Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 05 de novembro de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

A sonâmbula. Óleo sobre tela por John Everett  Millais.

Imagem/fonte:  

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/John_Everett_Millais%2C_The_Somnambulist.jpg

Episódio da Transfiguração de Jesus em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/Brooklyn_Museum_-_The_Transfiguration_%28La_transfiguration%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg/647px-Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

 

Capa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, edição de 1861.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

 

O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores (em língua francesa Le Livre des Médiums), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em janeiro de 1861. É uma das obras básicas do espiritismo.

Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image036.jpg

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França. 

 

 

 

Tratado da gratidão

Tomás de Aquino, frade católico italiano do século décimo terceiro, deixou importantes contribuições na área da teologia e da filosofia.

Naquele que ficou conhecido como o Tratado da gratidão, o estudioso analisa essa virtude e a classifica em três grandes níveis.

O primeiro nível da gratidão ele denomina superficial. É o nível racional, cognitivo, que presta ao outro apenas um reconhecimento por sua atitude.

O segundo nível é o intermediário, é o de agradecimento, que dá graças, que louva aquele que lhe prestou algum benefício. Vai além da simples manifestação da gratidão, mantendo-se a permanência desse sentimento.

Por fim, o último nível é o profundo, aquele em que nos comprometemos com o outro, com aquele que nos fez o favor ou a boa atitude. Ele apresenta um nível de vínculo entre as partes.

Curiosamente, as formas que as línguas do mundo encontraram para expressar a gratidão revelam com precisão esses três níveis.

Vejamos a palavra thanks do inglês ou do zu danken no alemão. Ambas nascem de berços similares. Estão ligadas ao pensar. O sentido primário foi, por isso, pensado, diz o dicionário de Oxford, ao explicar o thank.

Só é agradecido quem pensa, pondera, considera a generosidade do benfeitor e, quando isso não acontece, surge a queixa: Que falta de consideração!

Já a formulação latina de gratidão, gratia ago, que se projetou no italiano e no castelhano como grazie e gracias, e no francês merci, apresenta o nível intermediário.

Aqui se está dando graças àquilo que se recebeu com o coração, num nível emocional.

Por fim, temos o obrigado, na língua portuguesa, que pode ser compreendido como uma forma de agradecer de terceiro nível.

A formulação portuguesa, tão encantadora e singular, é a que se pode considerar como se situando no nível do vínculo, do comprometimento.

Quando se diz obrigado, se está dizendo: Fico comprometido, fico obrigado diante de você, da vida, de Deus, a algo mais.

É a proposta do vínculo entre as partes, assumida por aquele que recebeu o bem.

Não é a obrigação que prende, mas a obrigação ligada ao sentido da palavra dever, isto é, tudo aquilo que nos aproxima de cumprir as leis de Deus.

Assim, da próxima vez que utilizarmos essa palavra, recordemos disso, permitamos que nosso coração crie esse vínculo de gratidão para com o outro, uma obrigação espontânea, nossa para com nós mesmos, que faz ressoar alegria na alma.

Gratidão é partilha, é dividir com o outro a felicidade, a graça recebida, o bem que não é apenas meu, é nosso.

Por isso o vínculo. Por isso a ligação.

Obrigado, ligado, conectado a você da melhor forma possível.

Conectado pelos laços do bem e não da necessidade de pagarmos algo recebido que, por vezes, pode levar esse tipo de relação a um nível mercadológico, conduzindo de volta ao primeiro nível, o superficial.

Vinculado, agradecido, compartilhando a felicidade que é de todos nós.

Obrigado, amigo. Obrigado, Deus. Obrigado, Senhor Jesus.

Redação do Momento Espírita, com base na palestra
Formar professores para o futuro, do professor
 Antônio Nóvoa, em dezembro de 2014, na
 cidade de Matinhos, PR.
Em 4.11.2024

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

Santo Tomás de Aquino . Óleo sobre tela de Antonio del Castillo y Saavedra (1616–1668).  Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santo_Tom%C3%A1s_de_Aquino_-_Antonio_del_Castillo_Saavedra.jpg

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Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

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Exortação de Jesus aos apóstolos. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Apostle_(Christian)#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Exhortation_to_the_Apostles_(Recommandation_aux_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

Saúde

 

Pelo Espírito Joaquim Murtinho.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Falando à Terra. Lição nº 23. Página 143.

 

Joaquim Duarte Murtinho (1911). Natural de Mato Grosso. Engenheiro civil, professor da Escola Politécnica, exerceu cargos políticos, tendo sido uma das grandes figuras da República. Médico homeopata de renome, humanitário, piedoso, até mesmo para com os animais.

 

Se o homem compreendesse que a saúde do corpo é reflexo da harmonia espiritual, e se pudesse abranger a complexidade dos fenômenos íntimos que o aguardam além da morte, certo se consagraria à vida simples, com o trabalho ativo e a fraternidade legitima por normas de verdadeira felicidade.

A escravização aos sintomas e aos remédios não passa, na maioria das ocasiões, de fruto dos desequilíbrios a que nos impusemos. Quanto maior o desvio, mais dispendioso o esforço de recuperação.

Assim, também, cresce o número das enfermidades à proporção que se nos multiplicam os desacertos, e, exacerbadas as doenças, tornam-se cada vez mais difíceis e complicados os processos de tratamento, levando milhões de criaturas a se algemarem a preocupações e atividades que adiam, indefinidamente, a verdadeira obra de educação que o mundo necessita.

O homem é inquilino da carne, com obrigações naturais de preservação e defesa do patrimônio que temporariamente usufrui.

Não se compreende que uma pessoa instruída amontoe lixo e lama, ou crie insetos patogênicos no próprio âmbito doméstico.

Existe, no entanto, muita gente de boa leitura e de hábitos respeitáveis que não se lhe dá atochar dos mais vários tóxicos a residência corpórea e que não acha mal no libertar a cólera e a irritação, de minuto a minuto, dando pasto a pensamentos aviltantes, cujos efeitos por muito tempo se fazem sentir na vida diária.

Sirvamo-nos ainda deste símbolo, para estender-nos em mais simples considerações.

Se sabemos imprescindível a higiene interna da casa, por que não movermos o espanador da atividade benéfica, desmanchando as teias escuras das ideias tristes?

