirige a Kardec Radio e é editora-chefe da revista Spiritist Magazine.

De: https://www.facebook.com/search/top?q=spiritist%20society%20of%20virginia

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Palestra no C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

 

(Informação de Katia Calciolari)

 

 

XVII FEMEU – Festival de Música Espírita de

Uberaba

 

 

24 de agosto de 2024 – às 19h

Anfiteatro TURMALINA da UFTM

Rua Vigário Carlos Nº 100 – Abadia

Entrada franca

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

01/06 à 14/07/2024 através do link:

https://forms.gle/uKHJCRfcheti7vD8A

 

PREMIAÇÃO:

1º Lugar: Caixa Staner PS1501 200w com Tripé e 1 Troféu.

2º Lugar: Mesa Soundvoice MS 102 e 1 Troféu.

3º Lugar: Violão Tagima Latin AM Flat Nylon com Capa e 1 Troféu.

4º Lugar: Série André Luiz “A Vida no Mundo Espiritual” – Kit de 13 livros e 1 Troféu.

5º Lugar: Romances históricos de Emmanuel – Kit de 5 livros e 1 Troféu.

6º Lugar: Coleção Fonte Viva de Emmanuel – Kit de 6 livros e 1 Troféu.

 

INFORMAÇÕES:

E-mail: femeu.uberaba@gmail.com

WhatsApp: (34) 9 9969-7191

 

REALIZAÇÃO:

UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

APOIO:

ABRARTE

UEM e COFEMG

AME e CRE UBERABA

FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com])

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

 

(Recebido de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com] )

 

 

O aviso sobre a minha gravidez (leia agora!)

A médium revelou ainda o sexo do bebê, disse que se tratava de alguém muito especial e...

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

 

O aviso sobre a minha gravidez

 

 


A colaboradora Patrícia Carvalho contou sua história na seção Foi Assim na edição do jornal Correio Fraterno que acaba de sair.

Ela lembra que dona Irene Carvalho, fundadora da Comunhão Espírita de Brasília, sempre foi uma médium de grandes potencialidades.

Leia agora: www.bit.ly/AvisoSobreGravidez

 

“Eu a ajudava a reunir anotações de suas memórias, porque ela tinha o intento de fazer um livro autobiográfico. Num entardecer do ano de 2001, lá fui eu encontrá-la, com um calhamaço de folhas nos braços. Eu estava bem cansada. (...) Quando cheguei à sala dela e entreguei suas anotações, bocejei. Foi o que faltou para dona Irene olhar para mim e dizer:

– Está grávida, não é, minha filha?

A médium revelou ainda o sexo do bebê, disse que se tratava de alguém muito especial e ainda completou:

– Já vai pensando no nome...

Hoje, décadas depois, Patrícia revela como terminou essa linda história: www.bit.ly/AvisoSobreGravidez

Você também pode enviar sua história pra gente e vê-la publicada no Correio Fraterno. É só escrever para redacao@correiofraterno.com.br.

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

 

Oração pelo Planeta todos os dias com

Elsa Rossi

Todas as Terças-Feira 18:30h de Brasil Vamos orar juntos? https://www.youtube.com/live/aZnnZxffjuQ?si=PgUQ6AMcaJ9QZPUo

 

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [elsarossikardec@gmail.com])

 

 

Convite. Arraiá do Gepar. Piratininga, Niterói, Rio de Janeiro

Acesse o link abaixo

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.geparpromocaointegral.org.br/so/08OztKk8s?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_da61dbff7899452dbf75405f049da06e~mv2.png/v1/fit/w_620,h_2000,al_c,q_85/image.png

 

 

(Recebido em email de Gepar [direcao@geparpromocaointegral.org.br])

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1565/original_mkt-WALLACE_feed.jpg?1715272804

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1566/original_E%20para%20o%20resto%20da%20vida_esp.jpg?1715272921

 

E, para o resto da vida...

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Clássico da literatura espírita e lido por diversas gerações, é uma contribuição às crianças de qualquer idade. Através de 38 contos traz referência esclarecedora a pais e educadores. A simplicidade e a suavidade da narrativa, das pequeNas histórias com grandes lições para a vida, cativam e sugerem o caminho para uma vida de harmonia e felicidade. Livro colorido e ilustrado.

 


por R$ 45,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1567/original_A%20Esquina%20de%20Pedra%20-%20Novo.jpg?1715272926

 

A Esquina de Pedra

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Como surgiu o Catolicismo? E seus cultos e rituais, como foram criados?
Com estilo leve e objetivo o autor transporta o leitor às primeiras reuniões cristãs. Reuniões simples e muito fraternais, em que todos eram participantes. Aos poucos essas reuniões foram se transformando, admitindo-se a prática de certos rituais. Um grupo minoritário, porém, se rebelou contra tais “evoluções” e passou a ser perseguido, num verdadeiro holocausto contra a prevalência do primitivo Cristianismo.

 


por R$ 59,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1569/original_A%20Janela%20do%20Meio%20-%202023.jpg?1715272985

 

A Janela do Meio

 

Elizabeth Goudge, Tradução de Wallace Leal Rodrigues

 

Já sentiu como se algo estivesse fora do devido lugar? Como se o seu papel na vida fosse outro e seus verdadeiros amores pessoas que ainda não conhece?
Neste empolgante romance inglês, traduzido por Wallace Leal V. Rodrigues, vamos conhecer o conflito de uma jovem, que em meio a um constante estado depressivo, incompreensíveis temores e um sentimento de desolação, busca o sentido de sua vida guiada por estranhas recordações e inesperados encontros.
Na bucólica e misteriosa Escócia, que revelações a esperam na janela do meio?

