Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 31 de outubro de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/31-10-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-10-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/30-10-2024.htm

29-10-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/29-10-2024.htm

28-10-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/28-10-2024.htm

26-10-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/26-10-2024.htm

25-10-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/25-10-2024.htm

 

                                                      

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 Com 14 anos de idade a empregada doméstica, Therese Selles, experimenta atividade PK poltergeist / espontânea na casa de seu empregador, a família Todeschini em Cheragas, Argélia, como destaque na capa da revista francesa La Vie Mysterieuse em 1911.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poltergeist-Therese_Selles.jpg

A bola de fogo no salão. Representação de 1901.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ghost#/media/File:Ball_lightning.png

Leonora_Piper_automatic_writing

Escrita direta. Médium Leonora Piper.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Automatic_writing#/media/File:Leonora_Piper_automatic_writing.png

 

Foto da médium americana   Leonora Piper.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leonorapiper.jpg

 

 

Servos de Deus

 

No Antigo Testamento bíblico, a expressão servo de Deus é utilizada para designar profetas, reis, pessoas de importância, a quem cabe a realização de certas tarefas.

Encontramos em diversas religiões a mesma expressão para designar sacerdotes, pastores, religiosos que se dedicam à propagação do culto de sua fé.

Importante que alarguemos a visão, que ampliemos o entendimento. Afinal, servo de Deus é toda criatura que lhe cumpre a vontade, que se esforça, na Terra, para realizar o bem.

Servos de Deus, lemos em um folheto, são os que usam macacões, botas, aventais.

E lembramos de tantos trabalhadores que dirigem tratores e máquinas pesadas, abrindo estradas para melhorar a nossa mobilidade por rodovias amplas, bem projetadas e seguras.

Trabalhadores que adentram laboratórios para o estudo de vírus e micróbios, na tentativa de descobrir vacinas e medicamentos que debelem as suas ações deletérias.

Quando os vemos, parecem seres de outra dimensão, com uniformes que os cobrem da cabeça aos pés, calçados e luvas protetoras.

Servos de Deus são todos os que têm mentes que planejam cidades, desenham edifícios soberanos, estruturam locais para melhor servir a todos.

São os que trabalham a Terra, lançam as sementes e esperançosos contam com que o clima inclemente não lhes destrua a floração ou arrase a produção prestes a ser colhida.

São os que persistem, não desistem, insistem. Homens de coragem. Homens de fé.

São os que acondicionam devidamente frutas, legumes, cereais, grãos de toda espécie. Também os que armazenam, transportam, comercializam. Os que contribuem para que tudo nos chegue à mesa.

Servos de Deus são todos os que compreendem, toleram, respeitam seus semelhantes.

Têm olhos de ver e ouvidos de ouvir. Auscultam a necessidade alheia, a dor silenciosa, o pedido de socorro jamais pronunciado.

Servos de Deus são os que ensinam a criança, na descoberta do alfabeto, dos números. Os que se demoram a ensinar os pequenos que existe um Deus que a tudo governa, tudo fez e a todos ama.

Um Deus que abre a cortina das manhãs, esparramando a luz e o calor do sol. E, no cair das tardes, torna a fechá-las, não antes de espalhar astros faiscantes, estrelas, pelo firmamento e convidar a lua a mostrar sua cara enigmática e sonhadora.

Servos de Deus são todos os que têm coração que ama, que se compadece, que tolera, que perdoa.

Quem quer que viva na Terra, abraçando seu dever a cada dia, grandioso ou de somenos importância, é servo de Deus.

Pais, mães, educadores, cientistas, artistas, engenheiros, arquitetos, sábios e ignorantes que contribuem com seu trabalho para algo bom, útil, belo, são servos de Deus.

Quem rega a planta, quem colhe a flor, quem limpa o lar, quem prepara o alimento, quem agradece o pão, o ar, é servo de Deus.

Aquele que ao outro ensina a orar, nos dias claros ou na noite escura, nas horas de alegria e nos momentos de desolação.

Enfim, somos servos de Deus todos os que colaboramos com a obra do Criador. Todos os que contribuímos, de alguma forma, para o bem-estar da Humanidade.

Redação do Momento Espírita
Em 30.10.2024

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

Dan Albone em seu protótipo de motor agrícola Ivel. Foto da North Bedfordshire Gazette, sexta-feira, 23 de janeiro de 1903.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ivel_Tractor_1902.JPG

Um trator agrícola moderno com tração nas quatro rodas. Trator New Holland em algum lugar na Holanda. Data anterior a 19 de outubro de 2004 Fonte Trabalho próprio (Solitude) Inglês: Transferido de en.wikipedia.org [1]: 2004-10-19 . . Solitude Autor Solitude. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modern-tractor.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image050.jpg

O Semeador. Pintura de Jean-François Millet. Por volta de 1865.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_The_Sower_-_Walters_37905.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image009.jpg

O Angelus. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)#/media/File:JEAN-FRAN%C3%87OIS_MILLET_-_El_%C3%81ngelus_(Museo_de_Orsay,_1857-1859._%C3%93leo_sobre_lienzo,_55.5_x_66_cm).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/10-06-2021_arquivos/image043.jpg

Louis Pasteur.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur

  

 

Louis Pasteur (Dole27 de dezembro de 1822 – Marnes-la-Coquette28 de setembro de 1895) foi um cientista francês,[2] cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina antirrábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização, em homenagem ao seu sobrenome.[3]

 

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/10-06-2021_arquivos/image045.jpg

Jesus pregando no Mar da Galileia, um dos episódios de Marcos 3. Século XVII. Atribuído a Gerbrand van den Eeckhout

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_3

 

 

 

Companheiros de jornada

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Amigo. Lição nº 19. Página 117.