Por que não fazer ato salutar do uso da água pura, em vasta escala, beneficiando os mais íntimos escaninhos do edifício celular e atendendo igualmente ao banho diário, no escrúpulo do asseio?

Se nos desvelamos em conservar o domicílio suficientemente arejado, por que não respirar, a longos haustos, o oxigênio tão puro quanto possível, de modo a facilitar a vida dos pulmões?

Quem construa uma habitação, cogita, não somente de bases sólidas, que a suportem, senão também da orientação, de tal jeito que a luz do Sol a envolva e penetre profundamente; jamais voltaria esse alguém a situar o ambiente doméstico numa caverna de troglodita.

Analogamente, deve o homem assentar fundamentos morais seguros, que lhe garantam a verdadeira felicidade, colocando-se, no quadro social onde vive, de frente voltada para os ideais luminosos e santificantes, de modo que a divina inspiração lhe inunde as profundezas da alma.

Frequentemente a moradia das pessoas cuidadosas e educadas se exorna, em seu derredor, de plantas e de flores que encantam o transeunte, convidando-o à contemplação repousante e aos bons pensamentos.

Por que não multiplicar em torno de nós os gestos de gentileza e de solidariedade, que simbolizam as flores do coração?

Ninguém é tentado a descansar ou a edificar-se em recintos empedrados ou espinhosos.

Assim também, a palavra agradável que proferimos ou recebemos, as manifestações de simpatia, as atitudes fraternais e a compreensão sempre disposta a auxiliar, constituem recursos medicamentosos dos mais eficientes, porque a saúde, na essência, é harmonia de vibrações.

Quando nossa alma se encontra realmente tranquila, o veículo que lhe obedece está em paz.

A mente aflita despede raios de energia desordenada que se precipitam sobre os órgãos, à guisa de dardos ferinos, de consequências deploráveis para as funções orgânicas.

O homem comumente apenas registra efeitos, sem consignar as causas profundas.

E que dizer das paixões insopitadas, das enormes crises de ódio e de ciúme, dos martírios ocultos do remorso, que rasgam feridas e semeiam padecimentos inomináveis na delicada constituição da alma?

Que dizer relativamente à hórrida multidão dos pensamentos agressivos duma razão desorientada, os quais tanto malefício trazem, não só ao indivíduo, mas, igualmente, aos que se achem com ele sintonizados?

O nosso lar de curas na vida espiritual vive repleto de enfermos desencarnados. Desencarnados embora, revelam psicoses de trato difícil.

A gravitação é Lei universal, e o pensamento ainda é matéria em fase diferente daquelas que nos são habituais.

Quando o centro de interesses da alma permanece na Terra, embalde se lhe indicará o caminho das Alturas.

Caracteriza-se a mente também, por peso específico, e é na própria massa do Planeta que o homem enrodilhado em pensamentos inferiores se demorará, depois da morte, no serviço de purificação.

Os instrutores religiosos, mais do que doutrinadores, são médicos do espírito que raramente ouvimos com a devida atenção, enquanto na carne.

Os ensinamentos da fé constituem receituário permanente para a cura positiva das antigas enfermidades que acompanham a alma, século trás século.

Todos os sentimentos que nos ponham em desarmonia com o ambiente, onde fomos chamados a viver, geram emoções que desorganizam, não só as colônias celulares do corpo físico, mas também o tecido sutil da alma, agravando a anarquia do psiquismo.

Qualquer criatura, conscientemente ou não, mobiliza as faculdades magnéticas que lhe são peculiares nas atividades do meio em que vive. Atrai e repele. Do modo pelo qual se utiliza de semelhantes forças depende, em grande parte, a conservação dos fatores naturais de saúde.

O espírito rebelde ou impulsivo que foge às necessidades de adaptação, assemelha-se a um molinete elétrico, armado de pontas, cuja energia carrega e, simultaneamente, repele as moléculas do ar ambiente; assim, esse espírito cria em torno de si um campo magnético sem dúvida adverso, o qual, a seu turno, há de repeli-lo, precipitando-o numa “roda-viva” por ele mesmo forjada.

Transformando-se em núcleo de correntes irregulares, a mente perturbada emite linhas de força, que interferirão como tóxicos invisíveis sobre o sistema endocrínico, comprometendo-lhe a normalidade das funções.

Mas não são somente a hipófise, a tireóide ou as cápsulas supra-renais as únicas vítimas da viciação. Múltiplas doenças surgem para a infelicidade do espírito desavisado que as invoca. Moléstias como o aborto, a encefalite letárgica, a esplenite, a apoplexia cerebral, a loucura, a nevralgia, a tuberculose, a coréia, a epilepsia, a paralisia, as afecções do coração, as úlceras gástricas e as duodenais, a cirrose, a icterícia, a histeria e todas as formas de câncer podem nascer dos desequilíbrios do pensamento.

Em muitos casos, são inúteis quaisquer recursos medicamentosos, porquanto só a modificação do movimento vibratório da mente, à base de ondas simpáticas, poderá oferecer ao doente as necessárias condições de harmonia.

Geralmente, a desencarnação prematura é o resultado do longo duelo vivido pela alma invigilante; esses conflitos prosseguem na profundeza da consciência, dificultando a ligação entre a alma e os poderes restauradores que governam a vida.

A extrema vibratilidade da alma produz estados de hipersensibilidade, os quais, em muitas circunstâncias, se fazem seguir de verdadeiros desastres organopsíquicos.

O pensamento, qualquer que seja a sua natureza, é uma energia, tendo, conseguintemente, seus efeitos.

Se o homem cultivasse a cautela, selecionando inclinações e reconhecendo o caráter positivo das leis morais, outras condições, menos dolorosas e mais elevadas, lhe presidiriam à evolução.

É imprescindível, porém, que a experiência nos instrua individualmente.

Cada qual em seu roteiro, em sua prova, em sua lição.

Com o tempo aprenderemos que se pode considerar o corpo como o “prolongamento do espírito”, e aceitaremos no Evangelho do Cristo o melhor tratado de imunologia contra todas as espécies de enfermidade.

Até alcançarmos, no entanto, esse período áureo da existência na Terra, continuemos estudando, trabalhando e esperando.