 

por R$ 58,00

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1568/original_Meimei%20%282024%29.jpg?1715272951

 

Meimei - Vida e Mensagem

 

Chico Xavier, Organização de Wallace Leal Rodrigues

 

A grandiosidade e o exemplo de vida missionária desse Espírito, Irma de Castro, a Meimei, com os exemplos de desprendimento, amor ao próximo e ternura apresentados em entrevista com Arnaldo Rocha, seu esposo. Esta obra delicada e sensível mostra detalhes do trabalho de Meimei, que quer dizer “Amor Puro”, bem como a forma carinhosa como ele a tratava e pela qual ela assina suas mensagens.

 


por R$ 44,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1570/original_Katie%20King%20nova.jpg?1715273003

 

Katie King

 

Wallace Leal V. Rodrigues

 

Quando o Espiritismo era escarnecido por aqueles que não compreendiam o seu propósito, William Crookes, renomado cientista inglês, pesquisou a fundo as aparições do espírito Katie King durante três anos. Florence Cook, uma jovem de 15 anos, foi a médium que se submeteu aos mais rigorosos testes para a comprovação do fenômeno. Katie King, em suas aparições, conversava, caminhava na casa e permitia ser pesada e medida. Um trabalho sério de pesquisas. Um clássico do Espiritismo.

 


por R$ 44,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1571/original_Socialismo%20e%20Espiritismo%20-%20nova.jpg?1715273079

 

Socialismo e Espiritismo

 

Léon Denis, Tradução de Wallace Leal Rodrigues

 

A busca de uma nova ordem social, em  que um homem não oprima ou explore outro homem, mas seja seu  irmão, parece ser o sonho eterno de toda a humanidade. Baseado nos princípios do Cristianismo, Léon Denis faz a associação entre o Espiritismo e o Socialismo, mostrando que a compreensão plena desta doutrina, mais ampla do que sua esfera política propõe e livre dos desvirtuamentos sofridos ao longo da história, seria instrumento essencial para o estabelecimento de uma ordem social baseada na fraternidade e no amor ao semelhante.

 


por R$ 35,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1231/original_ASSINE-RIE-OCLARIM.jpg?1684408935

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

(Recebido em email de Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.newssender.com.br])

 

 

Ciclo de palestras Jorge Elarrat

Araçatuba, SP

 

(Informação de Katia Calciolari)

 

 

Programação do APES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Maio/2024. Paris, França

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du centre spirite APES vous présente le programme d'activités spirites pour le mois de MAI 2024. Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de MAI 2024.

 

Comme vous le savez, les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.

 

 Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter :  apes.programme@gmail.com ou par téléphone 07 82 09 7158

 

Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

 

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

-----------------------------------

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GOOGLE

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É sempre com grande prazer que a direção do centro espírita APES apresenta-lhes o programa de atividades espíritas para o mês de MAIO de 2024. Segue em anexo o seu programa de atividades para o mês de MAIO de 2024.

 

Como sabem, as Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) são abertas a todas as pessoas que desejam compartilhar um momento de estudo espírita, oração e comunhão com os Espíritos benevolentes no momento do passe espírita e da fluidificação da água. . Cada reunião pública é seguida de um momento de convívio para permitir ao público interagir com a equipe de médiuns e membros do centro espírita APES.

 

  Para mais informações não hesite em nos contactar: ​​apes.programme@gmail.com ou pelo telefone 07 82 09 7158

 

Esperamos recebê-lo em reuniões públicas em nosso centro espírita APES.

 

Fraternalmente

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

 

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas em 22 rue deslaitières 94300 Vincennes

todas as sextas-feiras à noite a partir das 19h30 e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e

em nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [apes.asso@gmail.com])

 

 

Jornal Momento Espírita. Bauru, SP

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/05/Jornal-Momento-Esp-maio-24.pdf

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

Programação de palestras do Nosso Lar no mês de maio de 2024. São Paulo, capital

Olá Ismael Gobbo e amiga(o)s, espero que todos estejam bem. 

Segue em anexo a programação de palestras do Nosso Lar do mês de maio de 2024.

 

Abraço  fraterno,

Clodoaldo de.Lima Leite

Presidente Voluntário da IBNL

 

Oração diante da palavra

..."Ensina-me a falar para que se faça o melhor.
Ajuda-me a lembrar o que deve ser dito e a lavar da memória tudo aquilo que a tua bondade espera se lance no esquecimento......

...em qualquer conversação, inspira-me o conceito certo que se ajuste à edificação do bem, no momento exato, e faze-me vigilante para que o mal não me use, em louvor da perturbação"...

 

Meimei, psicografia Francisco Cândido Xavier

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Palestras no Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

 

Calendário de palestras do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias para o mês de MAIO, Presencial na Rua Bandeirantes n° 183, bairro Centro,  Birigui - SP, e pelas redes sociais:

.

 C.E RaymundoMarianoDias:

 YouTube:

https://www.youtube.com/ceraymundomarianodias

.

 Facebook :

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

https://www.facebook.com/people/Raymundo-Mariano-Dias/100008311216008

.

 C.E. Adolfo Bezerra de Menezes

 YouTube:

https://www.youtube.com/@bezerramenezesguararapes839/streams

.

 Facebook:

https://www.facebook.com/bezerra.menezes.355

.