 

Talvez que um dos mais belos espetáculos ante a Espiritualidade Superior, seja o de anotar a persistência dos companheiros enfaixados na Vida Física, sempre que se mostrem decididamente empenhados a lutar pela vitória do bem.

Companheiros que, em muitas ocasiões comparecem nas tarefas do bem, vergados ao peso do sofrimento;

- que se reconhecem constantemente visitados por forças contrárias aos compromissos que abraçam a lhes testarem a resistência;

- que, não raro, suportam tempestades ocultas na própria alma;

- que, às vezes, se sentem espancados por injúrias nascidas de muitos daqueles aos quais se afeiçoaram com os mais altos valores da própria vida e,

 - que, no entanto, renovam as próprias forças na oração, através da qual confiam em Deus e em si mesmos, prosseguindo adiante nos encargos construtivos que lhes dizem respeito.

Em outras circunstâncias, eles próprios caem no erro, sempre natural naqueles que ainda caminham sob os véus da existência física, mas sabem reerguer-se, de imediato, com suficiente humildade para o recomeço da marcha.

E trabalham...

E se esfalfam na própria melhoria, respeitando a estrada dos outros, da qual recolhem exemplos edificantes, sem procurarem qualquer motivação à censura, evitando congelar a seara alheia.

Se te propões a colaborar no levantamento do bem de todos, não desistas de agir e servir.

Momentos sobrevirão em que o teu campo de atividades parecerá coberto de sombras e sentirás talvez o coração trânsido de lágrimas.

Ainda assim, não te marginalizes.

Chora, mas prossegue lutando e trabalhando pelo bem comum.

Se tropeças, reajusta-te.

Se cais, levanta-te e continua em serviço.

Se desenganos te requisitam, torna ao replantio de esperanças maiores e segue adiante, amando e auxiliando no melhor a fazer.

Relacionando as dificuldades que todos trazemos, por enquanto, nos recessos do ser, é justo considerar que a vitória em nós e sobre nós ainda nos custará muito esforço de construção e reajuste, entretanto, para altear-nos ao ideal do bem, fixando energias para sustentá-lo, recordemos o Cristo de Deus; regressando, depois da morte, à convivência dos discípulos, Jesus nem de longe lhes assinala as deficiências e as fraquezas e sim lhes reafirma em plenitude de confiança:

- "Estarei convosco até o fim dos séculos."

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Judas recebendo trinta moedas de prata por trair Jesus. Óleo sobre tela  de János Pentelei Molnár, 1909.

Copiado de:

https://en.wikipedia.org/wiki/Thirty_pieces_of_silver#/media/File:P._Moln%C3%A1r_The_Thirty_Pieces_of_Silver_1909.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/19-04-2019_arquivos/image019.jpg

O Beijo de Judas. Óleo sobre tela por Nicolai Wilhelm Marstrand.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wilhelm_Marstrand,_Judaskysset,_udateret,_0122NMK,_Nivaagaards_Malerisamling.jpg

A negação de São Pedro por Hendrick ter Brugghen

A negação de são Pedro. Óleo sobre tela de Hendrick Jansz ter Brugghen

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hendrick_ter_Brugghen_The_Denial_of_St_Peter.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/13-04-2017_arquivos/image063.jpg

Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Christ_on_the_Cross_-_Walters_3762_%282%2

File:Brooklyn Museum - The Disciples Having Left Their Hiding Place Watch from Afar in Agony - James Tissot.jpg

Os discípulos que deixaram seu esconderijo observam de longe em agonia.

Guache sobre grafite em papel tecido cinza de James Tissot. Copiado de:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Brooklyn_Museum

File:Christ on the Road to Emmaus G-001552-20120605.jpg

Cristo na estrada de Emaús. Óleo sobre tela do século 18.

Imagem/fonte:

https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Christ_on_the_Road_to_Emmaus_G-001552-20120605.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/23-09-2014_arquivos/image026.jpg

Jantar em Emaús. Diego Velázquez

Imagem Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diego_Vel%C3%A1zquez_009.jpg

 

 

Discípulos de Emaús é uma das primeiras aparições de Jesus após a ressurreição, logo após a sua crucificação e à descoberta do túmulo vazio[1][2]. Tanto o "Encontro na estrada para Emaús" quanto o subsequente Jantar em Emaús, que relata uma refeição que Jesus teve com os dois discípulos após o encontro na estrada, se tornaram temas muito populares na arte. Adicionalmente, o evento se tornou um ponto de inspiração para batizar diversos movimentos religiosos, serviços e atividades cristãs.

O episódio está descrito em Lucas 24:13-35, onde se lê também a expressão “fica conosco, Senhor” (em latimMane nobiscum Domine), que inspirou diversos textos, orações e canções.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Disc%C3%ADpulos_de_Ema%C3%BAs

 

 

 

 Judas Iscariotes

 

Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - abril/2004

Na dobra dos séculos, ele continua sendo apontado como alguém que destoou no Colégio Apostólico, exemplo de mau amigo, traidor. Ainda na atualidade, o seu nome é dado aos que traem uma causa, aos que erguem a mão contra quem os brindou com amizade.

Dentre os doze apóstolos, parece ter sido o único que não era galileu. Filho de Simão, era da cidade de Cariote ou Kerioth, "cidade do extremo sul da tribo de Judá, a uma jornada além do Hebron." (3)

Em Cafarnaum, Judas, comumente denominado, Judas Iscariotes, o que equivale a dizer, Judas, de Kerioth, sua localidade de nascimento, se consagrava ao pequeno comércio, vendendo peixes e quinquilharias.