 

 

 

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/23-03-2020_arquivos/image039.jpg

Dr. Joaquim Murtinho. Autor: Angelo Agostini.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Murtinho

 

 

Joaquim Duarte Murtinho (Cuiabá7 de dezembro de 1848 — Rio de Janeiro18 de novembro de 1911) foi um político brasileiro liberalEstadista, ganhou fama por restaurar as finanças republicanas no governo Campos Sales (1898-1902).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Murtinho

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/23-03-2020_arquivos/image040.jpg

Imunologia.  

MRSA, ingestão por  neutrófilos

Descrição: MRSA (amarelo) sendo ingerido por neutrófilos (roxo). Categorias: Pesquisa em laboratórios e clínicas do NIH Tipo: Cor, Foto Fonte: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) Data da criação: 2009 Data da adição: 20/8/2013

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Immunology

 

A imunologia é um ramo da biologia [1] que abrange o estudo do sistema imunológico [2] em todos os organismos . [3] A imunologia organiza, mede e contextualiza o funcionamento fisiológico do sistema imunológico nos estados de saúde e doenças; mau funcionamento do sistema imunológico em distúrbios imunológicos (como doenças auto-imunes , [4] hipersensibilidade , [5] deficiência imunológica , [6] e rejeição de transplantes [7] ); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imunológicoin vitro , [8] in situ e in vivo . [9] A imunologia tem aplicações em diversas disciplinas da medicina, particularmente nas áreas de transplante de órgãos, oncologia, reumatologia, virologia, bacteriologia, parasitologia, psiquiatria e dermatologia.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Immunology

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Antiochus_et_stratonice_-_Ingres_-_Mus%C3%A9e_Cond%C3%A9.jpg

O mal de Antíoco. Óleo sobre tela de  Jean-Auguste Dominique Ingres

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mal_de_Ant%C3%ADoco_(Ingres)

 

 

O Mal de Antíoco, designada também Antíoco e Estratonice (em francêsLa Maladie d'Antiochus, ou Antiochus et Stratonice) é uma pintura a óleo sobre tela de Jean-Auguste-Dominique Ingres datada de 1840 e conservada no Musée Condé de Chantilly.

A pintura representa Antíoco (325 a.C.-261 a.C.) que foi filho de Seleuco I Nicátor, um dos generais de Alexandre Magno e fundador da dinastia dos Selêucidas. Antíoco ficou secretamente apaixonado pela nova esposa do seu pai, Estratonice, que é filha do rei da Macedónia Demétrio I. A paixão culpabilizadora corrói-o e fica doente.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mal_de_Ant%C3%ADoco_(Ingres)

File: The Drunkard's Progress 1846.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/11-09-2020_arquivos/image032.jpg

 

“O progresso do bêbado”, 1846, demonstrando como o alcoolismo pode levar à pobreza, ao crime e,

eventualmente, ao suicído. https://en.wikipedia.org/wiki/Suicide#/media/File:The_Drunkard%27s_Progress_1846.jpg

 

File: Les Joueurs de cartes, por Paul Cézanne.jpg

Os jogadores de cartas. Óleo sobre tela de Paul Cézanne.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Les_Joueurs_de_cartes,_par_Paul_C%C3%A9zanne.jpg

 

File:Hepaticfailure.jpg

Uma pessoa com ascite maciça causada por hipertensão portal devido à cirrose. Autor: James Heilman, MD

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose_hep%C3%A1tica

 

CIRROSE HEPÁTICA

LEIA AQUI: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose_hep%C3%A1tica

 

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Van_Gogh_-_Skull_with_a_burning_cigarette.jpg/764px-Van_Gogh_-_Skull_with_a_burning_cigarette.jpg

Caveira com cigarro aceso. Óleo sobre tela de Vicent van Gogh

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Skull_with_a_burning_cigarette.jpg

 

Arquivo: Helmont Smokers.jpg

Fumantes em uma pousada. Óleo no painel de Mattheus van Helmont

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helmont_Smokers.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/25-05-2020_arquivos/image015.jpg

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Pulmão de um fumante. Exposição “Body Worlds”. O verdadeiro mundo do corpo humano. Günther Von Hagens’,  *  realizada na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Fotos Ismael Gobbo.

* Gunther von Hagens é um anatomista alemão, inventor da plastinação, técnica que preserva tecidos biológicos. A plastinação foi inventada em 1977 e por ele patenteada no ano seguinte.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/25-05-2020_arquivos/image017.jpg

Pulmão de um não fumante. Exposição “Body Worlds”. O verdadeiro mundo do corpo humano. Günther Von Hagens’,  *  realizada na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo.

* Gunther von Hagens é um anatomista alemão, inventor da plastinação, técnica que preserva tecidos biológicos. A plastinação foi inventada em 1977 e por ele patenteada no ano seguinte.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/20-06-2014_arquivos/image006.jpg

Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de

 doenças mentais no Brasil.  Idealizador e fundador do Hospital Psiquiátrico do Juqueri em 1898. O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de  Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 8 de Novembro de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Pesquisas espíritas - parte 16 (conclusão)", com José Lucas.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV    

 

Cordialmente,

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: ccespirita@gmail.com
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com])

 

 

Na internet mais uma edição do jornal O IMORTAL

Acesse no link abaixo

 

Amigo(a) das lides espíritas:

Está disponível na internet mais uma edição do jornal O IMORTAL, que pedimos seja divulgada na casa espírita e junto aos seus familiares, amigos e colegas espíritas.

Para acessar a edição, sem custo algum, clique aqui:  

https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Forte abraço e ótimo final de semana para toda a sua família.

 

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - http://www.oconsolador.com  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

 

 Convite para um simpósio de medicina e espiritualidade em Luxemburgo

 

Bom dia,

Envio-lhe em anexo um convite que diz respeito, mais especificamente, ao pessoal da saúde, da ajuda e da educação. Obrigado por compartilhá-lo tão amplamente quanto possível.

Um grande obrigado da nossa parte e até breve.

Zelina P. / Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo-asbl.

 

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Bonjour,

Je vous envoie en annexe, une invitation qui concerne, plus spécifiquement, le personnel de santé, d'aide et d’éducation. Je vous remercie de bien vouloir la divulguer le plus largement possible.

Un grand merci de notre part et à bientôt.

Zelina P. / Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg-asbl.

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr])

 

 

 

 Programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar do mês de novembro de 2024. São Paulo, SP

 

Olá meu caro Ismael Gobbo. 

Paz do Mestre Jesus!

Segue em anexo a programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar do mês de novembro de 2024.