 Canal Amigos de Nosso Lar:

https://www.youtube.com/@AmigosdeNossoLar

.

. Seja bem vindo(a)!

 

 

(Informação de João Marchesi Neto)

 

 

Nosso Lar filme  apresenta a 1ª. Mostra de Filmes Brasileiros sobre a Imortalidada da Alma em Assis, Itália.

 

Queridos companheiros de viagem, continuam os preparativos para o encontro de Joanna e André Luiz em Assis, Italia (bilingue)

Estamos todos comovidos e envolvidos pela atmosfera da Úmbria, pela memória de São Francisco e pelos ensinamentos de Joanna de Ângelis.

Serão dias inesquecíveis.

Nossos convidados são verdadeiramente especiais

Em ordem alfabetica sāo eles:

- A nova entrada, Adriana Lopes, “chegou” para contribuir com o tema “Os aspectos psicológicos da arte”

* Clovis Mello, autor e diretor do filme “Divaldo o mensageiro da paz”

* Humberto Shubert, filósofo com mestrado em teologia, que apresentará seu livro sobre Francisco

* Tiago Rizzotto, psicólogo da AME que nos ajudará na conexão entre André Luiz e Joanna de Ângelis

* Wagner de Assis que para a ocasião apresentará 4 de seus filmes, incluindo o mais recente Nosso Lar 2

 

Esperamos por vocês na Cidade da Paz e lembrem-se que faltam pouco mais de 60 dias e as vagas são limitadas. Acessem o site para saber mais sobre a programação e efetuar a vossa reserva.

Até breve! 🤗

 

 

(Informação recebida de Regina Zanella, Milão, Itália)

 

                  

7º. Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 Federação Espírita do Estado de Sergipe

Aracaju

 

Clique aqui:

https://www.fees.org.br/

 

 

 

 

 FEEAL- Federação Espírita do Estado de Alagoas

Maceió

 

CLIQUE AQUI:

https://feeal.org.br/

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                             

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 2

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol. 2

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento-vol-2

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Fivulgação Espírita. Londrina, PR.  Acesse no link abaixo:  

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano18/873/principal.html

 

 

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano X. 4a semana de Maio de 2024

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano X

4a semana de Maio de 2024

 

 

Fábrica de inverdades; Ingratidão dos filhos e os laços de família; Reconciliação com os adversários; Circula Evangelho com simplicidade; Recomendações sobre o papel dos médiuns; Proposta por um mundo melhor; Jesus e os amigos

 

Artigo:

- Fábrica de inverdades:

http://grupochicoxavier.com.br/fabrica-de-inverdades/

 

Estudo do Evangelho:

- Ingratidão dos filhos e os laços de família:

http://grupochicoxavier.com.br/ingratidao-dos-filhos-e-os-lacos-de-familia/

 

- Reconciliação com os adversários:

http://grupochicoxavier.com.br/reconciliacao-com-os-adversarios/

 

Notícias:

- Circula Evangelho com simplicidade:

http://grupochicoxavier.com.br/circula-evangelho-com-simplicidade/

 

- Recomendações sobre o papel dos médiuns:

http://grupochicoxavier.com.br/recomendacoes-sobre-o-papel-dos-mediuns/

 

Vídeos:

- Proposta por um mundo melhor:

http://grupochicoxavier.com.br/proposta-por-um-mundo-melhor/

 

 

Mensagem:

- Jesus e os amigos:

http://grupochicoxavier.com.br/jesus-e-os-amigos-2/

 

o0o

“Se desejas, pois, servir com o Senhor Jesus, pede a Ele te liberte do mal, mas que não te afaste dos lugares de luta, a fim de que aprendas, em companhia d’Ele, a cooperar na execução da Vontade Celeste, quando, como e onde for necessário” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha luz. Cap. 57. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Fábrica de inverdades 

https://espiritualidades.com.br/Artigos/Artigos_Img_02/Antonio_Cesar_Carvalho_Gautier.jpg

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A internet abriu um mundo de imensas perspectivas dinamizando a comunicação.

No período da pandemia intensificaram-se as lives e os grupos de WhatsApp.

Concomitantemente aos benefícios gerados pela facilidade, rapidez e abrangência de comunicação, há muitos problemas.

Entre as questões preocupantes aparece a proliferação de informações relacionadas com mensagens espirituais de origem e de objetivos duvidosos.

Comumente recebemos mensagens gravadas ou escritas com abordagens sobre temas conflituosos da atualidade e algumas até com alusão específica a vultos da história e do presente do cenário político do país.

Aí se incluem deturpações, interpretações estranhas e até inverdades sobre propaladas falas e ações atribuídas a Chico Xavier.

É lamentável que, principalmente, alguns grupos de WhatsApp, com nítido interesse político-partidário disseminem inverdades nas áreas espiritual e espírita.

Nota-se um estímulo ao ambiente de radicalismos e até de ódios, procurando envolver-se setores e pensamentos ligados a religiões.

No bojo dessas condições são produzidas ou alimentadas falas que favorecem inimizades. Seriam enquadráveis no dizer tradicional, de falso profetismo, e, na atualidade, como fake news.

Um cuidado para se evitar intrigas e maledicências, relacionadas com as pessoas com quem não há afinidade e ocorrem animosidades, é a adoção do recurso de análise conhecido como as “as três peneiras”, atribuída a Sócrates: verdade, bondade e necessidade.  Trata-se de uma reflexão sobre o que falar, como falar e quando falar. Essa proposta é citada em uma curta mensagem do espírito Irmão X intitulada “Os três crivos”, referindo-se à “lição de Sócrates, em questões de maledicência” (FCX. Aulas da Vida. IDEAL).