Entendia de contabilidade, e se transformou no tesoureiro do grupo. Era quem cuidava da bolsa das ofertas. Quem lhe analise a personalidade, o qualifica como culto, eloqüente e polido. Também alegre e um homem realizado.

Destacam-se nele, igualmente, qualidades como discrição e sensatez. Com certeza, um homem prático. Sua cabeça era de um comerciante. Seu negócio era adquirir, revender e contar os lucros.

"Imediatista, considerava as pessoas e ocorrências através da óptica distorcida da realidade, pelo valor relativo, amoedado, social, transitório, não real. (...)" (2)

Foi exatamente sob essa tônica, que ele expôs o Amigo Celeste. Judas tinha ambição, fascinação pelas riquezas, preocupações com a vida material. Não conseguiu apreender o sentido da missão do Grande Amigo.

Para ele, o carpinteiro de Nazaré era o Messias, aguardado há séculos por Israel, sofrida e à época, escrava da águia romana dominadora. O poder de Jesus, Seus discursos, Sua inteligência e Seus milagres o fascinavam.

No Evangelho de João (12:6), encontramos uma referência à sua desonestidade, referindo o evangelista que "tendo a bolsa, roubava o que se lançava nela." 

Segundo as lições espirituais, Jesus o teria advertido, ao início do apostolado: "...Judas, a bolsa é pequenina; contudo, permita Deus que nunca sucumbas ao seu peso!" (6)

Sua é a voz primeira que sussurra acerca do desperdício, em casa de Simão, o ex-leproso, durante o banquete em que Maria, de Betânia, oferece ao Amor não amado, o caro perfume, ungindo-Lhe os cabelos. Servindo-se do momento para o ensino, Jesus recorda da pérola da amizade e da preciosidade da manifestação afetiva, alertando sobre a precariedade das coisas temporais.

Acompanhando o Rabi, dia após dia, registrando-Lhe a grandeza, alimenta o filho de Simão a idéia de que, dia chegará em que Ele assumirá o poder, liderando uma grande revolução, esmagando Roma. Não conseguira entender que a maior revolução que o doce Rabi propunha era contra o inimigo interior.

Após a triunfal entrada do Amigo em Jerusalém, Judas imaginou que melhor momento não haveria do que aquele para que Ele inaugurasse o Seu Reino.

No entanto, sequer sorrira Jesus, nem retribuíra com acenos ou um inflamado discurso à extraordinária recepção, que o povo lhe oferecia. Aquela maré humana entrou por um dos grandes portais da muralha do Templo e se derramou para o interior da extensa área do átrio dos gentios, ao átrio do povo e dos sacerdotes.

E quem ouvisse os brados de Hosana ao Filho de Davi! Hosana! acorria para ver quem seria a personagem que assim estaria sendo ovacionada. Quem seria alvo de tão deslumbrante manifestação?

Os fariseus ficaram indignados e mais recrudesceu o ódio contra o Galileu. Os sacerdotes devem ter tremido, temendo, mais que nunca, perder o cargo e seus privilégios. Decretava-se, ali, a urgência da sentença de morte do Filho de Nazaré.

Contudo, enquanto Judas aguarda que Ele tome uma atitude, o Mestre se retira da cidade, ao anoitecer e se dirige a Betânia, onde costumava passar a noite.

O discípulo se inquieta. Sob seu ponto de vista, Jesus não sabe aproveitar as oportunidades, nem se preocupa em conquistar a atenção dos homens mais altamente colocados na vida.

Gozando da amizade de políticos influentes em Jerusalém, Judas decide propor um acordo para apressar o triunfo do Messias. Arquiteta entregá-lO aos homens do poder temporal, "em troca de sua nomeação oficial para dirigir a atividade dos companheiros. Teria autoridade e privilégios políticos. Satisfaria às suas ambições, aparentemente justas, com o fim de organizar a vitória cristã no seio de seu povo.

Depois de atingir o alto cargo com que contava, libertaria Jesus e lhe dirigiria os dons espirituais, de modo a utilizá-los para a conversão de seus amigos e protetores prestigiosos." (7)

Quando a alvorada se fez, o discípulo imprevidente se dirigiu ao Sinédrio. Aguardou horas, mas muitas promessas lhe foram feitas. Guardou as 30 moedas, nem mesmo sabia porquê. Afinal, logo mais, ele teria as rédeas do movimento renovador. Era uma quantia pequena para o que idealizava. Nada além do preço de um escravo: trinta moedas de prata.

Com um beijo entrega o Amigo a quem amava, sem O compreender. Aterrorizado, viu seu Mestre ser conduzido à cruz, sem nenhum lamento, sem nenhuma queixa.

Dando-se conta do equívoco, busca Caifás, reclamando o cumprimento do acordo. Somente recebe dele e dos demais membros do Sinédrio sorrisos de sarcasmo. Recorre às suas relações de amizade e teve que reconhecer a fragilidade das promessas humanas.

De longe, Judas contemplou as cenas humilhantes e angustiosas do drama do Gólgota. O remorso o abraça, dilacerando-lhe a consciência.

Um pensamento o toma. Sem amigos, traidor vil que entrega o Amigo querido, da forma mais ignominiosa, ele somente pensa em desertar da vida. Naquele momento, não se recordou das exortações acerca da prece, da comunhão com o Pai, do perdão lecionado tantas vezes pelo Nazareno.