Que tenhamos um excelente mês, com estudo e trabalho dignificantes.

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite

Presidente voluntário da IBNL

 

"SAUDADE E AMOR"

Ante as lembranças queridas dos entes amados que te precederam na Grande Transformação, é natural que as tuas orações, em auxílio a eles, surjam orvalhadas de lágrimas. Entretanto, não permitas que a saudade se te faça desespero. Recorda-os, efetuando, por eles, o bem que desejariam fazer. Imagina-lhes as mãos dentro das tuas e oferece algum apoio aos necessitados. Lembra-lhes a presença amiga e visita um doente, qual se lhe estivesses atendendo à determinada solicitação. Distribui sorrisos e palavras de amor com os irmãos algemados a rudes provas, como se os visses falando por teus lábios e atravessarás os dias de tristeza ou de angústia com a luz da esperança no coração, caminhando em rumo certo, para o reencontro feliz com todos eles, nas bênçãos de Jesus, em plena Imortalidade.

 

Emmanuel

Obra: Amor e saudade

Espíritos diversos

Psicografia Chico Xavier

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Palestras no mês de Novembro/2024 no

Centro Espírita Discípulos de Jesus. Rubiácea, SP

 

(Informação de Émerson Gratão)

 

 

Palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus.

 Quinta-feira, 07-11-2024. Rubiácea, SP

 

(Recebido de Émerson Gratão)

 

 

[719-JornalMundoMaior] GRATIDÃO E PROSPERIDADE.

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A gratidão não apenas melhora nosso bem-estar emocional e psicológico, mas também pode ter um impacto profundo em nossa saúde financeira.

Quando somos gratos pelo que temos, cultivamos uma mentalidade de abundância, que é essencial para atrair mais prosperidade para nossas vidas.

Por que a gratidão é tão poderosa? Porque ela nos ajuda a focar no que temos, em vez de no que nos falta. 

Esse foco na abundância nos motiva a agir, a investir em nós mesmos e em nossos sonhos, e a aproveitar as oportunidades que surgem.

 

Você sabia que a prosperidade vai muito além de dinheiro?

Muitas vezes, associamos prosperidade exclusivamente à riqueza material. 

No entanto, a verdadeira prosperidade engloba bem-estar emocional, saúde, relações ricas e significativas, e a realização de contribuir positivamente para o mundo ao nosso redor.

Por que é importante para você entender isso? 

Porque quando reconhecemos que a prosperidade vai muito além do dinheiro, começamos a valorizar e a trabalhar por todos os aspectos que enriquecem nossa vida, não apenas o financeiro. Isso nos leva a uma vida mais equilibrada e plena.

 

Haroldo Dutra Dias.

*Odisseia Academy.*

Desenvolvimento Humano e Espiritual.

 

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"Para ser do bem", e outros destaques da RIE de novembro

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Pesquisadores analisam os 160 anos de

“O evangelho segundo o espiritismo” (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Pesquisadores analisam os 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo

Considerado por muitos apenas como livro religioso de simples leitura, O evangelho é obra de peso na história do espiritismo e do pensamento humano, ao realizar a crítica aos dogmas de fé da época e apresentar um novo paradigma para a interpretação dos ensinos morais de Jesus.

Leia agora: www.bit.ly/160AnosEvangelho

O Correio Fraterno traz no seu Especial um recorte dos seis trabalhos apresentados no 19º Enlihpe – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. O evento realizado em São Paulo enalteceu os desafios enfrentados por Allan Kardec, ao lançar sete anos depois de O livro dos espíritos, uma obra que iria tocar em terreno delicado.

O evangelho segundo o espiritismo não é uma obra dogmática. Os conceitos, discussões e esclarecimentos em torno do ensino moral do Cristo se baseiam em fundamentos científico-espíritas”, disse o físico Alexandre Fontes da Fonseca.

Você vai gostar de ler a análise que fizeram os pesquisadores sobre a obra e sobre o incansável trabalho de Allan Kardec com os espíritos: www.bit.ly/160AnosEvangelho

Boa leitura!

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

Editora Correio Fraterno

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

 

Nota:  Divaldo anuncia o filme

“Benedita uma heroína invisível” para a Mansão do Caminho

Em programa da TV Mansão do Caminho, Divaldo Pereira Franco anuncia a apresentação do filme “Benedita uma heroína invisível. O legado da superação” na Mansão do Caminho (Salvador), no dia 19 de novembro de 2024. Inclusive mostra a primeira mensagem que ele psicografou, assinada pelo espírito Benedita Fernandes, em Araçatuba (1973).

Esse filme, produzido por Sirlei Nogueira (Cocriação/Lalucci), tem enredo baseado em biografia sobre Benedita Fernandes, elaborada por Cesar Perri, e entre os entrevistados focalizados no filme, destaca-se a participação de Divaldo Pereira Franco.

Informações sobre agendamento do filme: Whatzapp 18-99709-4684.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=cEtFrYzflhA

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Portal Luz Espírita

Acesse no link abaixo

 

ACESSE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/

 

 

(Com informação de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com])

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

CLIQUE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol118.pdf

 

 

  

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Palestra pública com Divaldo Franco na FEB, em Brasília

 

Divaldo Franco é o convidado especial para a reunião pública de domingo na Federação Espírita Brasileira, no dia 10 de novembro, às 16h, no Auditório principal da sede administrativa, em Brasília. A “Inspiração Espiritual” é a temática que guiará o encontro gratuito, com vagas limitadas, aberto ao público de todas as idades. A atividade será transmitida ao vivo pelo youtube da FEBLives.com. A palestra será precedida por autógrafos, a partir das 14h30, no Cenáculo.

Atenção: Em virtude da limitação do espaço e devido à transmissão virtual da palestra, a Federação Espírita do Distrito Federal repassará os convites aos dirigentes do Movimento Espírita do DF, que distribuirão entre os centros espíritas. Recomendamos a todos que no domingo da atividade não se desloquem com veículos próprios, buscando alternativas em outros transportes, devido ao limite de vagas no estacionamento.

O conferencista e médium baiano completou 97 anos em maio último. Destes, 77 anos foram dedicados à realização de palestras doutrinárias no Brasil e no exterior. São mais de 20 mil conferências. Na seara da mediunidade publicou mais de duzentos livros, cerca de 8 milhões de exemplares com a autoria de 211 Espíritos, traduzidos para diversas línguas. 