Há recursos espíritas para análise e avaliação de mensagens e textos.

Na análise de mensagens espirituais, Kardec empregou como base os princípios básicos, exarados em O livro dos espíritos para avaliar o conteúdo, a pertinência da forma e a autenticidade das informações espirituais.

A respeito dos cuidados com as mensagens espirituais, em O livro dos médiuns Kardec desenvolve vários capítulos, como: Das contradições e mistificações, Do charlatanismo e do embuste, Dissertações espíritas, e, neste último, até transcreve algumas mensagens que considerou como apócrifas(Cap. 27, 28 e 32).

Kardec alerta: “Cumpre não esqueçamos que, entre os Espíritos, há, como entre os homens, falsos sábios e semi-sábios, orgulhosos, presunçosos e sistemáticos”.

A experiência vivenciada por Allan Kardec representa importante subsídio para as análises e avaliações das informações espirituais que circulam a mancheias pelas redes sociais.

Em síntese, há necessidade de se selecionar fontes de informações e empregar-se a razão, o bom senso e o conhecimento doutrinário para a filtragem de conteúdos que circulam pela internet.

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/fabrica-de-inverdades/

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/22-03-2018_arquivos/image009.jpg

Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 A igualdade social é o suprassumo da ilusão

Já publicado em

Coluna em O TEMPO, de Belo Horizonte

 

José Reis Chaves

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/28-01-2011_arquivos/image033.jpg

José Reis Chaves

 

 

 Pode-se dizer que tudo no Universo é bipolar. Em tudo há o positivo e o negativo, desde um átomo até uma galáxia. A rede elétrica nos mostra também essa verdade. Não é, pois, surpreendente que haja também diferenças entre as pessoas e grupos de pessoas ou sociedades. Ademais, têm que se levar em conta, também, as questões cármicas que influem muito, também, na vida de todos, uma vez que, de acordo com a lei universal moral de causa e efeito, nós colhemos o que semeamos. Uns colhem felicidades, outros, sofrimentos.

 Ao dizermos que as diferenças sociais são inevitáveis nas sociedades, não podemos deixar de afirmar, também, que elas precisam ter um limite, não sendo exageradas, mas controladas, sob pena de surgirem perturbações sociais.

 E eis alguns exemplos simples e, talvez, até ingênuos, mas que demonstram de modo claro que, realmente, é uma grande ilusão a ideia de que possa se concretizar a igualdade social ou econômico-financeira entre as pessoas. Suponhamos dois casais vizinhos residindo em apartamentos de um mesmo prédio e de profissões e salários, mais ou menos iguais tanto para os dois funcionários como para as suas respectivas esposas, as quais trabalham em empresas diferentes, mas possuem salários de valores semelhantes. Um tem um menino e uma menina que estudam numa mesma escola particular, portanto, paga, inclusive, com transporte escolar, o que aumenta, também, o gasto com os dois filhos estudantes. O outro casal não tem filhos, podendo, pois, fazer uma boa economia e, com o tempo, ter um bom dinheiro aplicado e que lhe dá uma renda quase igual aos valores recebidos pelo esposo e a esposa.

 E vamos a outro exemplo, também muito simples, de duas famílias, em que os quatro cônjuges trabalham e as duas têm, em conjunto, uma boa renda mensal, mais ou menos igual e não tem filhos. Mas uma faz muitos churrascos e é viciada em cerveja. Então, depois de um certo tempo, só tem um pequeno valor na poupança, ao contrário, da outra família de renda semelhante, que possui uma boa economia na poupança.

 Há outras causas das desigualdades sociais: Ganhar um bom prêmio na loteria; pegar uma herança polpuda deixada pelos pais, fruto do amor e do esforço deles para ajudarem seus filhos terem uma vida mais tranquila. E cremos que uma ideia interessante para diminuir as grandes desigualdades sociais (não o fim delas) é o que disse Dom Helder Câmara: “Um jeito de os ricos serem ricos e os pobres serem menos pobres.” Ouso dar uma dica para isso: Os empregados procurando aumentar o lucro de seus patrões que, com mais renda, lhes darão melhores salários. E adeus à luta de classes!

 PS: Com este colunista “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior, e palestras e entrevistas em TVs (You Tube e Facebook). Seus livros estão na Amazon, inclusive, os em Inglês. E a tradução da Bíblia, NT. Contato Cássia e Cléia.contato@editorachicoxavier.com.br ou jreischaves@gmail.com

 

 

(Recebido em email de Jose Reis Chaves [jreischaves@gmail.com])

 “Dom Helder Câmara, cercado por seus companheiros do Agrupamento [da Ação Integralista Brasileira] de Belém, fala ao povo, ao pé da estátua do Dr. Gama Malcher, Praça Visconde do Rio Branco, domingo, 4 março, 1934. À direita do orador, Prof. Paulo Eleutherio tendo à sua esquerda 1º tenente Oswaldo Palma Lima e o comandante da milícia integralista 1º tenente Altevir Soares”. (Descrição do verso da foto)

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). Autor desconhecido.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Helder_Integralismo.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/16-06-2015_arquivos/image036.jpg

Trecho do painel de Clóvis Graciano, História do Desenvolvimento Paulista.