Ele somente escuta a voz tenebrosa de seu tremendo remorso e, dirigindo-se à rampa do vale de Hinom, compõe o laço em torno do pescoço e se deixa pender, vencido pela dor, ingressando no mundo espiritual, atormentado e sofredor.

Conta-se que, tendo devolvido aos sacerdotes o dinheiro vil, entenderam eles que aquele era "preço de sangue" e não seria lícito retorná-lo aos cofres do Templo. Assim, adquiriram um campo para servir de cemitério a estrangeiros e peregrinos que morressem em Jerusalém.O local ficou conhecido como "campo de sangue" e, segundo alguns, Judas teria sido o primeiro a ser ali sepultado.

Na seqüência dos anos, ele expiaria sua tenebrosa falta. Em entrevista que concede ao espírito Irmão X, assim narra a sua trajetória de redenção: "Depois de minha morte trágica, submergi-me em séculos de sofrimento expiatório da minha falta. Sofri horrores nas perseguições infligidas em Roma aos adeptos da doutrina de Jesus e as minhas provas culminaram em uma fogueira inquisitorial, onde, imitando o Mestre, fui traído, vendido e usurpado. Vítima da felonia e da traição, deixei na Terra os derradeiros resquícios do meu crime, na Europa do século XV.

Desde esse dia em que me entreguei por amor do Cristo a todos os tormentos e infâmias que me aviltavam, com resignação e piedade pelos meus verdugos, fechei o ciclo das minhas dolorosas reencarnações na Terra, sentindo na fronte o ósculo do perdão da minha própria consciência..." (8)


Bibliografia:
01.FRANCO, Divaldo Pereira. Isto é lá contigo. In:___. Há flores no caminho. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1982. cap. 23. 
02.______. Arrependimento tardio. In:___. Trigo de Deus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1993. cap. 12.
03.RENAN, Ernest. Os discípulos de Jesus. In:___. Vida de Jesus. 13. ed. São Paulo: Martin Claret, 1995. cap. 9.
04.TEIXEIRA, J. Raul. Jesus e a traição. In:___. Vida e mensagem. Pelo espírito Francisco de Paula Vitor. Niterói: FRÁTER, 1993. cap. 15.
05.VINICIUS. Reabilitação de um culpado. In:___. Na escola do mestre. 4. ed. São Paulo: FEESP, 1981. cap. 4.
06.XAVIER, Francisco Cândido. Os discípulos. In:___. Boa nova. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1963. cap. 5.
07.______. A ilusão do discípulo. Op. cit. cap. 24.
08.______. Judas Iscariotes. In:___. Crônicas de além-túmulo. Pelo espírito Humberto de Campos. 8. ed. Rio[de Janeiro]: FEB, 1975. cap. 5

 

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC03357

Geena, ou  Vale de Hinom, em Jerusalém, local provável  onde Judas teria se enforcado. Também  onde

o lixo era incinerado. No anfiteatro Sultan's Pool, centro da foto,  Roberto Carlos realizou show em 2011. Foto Ismael Gobbo

 

OUÇA AVE MARIA (Roberto Carlos)

Ao vivo – Jerusalém, Israel

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=flbfqKFivWI

 


IMG_4921

Pietá de Michelangelo. Basílica de S. Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra pública nesta sexta-feira 01-11-2024 no

Aliança Espírita Varas da Videira. Araçatuba, SP  

 

A palestra com início às 20 horas será proferida pelo orador  João Elias da Aliança Espírita “Varas da Videira”. O tema a ser apresentado: “O Consolador Prometido”

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/19-07-2024_arquivos/image035.jpg

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/JULHO/19-07-2024_arquivos/image036.jpg

 

Palestrante Espírita João Elias

da Aliança Espírita Varas da Videira”

 

 

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

Rua Bernardino de Campos, 363

Centro

Araçatuba, SP

 

 

 

Palestra na sede da C.E. Maria Benta

São Paulo, capital

 

(Copiado de Jorge Lira Rezala)

 

 

Palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus

Rubiácea, SP

 

(Informação recebida de Émerson Gratão)

 

 

Nota:

Espíritos da Terra e destinos

 

No estudo virtual do livro “Emmanuel” (psicografado por Chico Xavier), no dia 29 de outubro foram analisados os capítulos XXXI e XXXII – Os espíritos da Terra – Dos destinos. Há anotações significativas de Emmanuel: “Está cheio o vosso mundo de Espíritos atrasados em sua evolução, encarnados e desencarnados, em cujas mentes ainda não se fixaram nitidamente as noções do dever em todos os seus prismas. [...] A luta é o meio para o êxito na conquista da vida”. A exposição foi feita por Cesar Perri; no final, ocorreram diálogos dos participantes. A reunião foi coordenada por Pedro Nakano. Essa programação promovida pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE (São Paulo), é coordenada por Perri e se desenvolve às terças-feiras, às 20h.

Inscrições pelo link: bit.ly/CCDPE-Trajetoria

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

[717-JornalMundoMaior]

O QUE VOCÊ TEM DITO SOBRE SÍ MESMO.???

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

 

* Nossa, como eu sou uma pessoa demorada, estou sempre adiando tudo, me desorganizo facilmente, não consigo manter disciplina e foco, estou sempre com raiva!...

 

 Se eu te desse agora uma folha em branco e uma caneta e pedisse para você preencher a frase "eu sou"...Quais características você usaria para se descrever?

 

 Essas características são positivas ou negativas? Elas te colocam para cima, te dão autoconfiança e autoestima? Ou te colocam para baixo, provocando desânimo, baixa autoestima, falta de confiança e frustração?