Em 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, em Salvador (BA). A instituição acolhe e educa cerca de 3 mil crianças, entre adolescentes e jovens de famílias de baixa renda. No âmbito social, tem registrado cerca de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2024/11/01/palestra-publica-com-divaldo-franco-na-feb-em-brasilia/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEPI- Federação Espírita Piauiense

Teresina

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/fepiaui/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

FEMAR- Federação Espírita do Maranhão

São Luís

 

CLIQUE AQUI:

https://www.facebook.com/federacaoespiritamaranhao/?locale=pt_BR

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

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(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

                                     O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

  

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano X. 1a semana de Novembro de 2024

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Educação com valores e sentimentos; Divaldo anuncia o filme “Benedita – uma heroína invisível” para a Mansão do Caminho; Decepções, ingratidão e o “a Cesar e a Deus”; Espíritos da Terra e destinos; Prática do evangelho no lar em quatro idiomas; Como testemunhar

Artigo:

- Educação com valores e sentimentos:

https://grupochicoxavier.com.br/educacao-com-valores-e-sentimentos/

 

Vídeos:

- Divaldo anuncia o filme “Benedita – uma heroína invisível” para a Mansão do Caminho:

https://grupochicoxavier.com.br/divaldo-anuncia-o-filme-benedita-uma-heroina-invisivel-para-a-mansao-do-caminho/

 

- Decepções, ingratidão e o “a Cesar e a Deus”:

https://grupochicoxavier.com.br/decepcoes-ingratidao-e-o-a-cesar-e-a-deus/

 

Notícias:

- Espíritos da Terra e destinos:

https://grupochicoxavier.com.br/espiritos-da-terra-e-destinos/

 

- Prática do evangelho no lar em quatro idiomas:

https://grupochicoxavier.com.br/a-pratica-do-evangelho-no-lar-em-quatro-idiomas/

 

Mensagem:

- Como testemunhar:

https://grupochicoxavier.com.br/como-testemunhar/

 

o0o

Se a criatura refletisse mais sensatamente reconheceria o conteúdo de serviço que os momentos de cada dia lhe podem oferecer e saberia vigiar, com acentuado valor, os patrimônios próprios” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 8. FEB)

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita

Londrina, PR . Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano18/896/principal.html

 

 

 

 

William Stainton Moses 

(05-11-1839/ 05-09-1892)

 

Nascido a 5 de novembro de 1839, em Donington, Lincolnshire, Inglaterra, e desencarnado a 5 de setembro de 1892.

 

Seu pai, William Moses, era reitor da Escola de Gramática, e sua mãe era filha de Thomas Stainton d'Alford. O jovem William Stainton Moses iniciou os seus estudos sob a direção de seu pai e foi em seguida confiado a um professor particular que, maravilhado pelas suas aptidões, se empenhou fervorosamente com seu genitor para que enviasse o filho a uma escola pública. Em 1855, ingressou na Escola de Gramática de Bedford, onde estudou durante três anos, merecendo dos mestres os mais francos elogios, pois a par da sua dedicação aos estudos revelava acendrado sentimento do dever. Após receber numerosos prêmios deixou essa escola.

 

De Bedford, Stainton Moses entrou para o "Exeter College", de Oxford, no ano de 1858. A sua vida de estudante foi digna dos maiores encômios, tendo mesmo adoecido gravemente devido ao demasiado apego às matérias escolares.

 

A fim de convalecer da enfermidade, viajou durante um ano pelo continente europeu e, na volta, passou seis meses no velho mosteiro grego do Monte Athos. A curiosidade e sobretudo uma grande necessidade de meditação e de isolamento o obrigaram a permanecer todo esse tempo no convento. Alguns anos após o seu mentor espiritual, conhecido por Imperator, explicou- lhe que desde essa época ele vinha sendo influenciado por entidades espirituais, interessadas em ajudar a sua educação espiritual ...

 

Com 23 anos de idade, Stainton Moses voltou para Oxford. Ali, recebendo o diploma, deixou a Universidade em 1863. Embora estivesse desfrutando de melhor saúde, a necessidade de viver uma vida no campo, levou- o a aceitar um curato em Maughold, perto de Ramsay, Ilha de Man, permanecendo ali durante cinco anos, substituindo o reitor que, devido à sua idade avançada, não podia mais exercer essas funções. Isso levou Moses a exercer tarefa dupla.

 

Uma epidemia de varíola, que se manifestou nessa região, pôs em relevo a sua dedicação e intrepidez. Como não havia médico no lugar, o jovem, que tinha alguns conhecimentos de medicina, tratou dos corpos e das almas dos habitantes da região. Dia e noite ele se desdobrava, porém a epidemia progredia lentamente, fazendo com que ele além de pastor religioso se transformasse no médico e no coveiro daquele núcleo populacional. A sua extrema dedicação fez com que se tornasse ainda mais querido por parte dos seus paroquianos. Entretanto, a sua saúde, que não podia suportar as obrigações impostas pela administração de duas paróquias, obrigou- o a procurar uma nova residência. Apesar de uma petição que lhe foi dirigida pelos habitantes do local, Stainton Moses retirou- se pesaroso, para ocupar em 1868, o curato de Saint- Georges, Douglas, Ilha de Man, onde caiu gravemente enfermo, sendo tratado pelo Dr. Stanhope Speers, que residia em Douglas com sua esposa, e que já não exercia a sua profissão.

 

Em setembro de 1869, abandonou o curato, deixando ali profunda impressão pela prédica e caridade praticadas. Decorridos alguns meses, nos quais exerceu funções eclesiásticas em Langton, e em um curato da diocese de Salisbury, uma moléstia da garganta obrigou- o a renunciar ao ministério.

 

Ao findar- se o ano de 1870, Stainton obteve um lugar de professor de inglês na University College School, cargo que ocupou até 1889. Em 1870 sua atenção foi atraída para o Espiritismo durante o Tempo em que residiu na casa do Dr. Speers em Londres. A esposa desse médico permaneceu enferma durante três semanas e, para distrair- se, lia o livro "Debatable Land" (Região em Litígio entre este mundo e o outro), de autoria de Dale Owen. Interessando- se intensamente por esse livro, logo que ela conseguiu reassumir o lugar na reunião de família, pediu a Stainton Moses para ler e procurar descobrir o que poderia haver de verdadeiro nos fatos que o autor narrava.