Av. Ruben Berta, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/21-12-2015_arquivos/image010.jpg

Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Michaela Marques Mattiazzo
(28/05/1910 - 26/07/1997)

 

Biografia elaborada por
 Irma Matiazo Ré

Dos nove filhos do casal Alberto Marques da Silva e Mariana Silveira Marques, Michaela foi a quarta, nascida em Bauru, no dia 28 de maio de 1910. Menina, ainda, ouviu de um espírito amigo, numa reunião espírita, na casa de seus tios, que ela possuía missão mediúnica. Mas, Espiritismo, naquela época, era coisa de bem poucos e inexistia centro espírita nas fazendas e lugares por onde morou sua família (seu pai era mestre-escola); assim, o aviso do espírito amigo caiu no esquecimento.

Michaela casou-se aos 17 anos, no dia 28 de julho de 1927, com Orlando Mattiazzo, com quem teve quatro filhos: Moacir, Almerinda, Irma e Vera. Moravam em Araçatuba. Aos 24 anos, quando tinha três filhos, numa noite, viu, num sonho ruim, um homem estranho, com uma voz mais estranha ainda, aproximar-se dizendo-lhe: “Até agora, estive com sua mãe; agora, vou ficar com você”. Nesse mesmo dia, à tarde, sentiu forte dor de cabeça, seguida de violenta convulsão. Esse foi o primeiro “ataque” de uma terrível série que causava sofrimentos indescritíveis para toda a família. Seu marido trabalhava com caminhão de transporte de toras, saindo de madrugada e só voltando à tarde. Seus filhos assustavam-se a cada nova crise. Michaela, às vezes, passava alguns dias sem sofrê-las, mas, em compensação, havia dias em que sofria mais de uma crise. Os médicos consultados nada podiam fazer. Houve até um diagnóstico de “psicose puerperal”, mas, na primeira vez em que aconteceu, sua filha menor tinha já dois anos de idade. Benzedores chamados aliviavam, mas não curavam. Foi feita uma promessa para N. S. Aparecida. Ela passou bem por nove meses, chegando a julgar-se curada. Foram a Aparecida do Norte, para pagar a promessa, lá deixando suas tranças. Paga a promessa, os ataques voltaram com a mesma intensidade de antes.

Em julho de 1939, grávida de dois meses de sua filha caçula, na tarde de uma sexta-feira, em que Moacir voltara apressado da escola para ter tempo de ir “pro mato buscar toras com o pai”, na segunda viagem do dia, houve um acidente pelos lados do Córrego Azul. Moacir foi trazido para casa agonizando e desencarnou a seguir. O estado de saúde de Michaela piorou muito com a perda do filho. Consolar-se, como? Michaela era católica. À noite, reunia as filhas em sua cama para rezar, pedindo a Deus “pra que seu filho tivesse um bom lugar no céu”. Mas só isso não era suficiente para acalmar seu desespero; seu filho havia morrido, não voltaria jamais!

Uma tarde, recebeu a visita de duas mulheres desconhecidas. Explicaram que eram espíritas e que numa reunião haviam recebido uma comunicação de Moacir, seu filho, pedindo-lhes que fossem à casa de seus pais levar o conforto para sua mãe. Enquanto conversavam, uma das mulheres foi envolvida pelo espírito de uma mãe que sofrera muito com a perda de seu filho caçula e agora ali estava para testemunhar que a morte fora vencida, que a vida continuava. A partir desse dia, todas as tardes Michaela ia receber passes em casa de dona Laurinha, a médium que a visitou. Essa senhora a orientou sobre a necessidade de freqüentar um centro espírita. Sua melhora foi grande mas bem longe ainda de ser considerada cura. Começou a freqüentar o Abrigo Ismael, foi ao centro da Dona Benedita, assistiu a trabalhos de materialização em casa dos Protetti, sob a direção da Rosa Protetti, mas, como quase todas as pessoas perturbadas, não conseguiu se fixar em grupo nenhum.

Em setembro de 1943, mudou-se com a família para Penápolis, quando conheceu dona Maria Baiana, sua vizinha do lado, que freqüentava um centro lá pelas bandas da Santa Casa. Dona Maria a convidou a participar das reuniões. Michaela aceitou e, assim, deu início ao seu desenvolvimento mediúnico. Foi sob a direção do Senhor João Marchesi, a quem ela muito estimava, que sua mediunidade desabrochou de vez. Todos os sintomas dos terríveis ataques de nervos, que duraram treze longos e dolorosos anos, desapareceram.

Michaela desenvolveu dons mediúnicos de vidência, intuição, audição e psicofonia. Em companhia de dona Maria Baiana, ela visitava doentes, fazendo preces, na certeza de ajudá-los. As pessoas começaram a procurá-la para passes que ela nunca recusou, na sua casa ou nas dos necessitados. E as primeiras curas foram acontecendo: dona Benedita era uma senhora humilde, que tinha um filho moço magrinho, que quase não saía da cama, porque estava tuberculoso, e um outro sadio de sete anos, que num triste dia enlouqueceu. O menino ficou tão furioso que tentou matar a própria mãe com uma faca, de cujo episódio ficaram marcas à mostra em seu peito. Dona Michaela foi chamada e atendeu, indo todos os dias fazer preces, transmitir passes e orientações dos mentores aos dois doentes. Depois de algum tempo, o rapaz estava restabelecido e o menino sem a fúria que o tornava tão perigoso. Outra cura verificada foi a seguinte: Dona Mariana, mãe da médium, apresentou um problema persistente no lado interno do pé esquerdo, entre o calcanhar e o tornozelo. Era uma ferida aberta, de bordas altas que não criava pele e doía muito. Os médicos consultados não conseguiram aliviar a dor e, menos ainda, cicatrizar a ferida. A doente foi levada para a casa da filha, em Penápolis, lá permanecendo perto de um mês. Durante esse tempo dona Mariana recebia passes duas vezes ao dia, além de fazer os curativos que o espírito mentor determinava. Voltou para casa curada, conforme testemunho de sua filha Juracy Marques Atêncio.