 

 Independente das características que você afirma sobre si mesmo, você fará de tudo para provar que elas estão certas. É assim que o nosso cérebro funciona. 

 

 Cada palavra que escolhemos para descrever a nós mesmos tem um impacto profundo em nosso comportamento, cada vez que nos descrevemos de uma certa maneira, estamos fortalecendo as conexões neurais associadas a essa identidade. 

 

 Quando você diz que procrastina demais, seu cérebro vai fazer de tudo para que as suas ações comprovam isso na prática, se você afirma que é indisciplinado, o seu cérebro vai fazer de tudo para provar que suas palavras estão certas.

 

 Então, se você pensa de uma forma muito negativa a respeito de si mesmo, cuidado, pessimistas não criam nada a não ser caos e dificuldades. 

 

 Todas as coisas extraordinárias do mundo foram criadas por pessoas otimistas, pessoas que acreditavam no seu potencial.

 

 Quer exemplos disso? Steve Jobs, o criador do iphone. Walt Disney, criador de uma das maiores marcas de entretenimento da história. Você acha que essas pessoas reforçavam pensamentos de que elas não podiam criar essas coisas incríveis?

 

 Claro que não. Elas eram otimistas. E não pense que elas não enfrentaram obstáculos. Obstáculos todo mundo enfrenta. O que muda é a sua forma de enxergá-los.

 

O mais importante ainda: a forma como você se enxerga perante esses obstáculos. Se você afirma para si mesmo que pode ultrapassá-los, que você é capaz e que tem todas as características necessárias, então você pode sim. 

 

 Nossa mentalidade é um filtro. Você só co-cria uma realidade positiva e próspera quando os seus pensamentos a respeito de si mesmo são capazes de elevar a sua autoestima e toda a beleza da sua identidade. 

 

 Como você se define tem uma relação íntima com aquilo que você realiza. Suas palavras sobre si mesmo são ferramentas poderosas para moldar a sua realidade.

 

 Ao cultivar uma autopercepção positiva, capacitadora, você não apenas fortalece a sua psique e a sua identidade, mas também abre portas para co-criar a realidade que você tanto busca.

 

*Agora reflita: o que você tem dito sobre si mesmo?* 

Que você tenha uma próspera semana. 

Haroldo Dutra Dias.

*ODISSEIA ACADEMY.*

Desenvolvimento humano e espiritual.

Se você gostou, repasse. Ou escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com, faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to jornalmundomaior+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion visit
https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/PH7P223MB06926700CDE354BD3B8DA398814B2%40PH7P223MB0692.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

(Recebido em email de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com])

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

Espiritismo nas Caldas da Rainha – Centro de Cultura Espírita

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 1 de Novembro de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "O poder da prece", com Amanda Lacerda.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV    

 

Cordialmente,

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: ccespirita@gmail.com
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com])

 

 

Nosso compromisso como eleitores (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Nosso compromisso como eleitores

 

Em época de eleições a frase “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus, 22:39) ainda é vista como de aplicação individual,

apenas se referindo ao amor entre as pessoas.

Todavia, ela é mais abrangente. Seu amor não foi apenas de forma individualizada a algumas pessoas, e sim o amor pela humanidade.

Leia agora: www.bit.ly/CompromissoEleitores

“Sob essa perspectiva, devemos considerar que Jesus nos concita a amar a sociedade em que vivemos. O que seria amar a sociedade?”, questiona o articulista Aylton Paiva, lembrando-nos de que há um momento específico, e muito importante, para a expressão desse amor quando, como cidadãos e eleitores, temos o compromisso de votar e escolher as pessoas que deverão nos representar.

Acho que você vai gostar da leitura, inclusive porque você vai ficar sabendo também qual a visão ético-moral de Allan Kardec para lidar com esse tema: www.bit.ly/CompromissoEleitores

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

_______________

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

 

Richard Simonetti (10-10-1935/ 03-10-2018)

Nascimento e Primeiros Anos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1_cOhoXmaneBvwKyyM5IfOVyX-KlR_qs34ohrbiiSnjiK29sEuzFDw-tjUlPCqqo8Gjx3c4j081Of9_tbOsUGAjnJKX_XPDqqlvH1c1vT-nt6rDBu0dxze8yFVhI_Jqe67A0q2kHHygpX/s320/clip_image042.jpg
RICHARD SIMONETTI

 

 

Richard Simonetti nasceu em 10 de outubro de 1935, em Bauru, São Paulo, em uma família de descendência italiana.

Do lado materno, era neto de Valentim Marchioni, um conhecido comerciante, e sobrinho de Nida Marchioni, compositora e professora de piano. Sua mãe, Adélia Marchioni Simonetti (nascida em Laprisa, Argentina) destacou-se em atividades assistenciais no Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), em Bauru. Quando Richard nasceu, sua mãe sofreu uma depressão pós-parto, dando ensejo a que ele fosse criado pela avó paterna até os nove anos de idade.

Do lado paterno, era neto de Helena PalmieriSimonetti, uma batalhadora que criou oito filhos, incluindo João e Afonso Simonetti, pioneiros da radiodifusão em Bauru. Seu pai, Francisco Simonetti (nascido em Dois Córregos, SP), foi um respeitado enfermeiro na cidade de Bauru, por parte de quem era neto de Raphael Simonetti, natural da Calábria, Itália.

Richard teve um irmão mais velho, Roberto Simonetti.

Interessou-se pelo Espiritismo, ainda em tenra idade, quando uma pessoa fazia leitura do Livro dos Espíritos para sua avó Helena. Ele contava que ouvia atentamente como se fosse uma história. Despertado o interesse, começou a partir de então a ler livros espíritas.