 

O Dr. Speers e Stainton Moses discutiam reiteradamente alguns pontos doutrinários da religião que professava, e como não estivessem muito satisfeitos com as doutrinas existentes, o Dr. Speers havia se tornado um materialista intransigente.

 

Em 1872, Stainton Moses começou a estudar o Espiritismo, a fim de cumprir a promessa formulada à Sra. Speers, tendo para tanto assistido a algumas sessões espíritas, principalmente uma que tinha como médium Lottie Towler. Numa sessão realizada na residência do casal Speers, tendo Stainton Moses como médium, todos se tornaram convictos da realidade da existência de Espíritos comunicantes, consolidando assim a crença na imortalidade da alma.

 

Nessa época começou a desabrochar a mediunidade de Moses, que era dotado de um poder extraordinário. Nunca se produziram menos de dez espécies diferentes de manifestações no decurso das sessões realizadas por seu intermédio. Quando as condições eram favoráveis, as manifestações multiplicavam- se, as pancadas tornavam- se mais freqüentes, as luzes mais brilhantes e os sons musicais mais distintos. Fenômenos maravilhosos produziram- se por seu intermédio: sons musicais, pancadas, clarões, balsamização do ambiente com perfumes diversos, passos pesados produzidos por um Espírito que se denominava "Rector", os quais estremeciam o ambiente, tilintar de campainhas, levitação de corpos pesados: mesas, cadeiras; transposição da matéria, fenômenos de voz-direta, além de uma variedade indescritível de fenômenos dos mais variados matizes.

 

Durante o periodo ativo da sua mediunidade, Stainton Moses ocupou- se assiduamente da formação de sociedades com o fim de estudar o Espiritismo. Contribuiu para a fundação da Associação Nacional Britânica dos Espiritualistas, em 1873, da Sociedade Psicológica da Grã- Bretanha, em abril de 1875, da qual foi um dos primeiros membros do conselho; da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em 1882 e finalmente da Aliança Espiritualista de Londres, da qual foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até a sua desencarnação.

 

Além dessas atividades, dirigiu a revista Light, periódico de fundo espírita. Embora a sua faculdade mediúnica decrescesse de intensidade, ele conservou sempre a faculdade de psicografia.

 

Desde 1889, a sua saúde ficou bastante combalida, ataques sucessivos de influenza, minaram- lhe a constituição, que nunca fora robusta, causando a sua desencarnação.

 

A sua obra "Ensinos Espiritualistas" foi vertida para o português por Oscar D'Argonnel. Trata- se de uma obra que encerra uma série de ensinamentos ministrados pelo Espírito Imperator, e que Stainton Moses, que também usava o pseudônimo de A. Oxon, publicou, e que a Aliança Espiritualista de Londres, através do seu Conselho, fez publicar em edição comemorativa, prestando efusiva homenagem ao seu inolvidável fundador.

 

Em sua vida de relação, Stainton Moses era um homem cordato, justo, que sempre exercia julgamentos retos, modesto, sem vaidade, que jamais dirigia palavras ásperas aos seus detratores e que, em resumo, possuía um conjunto de qualidades raras entre os homens.

 

 

Grandes Vultos do Espiritismo


 

Outra biografia

 

Stainton Moses nasceu em Lincolnshire e foi educado para o ministério religioso, vocação que seu espírito alimentava desde cedo. Depois de alguns anos de trabalho como cura na Ilha de Man, tornou-se professor da University College School, até que, por ocasião de uma viagem ao mosteiro do Monte Athos, onde passou 6 meses, sua vida passou a ter um significado mais profundo devido o desabrochar dos seus dons mediúnicos. Enquanto cura, teve oportunidade de mostrar a sua dedicação e o senso de dever aguçado que sempre lhe caracterizou a personalidade.

 

Uma grande epidemia de varíola espalhou-se na sua própria paróquia, que não dispunha de médico. Moses, dia e noite estava a cabeceira dos doentes pobres; por vezes, depois de haver assistido a um moribundo, se via obrigado a unir as tarefas de sacerdote às de coveiro, e ele próprio transportou os cadáveres, recebendo por isso alta estima e considerção dos habitantes do povoado a que servia.

 

Em 1872 é que a atenção de Moses voltou-se para o Espiritismo, por meio de sessões com Williams e Miss Lothie Fowler. Ele já havia percebido a sua invulgar mediunidade e comprometera-se consigo mesmo a fazer um estudo completo do assunto. Seus escritos com o pseudônimo de M. A. Oxon, são clássicos no Espiritismo. Incluem os "Ensinos Espiritualistas", elevados aspectos do Espiritismo, e de outros trabalhos. Finalmente tornou-se redator de "Light" e durante muitos anos sustentou as suas altas tradições. Sua mediunidade progrediu rapidamente, abarcando quase todos os fenômenos físicos conhecidos. Em presença de Moses erguiam-se no ar mesas pesadas, livros e cartas eram trazidos de uma sala para outra em plena luz sob a vigilãncia de severos observadores. Batidas acompanhavam o médium para onde quer que ele fosse, até mesmo na igreja, e muitas pessoas as ouviam quando sentadas em seus lugares.

 

Certa feita, ao regressar da igreja, Stainton Moses verificou em seu quarto que os objetos tinham sido tirados da penteadeira para a cama, onde haviam sido dispostos em forma de uma cruz. O médium chamou então um amigo, Dr. Speer, para que testemunhasse o que acontecera e ao voltar ao quarto verificou que o seu cabeção, que tinha tirado poucos instantes antes, havia sido colocado, na sua ausência, em redor do tôpo da cruz. Ele e o Dr. Speer trancaram a porta do quarto e desceram para o lanche, mas durante a refeição batidas fortes se produziram e a pesada mesa de jantar foi movida três vezes. Num exame posterior do quarto, acharam dois outros objetos que haviam sido tirados da gaveta adicionados à cruz. O quarto foi trancado novamente e em três visitas sucessivas novos objetos tinham ampliado a cruz.