Adão Alves era peão na fazendinha do Senhor Orlando Mattiazzo. Tinha um filho chamado João, que apresentou uma grande dor na coxa de uma das pernas, que, depois, inchou e veio a furo. Tentados todos os tratamentos caseiros, sem lograr melhora, foi internado na Santa Casa de Birigüi, com osteomielite no fêmur. Os médicos, depois de todos os procedimentos de praxe, sem esperanças de cura, optaram pela amputação do membro doente. Já na mesa de cirurgia, segundo informa João, faltou energia elétrica forçando o adiamento da intervenção. No domingo, dia de visitas, quando o Senhor Adão tomou conhecimento da decisão dos médicos, resolveu retirar o menino do hospital, levando-o de volta para casa. O Orlando, penalizado com a situação, ofereceu-se para levar o doente até Penápolis para ser tratado por Michaela. João foi submetido a tratamento físico e espiritual. Recebia passes, e o ferimento foi tratado com banhos e curativos, conforme indicavam os espíritos. Havia ocasião em que, ao retirar o curativo, notavam-se lascas finas de osso, como se tivesse sido feito raspagem no fêmur. João ficou curado e hoje, com as duas pernas, graças a Deus, reside em Santo Antônio do Aracanguá.

Em fins de 1946, Michaela e a família voltaram para Araçatuba, agora na fazendinha, distante sete quilômetros de Santo Antônio do Aracanguá, que àquela época, era apenas um vilarejo, sem luz elétrica ou qualquer outro conforto urbano. Sempre disposta ao trabalho espiritual, começou a fazer preces, que logo se transformaram em reuniões caseiras, ocasião em que veio a conhecer o Senhor Angelo Bistaffa, um sitiante italiano, casado, pai de seis filhos adultos, que não professava nenhuma religião. Através dessas reuniões, o Senhor Angelo abraçou o Espiritismo com muito amor, levando também o Senhor Alberto Nubiato. Desde então, as reuniões passaram a acontecer, também uma vez por semana, na casa do Senhor Angelo Bistaffa.

No dia 12 de outubro de 1947, em reunião na casa do Senhor Eloy Geradht, sob a presidência do Senhor Leonardo Severino, que lavrou a ata, foi fundado o Centro Espírita “Deus é Amor e Luz”, no Patrimônio Santo Antônio do Aracanguá, em Araçatuba. Consta da ata de fundação que a nova entidade “se propõe a disseminar a Terceira Revelação, ou seja, o Consolador, que deve ser orientado pelo Evangelho de Jesus e pelas obras fundamentais de Allan Kardec”. A diretoria aclamada e empossada ficou assim constituída: Presidente, Michaela Marques Mattiazzo; Vice-­Presidente, Angelo Bistaffa; Primeiro-Secretário, Eloy Geradht; Segundo-Secretário, Atílio Bistaffa; Tesoureiro, Manoel Paulino e, Procurador, João Oliveira.

Michaela, sempre à frente dos trabalhos, contava com a colaboração de um grupo de companheiros pouco numeroso, mas, tão grande na fé quanto no amor. Esse humilde centro espírita foi cenário de curas de dores físicas e espirituais, cujas lembranças, em sua maioria, se perderam no tempo. Transcrevemos aqui o testemunho de próprio punho do Senhor Atílio Bistaffa, confirmado pelas Senhoras Domília Maria da Conceição e Mercedes Oliveira Feltrim:“Dona Michaela curou Dona Rosa Jacobina, que estava doente; o Senhor Vital Almeida, de obsessão; o Senhor João Alves, também obsediado; o Senhor Atílio Bistaffa, que estava na cama por mais de três meses, gritando de dor; Maria Abadia, obsediada fazia mais de um ano; Porfírio Venâncio Cardoso, que, perturbado, não conseguia parar dentro de casa; Francisco Soares, que sentia medo em toda parte onde estivesse; Sebastião Custódio, que desde os sete anos tinha ataques convulsivos até quatro vezes num só dia, e já com 27 anos, não podia trabalhar; Sebastião sarou depois que recebeu o primeiro passe; curou ainda José Galarte, que não podia mais trabalhar de tantas dores no corpo; Maria do José Galarte, que parecia estar louca; Albertinho Nubiato, que rezava o terço e ficava tomado por espíritos. Este deu muito trabalho pra dona Michaela, até que ficou bom. Muitos outros foram curados, que a gente não se lembra mais.”