Associou-se ao CEAC em 25 de abril de 1956 e em 19 de fevereiro de 1957 ocorreu fato digno de nota. Sua mãe era médium e em sessão recebeu comunicação que foi relatada em Ata do Acervo Histórico do CEAC: “Na leitura do livro ‘Alguém Chorou por Mim’, mãe Maria acariciava o Richard, passando-lhe a mão na cabeça. Estavam presentes seus tios Rosa e Afonso Simonetti e sua avó Helena. Um jovem saía alegremente de uma livraria abraçando muitos livros, com carinho, O guia Manoel entregou-lhe uma chave e um punhado de folhas de papel em branco”. Seria certamente o prenúncio da futura vida de Richard no Espiritismo e sua importância para o Movimento Espírita.

 

Vida Pessoal e Carreira

 

Richard teve quatro filhos: Graziela Lyra Simonetti e Alexandre Lyra Simonetti, do seu primeiro casamento, além de Carolina Souza Simonetti e Giovana Souza Simonetti, de seu segundo casamento com Tânia Regina M. de Souza Simonetti, com quem foi casado por 33 anos. Ele também era avô de Rafaela, Kian, Rafael, Helena Simonetti e Helena Franciscato.

 

Trabalhou no Banco do Brasil de 1956 até 1986, quando se aposentou e passou a se dedicar integralmente às atividades espíritas, especialmente no Centro Espírita Amor e Caridade, onde já participava desde a infância.

 

O CEAC, uma das mais importantes instituições espíritas de Bauru, destacou-se por seu amplo trabalho social, atendendo cerca de 25 mil pessoas por ano. Além disso, a instituição mantém atividades de divulgação doutrinária, como editora, livraria, rádio web, jornal, palestras, seminários e cursos.

 

Atuação no Movimento Espírita

 

Richard Simonetti foi um ativo expositor espírita, viajando por todos os estados brasileiros e por diversos países, incluindo Estados Unidos, França, Suíça, Itália, Portugal,Austrália,  Inglaterra e Bélgica. Em 1973, articulou um movimento nacional para a instalação dos Clubes do Livro Espírita, que desempenharam um papel importante na divulgação do Espiritismo em centenas de cidades.

 

Entre 1964 e 1994, participou ativamente da União das Sociedades Espíritas de Bauru, contribuindo para a criação do Clube do Livro Espírita de Bauru e a construção da sede da USE, em um edifício de três pavimentos. Richard sempre buscou transmitir sua experiência para outras cidades, demonstrando como essas iniciativas podiam dinamizar a divulgação espírita e arrecadar recursos para outros serviços.

 

Obras Publicadas e Contribuições

 

Richard Simonetti publicou sessenta e cinco livros (além de dois volumes póstumos, resumindo o “Pensamento Doutrinário de Richard Simonetti”), o primeiro deles em 1969 (Para Viver a Grande Mensagem), quinze deles traduzidos para outros idiomas, sendo atiragem total de cerca de dois milhões e quinhentos mil exemplares. Dentre eles podem-se destacar, com mais de 50.000 exemplares, os seguintes: QUEM TEM MEDO DA MORTE? (265.052), O VASO DE PORCELANA (74.000), A CONSTITUIÇÃO DIVINA (64.000), ENCONTROS E DESENCONTROS (57.000), QUEM TEM MEDO DA OBSESSÃO? (54.000), QUEM TEM MEDO DOS ESPÍRITOS? (52.000) e UMA RAZÃO PARA VIVER (50.958).

 

Ele também foi um colaborador assíduo em jornais e revistas espíritas, como Reformador, Revista Internacional de Espiritismo e Folha Espírita. Em junho de 2013, Richard celebrou cinquenta anos de participação na revista Reformador, com centenas de artigos publicados.

 

Legado

 

Richard Simonetti é lembrado por sua dedicação à difusão do Espiritismo, tanto através de suas palestras quanto de suas obras escritas. Sua linguagem clara e acessível, frequentemente temperada com bom humor, tornou o Espiritismo mais acessível a uma ampla audiência. Como membro da Academia Bauruense de Letras, Richard deixou um legado de conhecimento e inspiração para futuras gerações.

 

Bibliografia

 

Para Viver a Grande Mensagem – 1969

Temas de Hoje, Problemas de Sempre – 1973

A Voz do Monte – 1980

Atravessando a Rua – 1985

Em Busca do Homem Novo – 1986

Endereço Certo – 1987

Quem tem Medo da Morte? – 1987

A Constituição Divina – 1988

Uma Razão Para Viver – 1989

Um Jeito de Se Feliz – 1990

Encontros e Desencontros – 1991

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

Pais: Francisco Simonetti e Adélia M. Simonetti

IMG_4052

IMG_4047

Richard Simonetti  e público no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na

Livraria Saraiva  no Center Norte dia 25/06/2016. Fotos: Ismael Gobbo

 

Richard Simonetti nas fotos com a esposa Tânia e as  filhas

 

Richard Simonetti. 80 anos com toda família

Richard Simonetti nasceu em Bauru, SP em 10-10-1935

e faleceu na mesma cidade aos 03-10-2018.

 

 

APES: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Programa de atividades em novembro de 2024.  Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du centre spirite APES présente son programme d'activités spirites pour chaque mois. Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de NOVEMBRE 2024.

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter :  apes.programme@gmail.com ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Information aux intéressés : Les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.