 

Nas sessões em que Moses participava muitas comunicações eram recebidas, dando provas de identidade de Espíritos, sob a forma de nomes, datas e lugares, descohecidos dos presentes e verificados posteriormente. Um grupo espírita estava ligado à mediunidade de Moses e, por seu intermédio, um corpo de doutrina foi comunicado por meio de escrita automática. Uma seleção destes escritos constitui a sua obra "Ensinos Espiritistas" em cuja introdução ele diz: "o tema central foi sempre de caráter puro e elevado, em grande parte de aplicação pessoal, visando a minha própria direção e orientação. Posso dizer que através de todas essas comunicações escritas, não há leviandades, nem brincadeiras, não há vulgaridades nem incongruências, não há falsidades nem enganos, tanto quanto eu saiba ou tenha podido descobrir. Nada incompatível como o objetivo visado, sempre e sempre repetido, de instrução, de esclarecimento e de orientação por Espíritos escolhidos para essa tarefa. Julgados como eu mesmo desejo ser julgado, eles foram o que desejavam ser. Suas palavras eram de sinceridade e de objetivos sóbrios e sérios".

 

Moses contribuiu para a formação da Society for Psychical Research em 1882, mas demitiu-se em 1886, desgotoso com a maneira como foi tratado o médium William Eglinton. Foi também o primeiro presidente da London Spiritualist Alliance, formada em 1884, posição que ocupou até a morte.

 

Além das obras "Spirit Identity", "Higer Aspects of Spiritualism", "Psycography" e "Spirit Teachings", Moses contribuiu freqüentemente para a imprensa espírita, bem como para o Saturday Review, para o Punch e vários outros jornais de valor. Foi um elemento importante na divulgação doutrinária espírita fora das hostes espíritas. Causador e observador do fato mediúnico, jamais tentou negá-lo ou obscurecê-lo por preconceitos dogmáticos. Ele mesmo era a prova dos eventos e a sua sinceridade estava bastante amadurecida para sustentar a veracidade dos fenômenos espíritas. Os amantes da verdade nunca são infiéis ou desrespeitosos para com ela. Moses não poderia ser diferente. Na notícia de sua morte, no magistral resumo de sua mediunidade escrita por Mr. Myers, este, traduzindo o pensamento de muitos diz: "Eu pessoalmente considero a vida de Moses como uma das mais notáveis de nossa geração e de poucos homens ouvi, em primeira mão, fatos mais notáveis do que os que dele ouvi". A estrela voltava a sua constelação após brilhar por largos anos, enriquecendo a trilha por vezes obscura de muitos homens.

 

 

(Copiado de  https://www.feparana.com.br/topico/?topico=534)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/05-11-2016_arquivos/image051.jpg

Bedford, Reino Unido.

Foto Laura Emília Michelin Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/05-11-2016_arquivos/image052.jpg

Fotografia espiritual do médium William Stainton Moses Data 1894 Fonte O véu levantado. Desenvolvimentos modernos da fotografia espiritual. Com doze ilustrações, 1894. Autor Andrew Glendinning.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Stainton_Moses_Photograph_2.png

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/05-11-2016_arquivos/image053.jpg

William Stainton Moses

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/William_Stainton_Moses#/media/File:William_Stainton_Moses_Photograph.png

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/05-11-2016_arquivos/image054.jpg

Oxford, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo.

 

 

Educação com valores e sentimentos

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Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

O assunto educação à luz do espiritismo, ao longo do século XX, contou com variados momentos: de implantação de programas para crianças e jovens, depois para adultos; a criação de instituições de ensino espíritas e as propostas para as orientações básicas nos ambientes familiares.

Por razões legais, surgiu um novo cenário para as instituições de ensino, com a promulgação da Constituição Brasileira, em 1988 e a vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20/12/1996). Além da premissa da laicidade, cabem aos Conselhos de Educação Municipais, Estaduais e o Nacional, a definição de requisitos para a autorização e para a avaliação de instituições de ensino e para oferta de seus cursos.

Nesse contexto, e por cenários mercadológicos, a maioria das instituições de educação espíritas não subsistiram. Todavia, além da vertente formal há imenso campo de atuação.

Aí ressalta-se a necessidade de se priorizar as atenções e apoios às instituições espíritas que, sem preocupação do ensino formal e profissional, têm um amplo espectro de atuação no conceito de “escola de espíritos”, de orientação de encarnados, nas várias faixas etárias, e de desencarnados.1

Evidentemente que tudo tem seu momento e dosagem. Os cursos no ambiente espírita foram e são necessários, mas é notório um excesso de “escolarização”: programas padronizados,visão infantilizada da adolescência e juventude, exigências de requisitos e de pré-requisitos para cursos e atividades. O potencial trabalhador tem dificuldade de se integrar com espontaneidade nos centros espíritas. A própria mediunidade está “engessada” e há espíritas e centros que nem contam com a atuação de médiuns porque estes se tornaram “especializados” ou raros. O evidente decréscimo da atuação de adolescentes e jovens. A soma da quantidade de anos desde os momentos iniciais dos ciclos de infância e juventude, até os demais cursos, ultrapassa-se o tempo de formação de um profissional de nível superior. É hora de se fazer um reestudo sensato e sério de todo o processo.1

Na ótica espiritual, a educação é um processo abrangente e continuado e, que Emmanuel, aponta desde a base: “a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem”.2 Também Emmanuel – em livro homônimo –, desde 1938 oferece diretrizes para um “plano pedagógico que implica esse grandioso problema tem de partir ainda do simples para o complexo. Ele abrange atividades multiformes e imensas”.3Esses parâmetros devem nortear as ações espíritas.

[...] De nossa parte, valorizamos as propostas vivenciadas por Mário da Costa Barbosa (1936-1990), um bom e prudente visionário, com desdobramentos de sua ação bem-marcados principalmente nos Estados do Pará e de São Paulo. Trata-se da Metodologia do Espaço de Convivência, Criatividade e Educação pelo Trabalho (ECCET).4

Em síntese, Mário da Costa Barbosa insistia: “[...] a metodologia não deveria ser apreendida com um receituário ou modelo para ser aplicado e, sim, uma maneira de viabilizar o trabalho Assistencial Espírita, a Evangelização (de crianças, jovens e adultos), e a própria convivência no dia a dia da casa espírita. A compreensão e prática das categorias favorece a relação entre os ideais cristãos e as possibilidades reais de viver a mensagem no contexto em que se está inserido.”4