Michaela e o marido iam duas vezes por semana ao Centro, no Patrimônio, na maioria das vezes a cavalo; outras de caminhonete, sempre alegres e bem dispostos ao trabalho abençoado do Evangelho. A pobreza naquele lugar era muito grande, assim, o casal se esmerava em arranjar donativos na forma de roupas, calçados, utensílios domésticos, cobertores e mantimentos, que eram doados especialmente nos Natais. Santo Antônio do Aracanguá era, então, um lugar ermo, de difícil acesso. Estava longe ainda o dia em que a ponte seria estendida sobre o rio Tietê. Todo transporte era feito pela balsa, que, às vezes, tinha o cabo de aço rompido, principalmente nas cheias, descendo o rio, quando então a travessia passava a ser feita por bote. Havia também uma subida depois do rio, na altura da fazenda Lagoa Formosa, que, na chuvarada, virava um barreiro quase intransponível para os carros e caminhões da época. Também por isso, Michaela era solicitada a qualquer hora do dia ou da noite para acudir doentes, loucos ou obsediados e até partos encalhados. Quase tudo era com ela. A cavalo ou de caminhonete, ia sempre com suas preces levar o conforto, a cura ou o bom parto, em nome de Deus, pelos necessitados.

A fazendinha foi vendida e, em fins de 1953, a família voltou a morar na cidade de Araçatuba. Michaela, no entanto, não abandonou o Centro Espírita “Deus é Amor e Luz”, continuando a dar-lhe assistência, quando muitas vezes tinha que pernoitar no Patrimônio, só voltando para casa no dia seguinte. Em 5 de agosto de l962, Michaela ainda presidiu a solenidade de inauguração da sede reconstruída do Centro Espírita “Deus é Amor e Luz”, conforme consta no livro próprio.

Desde que voltou para Araçatuba, começou a freqüentar a Aliança Espírita “Varas da Videira”. Sua preferência por esse grupo deveu-se ao fato de que seus familiares já faziam parte dele desde as primeiras campanhas para construção da sede própria. Sua dedicação ao trabalho sempre foi notável. Seu nome aparece no livro de atas de eleição e posse das sucessivas diretorias; em 28 de novembro de 1955, é eleita vice-presidente, ao lado do Senhor Francisco Martins Filho, presidente; em 3 de fevereiro de1958, é eleita segunda-secretária; em 2 de julho de1958, em ata da reunião para adesão da Aliança como membro da recém- criada União Assistencial Espírita de Araçatuba, os cinco membros nomeados como representantes da citada Aliança são: Francisco Martins Filho, Francolino Ribeiro, Aurino Ribeiro, Michaela Marques Mattiazzo e o presidente da entidade, Senhor Adalberto da Silva Braga. Em 10 de agosto de 1960, é eleita novamente vice-presidente. Em l4 de outubro de 1961, é indicada membro do Conselho Fiscal. Em 14 de outubro de 1964, é eleita Tesoureira. Em 12 de setembro de 1965, é reeleita Tesoureira.

Michaela enviuvou-se em 29 de outubro de 1966. Orlando havia sido um companheiro valoroso, angariando donativos, transportando tudo o que fosse necessário em seus veículos, além de levar a companheira em socorro aos necessitados a qualquer hora e a qualquer lugar. Em meados do ano seguinte, mudou-se para São Paulo, a fim de assistir à sua filha Vera, que se viu sozinha, com duas crianças pequenas para criar. Começou então a freqüentar o Centro Espírita “Irmãos da Nova Era”, grupo do qual sua filha Almerinda já fazia parte, situado na rua Líbera Rivelino, nº 6, no Brooklin. Esse centro espírita é notável por sua história, pois nasceu de um terreiro de umbanda, com suas práticas características. O espírito mentor da casa, conhecido por Xangô, assumiu a missão de transformá-lo num centro espírita kardecista. Quando Almerinda começou a freqüentá-lo, em 1963, havia ainda em uma parede um nicho com a imagem de São Jorge, uma poltrona coberta de branco, para os passes, e um cofre na entrada, para receber donativos. As transformações foram lentas, para que a maioria pudesse acompanhá-las; assim, em 1967, Michaela ainda encontrou bastante por fazer. Em 17 de outubro de 1968, no livro de atas, em reunião geral para eleição da nova diretoria Michaela é eleita vice-presidente. Em 8 de maio de l968, a pedido do presidente, colaborou com o plano de trabalho e programa dos trabalhos semanais, ficando encarregada da doutrinação e vidência, nos trabalhos das terças- feiras. Nessa ocasião, com sua ­experiência e estudo, ponderou sobre a necessidade de se colocarem na mesa pessoas conhecidas de boas vibrações, assim como de se evitarem médiuns estranhos na mesma, para que a harmonia dos trabalhos fosse mantida. Xangô aprovou.

Em 20 de agosto de l969, Michaela solicitou autorização para realização de trabalhos de desobsessão, com portas fechadas ao público, nas quartas-feiras, no que foi atendida. Em 10 de setembro de l969, Michaela aparece como responsável pelos trabalhos das quartas-feiras, nas sextas-feiras, também à noite, ao lado do Senhor Newton e Almerinda; nos sábados, os mesmos, para consultas, orientações e estudos. Em 30 de março de 1970, com a realização de nova eleição, Michaela aparece com Almerinda e Nonato, como encarregados de assistência a recém -chegados e doutrinação. Nas atas de 1971 e 1972, continua no mesmo trabalho, embora mudanças de domicílio tenham, às vezes, dificultado seu desempenho. Hoje, o Centro Espírita “Irmãos da Nova Era” tem uma admirável sede própria, onde o kardecismo é estudado com empenho, além de um grande trabalho de assistência social. Está situado na rua General Roberto Alves Carvalho Filho, 522, em Santo Amaro.