 

Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

 

----------------------------------------------------------------------------

TRADUÇÃO AO PORTUGUÊS PELO GOOGLE

 

 

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É importante pensar que a direção do centro de esperança APES apresenta o nosso programa de atividades espirituais para todos nós. A seguir, temos um programa de atividades para novembro de 2024.

Não hesite em contactar-nos para informações: apes.programme@gmail.com ou telefone 07 82 09 7158 (deixe a sua mensagem)

 

Temos interesse em: Nas Reuniões de Estudos Públicos e Assistência Espiritual (RPEAS) há uma série de pessoas que desejam compartilhar um momento de espiritualidade, oração e comunhão com nossos espíritos benevolentes no momento de passar esperança e fluidez da água espiritual. . Esta reunião pública baseia-se num momento de conversa para permitir a interação pública com uma equipa de comunicação social e membros do centro APES.

 

Esperamos acolher reuniões públicas no nosso centro de esperança APES.

 

Fraternalmente

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas em 22 rue deslaitières 94300 Vincennes

tudo como sextas-feiras à noite, a partir das 19h30.

todas as segundas e últimas noites, a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mas informações no seu telefone 0141 931 708 e

em nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [apes.asso@gmail.com])

 

 

Nota:

Filme “Benedita uma heroína invisível” na “Mansão do Caminho”

 

O filme “Benedita uma heroína invisível. O legado da superação” será exibido na Mansão do Caminho, em Salvador, às 17 horas do dia 19 de novembro.

Esse filme, produzido por Sirlei Nogueira, tem enredo baseado em biografia sobre Benedita Fernandes, elaborada por Cesar Perri, e entre os entrevistados focalizados no filme, destaca-se a participação de Divaldo Pereira Franco.

Informações sobre agendamento do filme: Whatzapp 18-99709-4684.

Link para acesso ao trailer:

https://youtu.be/-hiCaJBJVao

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

CLIQUE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol118.pdf

 

 

 

 

FEAL- Fundação Espírita André Luiz

Outubro: mês de Kardec, o codificador da doutrina espírita

 

 

ACESSE AQUI:

https://marketing.feal.org.br/email/view/67163ff11f641563269378

 

 

(Recebido em email de Fundação Espírita André Luiz [relacionamento@amigosdaboanova.com.br])


 

Nota: “Revista Espírita” em inglês destaca

O evangelho segundo o espiritismo

 

A “Revista Espírita” em inglês – The spiritist magazine -, em sua edição outubro-dezembro de 2024 (Vol. 16, N.67), destaca na capa as matérias: “Não há espiritismo sem Jesus”, “Crianças obsediadas”, “Pedofilia” e “Mediunidade e Jesus”. Há interessante e detalhado artigo “A autoridade científica de O evangelho segundo o espiritismo”, de autoria de Alexandre F. da Fonseca”.

Há outros artigos relacionados com esta obra de Kardec, como dois que são destacados na capa, com base em conceitos e ensinos de Jesus. Estão publicadas mensagens psicografadas em inglês por médiuns nos EUA, como “Abraçando a juventude” do espírito Andrew J. Davis, e outras recebidas por Chico Xavier, Eurípedes Barsanulfo e Divaldo P.Franco. Essa revista destaca a literatura infantil em idioma inglês;

A edição The Spiritist Magazine foi autorizada pelo CEI, editada em inglês há 16 anos pela Sociedade Espírita da Virgínia (SSVA), tendo como editora-chefe Vanessa Anseloni, que dirige a Kardec Radio e a SSVA.

Informações: info@thespiritistmagazine.com

(ACPC)

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

GEPAR

Informes | Outubro 2024

Notícias

 

 

 

 

 

 

Informes | Outubro 2024

Posted by GEPAR, 0

 

 

 

 

Remanso Fraterno

Sua Ajuda Faz a Diferença para nossa campanha

CLIQUE AQUI PARA APOIAR

 

http://sef.org.br/sef/images/2024/CAMPANHAS/CAMPANHA-ALIMENTO-REMANSO-2024-03-10.jpeg

 

🌟 Transforme a Vida de Uma Criança 🌟

 

Link para doar: https://www.kickante.com.br/financiamento-coletivo/remanso-fraterno-campanha-do-alimento

#DoeParaEducar #Solidariedade #RemansoFraterno #MudeUmaVida

CLIQUE AQUI PARA APOIAR


Atenciosamente,

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_sef_334x111.png

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: sef@sef.org.br

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: remanso@remansofraterno.org.br

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

 

 

(Recebido em email de contribuir@envios.remansofraterno.org.br)

 

 

Jornal Momento Espírita do

CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade – Bauru, SP

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

Programação do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”

Rubiácea, SP

 

(Informação recebida de Émerson Gratão)

 

 

Programação de palestra da Instituição Beneficente Nosso Lar- IBNL São Paulo, capital. Outubro/2024.

Caro Ismael Gobbo, 

Segue em anexo a programação de palestras do mês de outubro de 2024 da Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL. 

Muita paz e uma excelente mês de outubro.

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite

Presidente Voluntário 

 

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações.” 

O Evangelho Segundo o Espiritismo – capítulo XVII – item 4

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1637/original_mkt-familia-cont_feed2.jpg?1727176548

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1638/original_mkt-SANDRA_feed.jpg?1727176565

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

 

 

 

(Recebido em email de

Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.newssender.com.br])

 

 

There is no Spiritism without Jesus!

Não há Espiritismo sem Jesus!

Read Here! Leia aqui!

https://www.magcloud.com/browse/issue/2761983?__r=260573

 

 

(Recebido em email de The Spiritist Magazine [spiritistmagazine-gmail.com@shared1.ccsend.com])

 

 

Livro: O Médium e o Centro Espírita

Bom dia, Ismael.
Paz, com Jesus.
A Editora EME lançou meu novo livro: O MÉDIUM E O CENTRO ESPÍRITA.