No livro Conviver para amar e servir que registra essa proposta, os organizadores concluem: “Essa proposta metodológica para os espíritas é uma forma de lembrar que em nossas práticas a caridade verdadeira deve presidir o agir e o pensar, logo convidando evangelizadores/trabalhadores/assistentes a buscar a vivência da mensagem, do que ideias de catequizar mentes. Dando sentido prático e essencial ao “amar ao próximo como a si mesmo”1,4.Tudo dentro de uma ação tangenciadora e integradora, sem delimitações em departamentos e hierarquias.1

[...] Numa série de quatro seminários intitulados “Educação & Atividades Espíritas” realizados na sede da Federação Espírita Brasileira, durante nossa gestão, entre 2014 e início de 2015, atuaram expositores espíritas convidados, com efetiva ação na docência em vários níveis de ensino. Temas centrais: Mudança para transformação? Mudar equivale a transformar? Como ensinar a Doutrina Espírita com sentido e prazer, de forma a contribuir com a felicidade, a realização pessoal e profissional de cada participante de estudo e para a construção de uma sociedade mais justa, humana e socialmente viável?

Ao final, concluiu-se que há necessidade de algumas mudanças que possam levar a transformações, como: “criar  espaços interativos e dialógicos nos encontros de aprendizagem (mais conversa, menos exposição; os participantes têm muito com que contribuir); organizar espaços de aprendizagem atrativos e diversificados (jardins, excursões, visitas culturais e assistenciais);  promover mais momentos informais de confraternização; conhecer o perfil do grupo e considerá-lo na escolha de abordagens didático-pedagógicas, as quais devem ser criativas e diversas; desenvolver acolhimento e zelo nas relações interpessoais; abordar o conhecimento doutrinário como apoio à transformação moral e social e não como um fim em si mesmo; considerar os saberes anteriores e atuais dos participantes  no desenvolvimento do conteúdo; desenvolver acolhimento e zelo nas relações interpessoais; abordar o conhecimento doutrinário como apoio à transformação moral e social e não como um fim em si mesmo; considerar os saberes anteriores e atuais dos participantes  no desenvolvimento do conteúdo; trabalhar com problemas e não somente com temas”.1,5

[...] Em síntese, entendemos que há necessidade de se trabalhar não apenas em nível cognitivo, mas com os valores e sentimentos.

Referências:

1)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Centro espírita. Prática espírita e cristã. Cap. 1.1 e 5.2.4. São Paulo: USE. 2016.

2)      Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel.O consolador. Perg. 110. Brasília: FEB. 2013.

3)      Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Emmanuel. Cap. XXXV. Brasília: FEB. 2013.

4)      Sarmento, Helder Boska de Moraes; Pontes, Reinaldo Nobre; Parolin, Sonia Regina Hierro (Org). Conviver para amar e servir. Baseado em Mário da Costa Barbosa. Brasília: FEB. 2013. 166p.

5)      FEB discute educação e atividades espíritas. Brasil Espírita. In: Reformador. Ano 133. No 2.232. Março de 2015. p.187.

(Professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista, Doutor em Ciências, ex-presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira).

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Síntese de artigo do autor publicado em:

Revista Educação Espírita. Ano 1. Número 5. Novembro /Dezembro de 2024. P.14-17. Acesso (copie e cole): Educação Espírita – 5 | Juventude Espírita

 

 

Quem é Jesus?

Sidney Fernandes

 

Quem é Jesus? O cordeiro de Deus que redimiu a humanidade? Bastará aceitá-lo para que sejamos salvos? Filho de Deus ou o próprio Criador encarnado? Como reverenciá-lo? Jesus é o mais perfeito modelo que Deus nos ofereceu e a expressão mais pura da lei do Senhor.

— Em meio de grande tempestade, inúmeros viajantes se recolheram a enorme casarão que se assemelhava a um labirinto. Porque sentissem medo uns dos outros, cada qual se escondeu nos quartos mais internos e, vindo a noite, em vão procuraram o lugar de saída. Começou, então, enorme conflito. Lamentos. Pragas. Assaltos. Correrias. Pancadas. Crimes nas trevas. Um homem que por ali passava, ouviu os rogos de socorro que partiam do infortunado reduto e, longe de gritar ou discutir, acendeu a sua candeia e passou entre os amotinados, em profundo silêncio. Bastou a luz dele para que todos percebessem os disparates que vinham fazendo, ao mesmo tempo que encontravam, por si mesmos, a porta libertadora.

Dois mil anos não foram suficientes para que definíssemos exatamente quem ele é e o que representa em nossas vidas.

Muitos de nós ainda o consideramos o salvador, que absorveu os pecados do mundo, lembrando antigas cerimônias em que animais eram sacrificados para depurar as comunidades de seus pecados.

Não obstante ele nunca ter se referido a si mesmo como Deus e sempre ter se apresentado como mensageiro divino, um servo do Senhor, como filho do homem, gerado por um casal, muitos há que o confundem com o Criador.

Outros estão convictos de que basta concordar com sua mensagem ou reverenciá-lo com a mera participação em rezas e cerimônias, lembrando-se dele somente nas horas difíceis, quando, na verdade, ele é o Mestre, o irmão mais velho, que veio à Terra com o objetivo de nos ensinar a trilhar o caminho que ele percorreu.

E, como fazem os bons professores da Terra, não apenas pregou, mas exemplificou e vivenciou os revolucionários princípios que, corajosamente, trouxe ao mundo, desde a humildade da manjedoura até o sacrifício na cruz.

Jesus é o raio de luz que Deus mandou à Terra para servir de guia e exemplo para a humanidade.

 

 

(Recebido em email de 4.8@uol.com.br)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/09-09-2020_arquivos/image025.jpg

Quadro com o retrato de Maria, mãe de Jesus. Capa do Anuário Espírita 1986.

 

Arquivo: Sagrada Familia del pajarito (Murillo) .jpg

A sagrada Família com um pássaro. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sagrada_Familia_del_pajarito_(Murillo).jpg

 

Ficheiro:The disciples chosen and sent out.jpg

Jesus escolhe os  apóstolos

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_disciples_chosen_and_sent_out.jpg

 

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

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Jesus curando o cego nas proximidades de Jericó. Óleo sobre painel de Eustache Le Sueur

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eustache_Le_Sueur_003.jpg

 

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A cidade de Jericó, Palestina,  vista do Monte da Tentação. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Amor Infinito

Cristãmente

 

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

 

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