Na madrugada de 3 de março de 1976, chegando a São Paulo de carro, vindos de Araçatuba, o casal José Militão e Almerinda, suas duas filhas menores, Maria Luiza e Maria Lúcia, e Michaela, foram vítimas de um doloroso acidente. O automóvel em que viajavam mergulhou no rio Pinheiros, na altura da ponte do Jaguaré. José e as duas filhas não conseguiram sair a tempo, perdendo a vida material. Almerinda, lutando contra as águas, saiu, e Michaela, com o pubis fraturado, ficou se debatendo, até conseguir sair das águas fétidas do rio. Levaram-na, a seguir, para o pronto-socorro do Hospital da Lapa. Como conseqüência, ela ficou temporariamente numa cadeira de rodas e deixou sua casa no Jabaquara, voltando para o Brooklin.

Almerinda não poderia ficar só com Maria Regina, sua filha mais velha, numa casa tão vazia. Assim, sua mãe, sua irmã Vera com as duas crianças, juntaram-se a elas, preenchendo o vazio material deixado pelos três que voltaram à pátria espiritual. Elas contavam com a âncora da fé. Onde tantos barcos se perdem, o delas permaneceu na rota segura determinada pelo Evangelho de Jesus sob a abençoada luz da doutrina de Kardec.

Em 10 de maio de l980, Michaela casou-se com João Mattiazzo, irmão de seu primeiro marido, passando a residir em Birigui. Voltou a freqüentar a Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, às terças-feiras, com seu velho grupo dirigido por sua irmã Maria Pia Marques Cardoso. Às sextas-feiras, esporadicamente, participava das reuniões no Centro Espírita “Dr. Mariano Dias”, próximo de sua residência. Em dezembro de 1982, sofreu um enfarte do miocárdio de considerável proporção, ficando, por isso, com sérias limitações em suas atividades. Michaela compensou essas limitações costurando ativamente para os pobres, doando livros e mantimentos, até o dia 26 de julho de 1997, quando às 19h20min, em Birigüi, voltou para a espiritualidade.

Quando pesquisamos a vida e a obra de uma pessoa comum, encontramos registros de cargos e funções desempenhados em livros de atas, mas não há registro de seu trabalho de doação - Michaela foi obreira incansável, não só na parte doutrinária, mas especialmente na assistencial. Na Aliança Espírita “Varas da Videira”, foi encarregada, durante anos, do Departamento da Mãezinha, quando assistiam até oitenta famílias visitadas e cadastradas, que recebiam, mensalmente, roupas, alimentos e leite em pó. Nas campanhas natalinas, angariavam donativos, não só no comercio e entre conhecidos, mas até nas casas de estranhos, por um Natal mais feliz para aqueles carentes, segundo testemunho de sua irmã Maria Pia Marques Cardoso. De 1982 a 1995, sempre que podia, acompanhava a filha Irma e a irmã Maria a Santo Antônio do Aracanguá, em reunião mensal no Centro Espírita “ Deus é Amor e Luz”, levando orientação cristã e alimentos para minorar a miséria dos necessitados. Em sua última semana de vida no corpo físico, ela ainda juntou retalhos, costurando e arrematando um paletó para agasalhar uma criança. Michaela foi uma “Papai Noel”, uma verdadeira irmã da caridade”, afirma Atílio Bistaffa.

E o registro do pioneirismo? Michaela foi a primeira entre suas irmãs e arrastou-as, e aos sobrinhos, e as filhas e os netos, para a doutrina de Kardec. Através de sua mediunidade, as pessoas que foram curadas e os parentes, que sofreram juntos, continuaram no Espiritismo; aqueles que não aderiram à doutrina, tornaram-se, pelo menos, simpatizantes.

Concluímos que Michaela foi uma semeadora da Seara do Senhor. Uma semeadora que saiu a semear suas sementes...

 

 

(Copiado de:     http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/michaela_marques_mattiazzo.htm )

85

Michaela Marques Mattiazzo.

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

86

Michaela, a primeira da direita, com a mãe e irmãos.

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

800px-Primeira_estação_de_Bauru_(NOB)

Aspecto da primeira estação ferroviária Bauru da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Primeira_esta%C3%A7%C3%A3o_de_Bauru_(NOB).jpg

 

 

* Dona Michaela Marques Mattiazzo nasceu

Na cidade de Bauru, SP, aos 28-05-1910.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image022.jpg

João Marchesi, importante vulto do Espiritismo de Penápolis, SP. ,

Com a orientação e assistência do  senhor João Marchesi,  Dona Michaela Marques Mattiazzo

desenvolveu  suas faculdades mediúnicas  em Penápolis onde resida na década de 1940.

 Foto do acervo de João Marchesi Neto.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/16-03-2021_arquivos/image048.jpg

Ângelo Bistaffa, com dona Irene e os filhos, no sítio de Santo Antônio do Aracanguá, em 1932.

Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume II.

 

Dona Michaella Marques Mattiazzo foi presidente do Centro Espírita “Deus é Amor e Luz”

fundado em 1947  em Santo Antonio do Aracanguá tendo o senhor  Ângelo Bistaffa  como

vice-presidente.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/06-04-2021_arquivos/image050.jpg

A construção do prédio da Aliança Espírita “Varas da Videira”, no início dos anos de 1950.

Imagem  copiada do livro Obras de Vultos, volume 2.

 

 

Dona Michaela Marques Mattiazzo teve grande participação na Aliança Espírita Varas da Videira,

onde foi eleita para diversos cargos de diretoria.

 

 

 

 Amor Infinito

Imprensa Espírita

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br