No livro eu registro minha experiência no ensino e na prática da mediunidade, especialmente no amparo aos médiuns iniciantes e na organização dessa área no centro espírita, que sempre exige muito cuidado, atenção e seriedade dos dirigentes, a fim de que o aprendizado e a vivência sejam conforme a correta orientação de Allan Kardec.

Também explico sobre o método que acho adequado para o ensino básico do espiritismo e sobre o acolhimento dos interessados em mediunidade, inclusive para o acesso às reuniões mediúnicas, evitando-se que isso ocorra sem qualquer critério. E sobre o funcionamento das reuniões e dos cuidados que os dialogadores devem ter no atendimento fraterno dos desencarnados, pois em geral há muitas divergências a esse respeito.

Enfim, o que procurei é mostrar que podemos praticar a mediunidade com segurança e simplicidade, contribuindo com a Espiritualidade Maior nesse relevante trabalho de assistência, que sempre reverte em benefício daquele que se põe a servir com desinteresse e seriedade.

Obrigado e um abraço.

Donizete

 

(Informação em email de Donizete Pinheiro [donizete.pinheiro@gmail.com])

  

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Feb de Portas Abertas/ 60 anos da FEB, em Brasília

 

 

 

A pedra fundamental para construção da sede em Brasília da Federação Espírita Brasileira foi fixada em 3 de outubro de 1964! É o FEB de Portas Abertas no ar!

Quando a Casa de Ismael veio para Brasília, toda esta quadra estava deserta.

A nova Capital não tinha completado cinco anos quando a Federação Espírita Brasileira recebeu o terreno onde hoje está localizada a nossa sede administrativa, no centro da capital federal.

E no aniversário de 160 anos de Kardec, em 3 de outubro de 1964, a pedra fundamental foi fixada! 60 anos depois estamos aqui. Venha nos visitar!

A FEB está de portas abertas de domingo a domingo, todo dia uma atividade para você!

Clique aqui e acesse os horários de funcionamento.

facebook-share google-share linked-share my-space-share pinterest-share reddit-share stumble-upon-share

 

VEJA MAIS

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2024/10/28/feb-de-portas-abertas-60-anos-da-feb-em-brasilia/

 

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita Pernambucana

Recife

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/Fepernambucana/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

 

FEPB- Federação Espírita Paraibana

João Pessoa

 

CLIQUE AQUI:

https://www.facebook.com/FEPB.OFICIAL/?locale=pt_BR

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

  
 

HOMENAGEM

 

 

João Antônio
(03/04/1919 – 30/10/1967)

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image066.jpg

João Antônio

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

Biografia elaborada por: Clarice Antônio Ribeiro  e João Antônio Júnior

No Córrego do Feijão, localizado no Município de Birigüi, SP, nasceu, em 3 de abril de 1919, João Antônio, que, mais tarde, tendo sido nosso pai, nos proporciona as alegrias e emoções de escrever esta sucinta biografia.

João Antônio, filho do imigrante italiano Onofre Antônio e de Ana Francisca da Conceição, estudou apenas até o quinto ano primário, no Instituto Noroeste, em Birigüi, SP.

Alma de artista mostrou logo acentuada propensão para o desenho e a pintura, que escolheu como profissão para, assim, trabalhar naquilo que mais gostava de fazer.

De família espírita, freqüentou, desde moço, o Centro Espírita “Amor e Caridade”, dirigido por Dona Linda Dias de Almeida.

Casou-se em 14 de julho de 1940 com Yolanda Citro Antônio, nascendo-lhes os filhos: Clarice, João Antônio Júnior, Ana Maria, Virgínia, Marco, Alexandre, Naruna, Jorge Luiz e Guilherme.

 Em 1942, mudou-se definitivamente para Araçatuba, SP e, mesmo residindo nesta cidade, por falta de maior entrosamento, continuou freqüentando o Espiritismo na cidade de Birigüi, fazendo-o no Centro Espírita “Raymundo Mariano Dias”.

Trabalhador incansável, dono de um coração generoso que a todos acolhia, usou seu próprio lar para abrigar quantos necessitados o procuraram, oferecendo-lhes banho, roupas limpas e os alimentos de sua própria mesa, além, é claro, da palavra amiga e consoladora.

Leitor ávido, João “Pintor”, como ficou conhecido, abraçou carinhosamente a tarefa da divulgação doutrinária, formando vasta biblioteca, na qual colheu e estudou os fundamentos da Doutrina Espírita, utilizados por ele, com maestria, para analisar com seus filhos e seus amigos os postulados do Consolador, prometido por Jesus.

É com os corações sensibilizados que nos lembramos daqueles momentos fraternos nos quais se faziam presentes amigos inesquecíveis como Adalberto da Silva Braga, Elias Nemer Elias, Luiz Ortiz, Victor Bombonati, Júlio Monteagudo, Waldomiro Matheus e Ricieri Punhali.

Em meados de 1946, João Pintor conheceu Antônio Pagan e, através dele, teve acesso às reuniões mediúnicas realizadas nos fundos da residência do novo companheiro. Passou então a dedicar-se à tarefa de socorro aos obsediados, visitando-os em seus próprios lares para levar orientação doutrinária, além do conforto de sua presença fraterna.

Nessa missão, desempenhada com amor, não escolhia dia ou hora, atendendo a todos, sempre que o chamavam. Lembramo-nos de vê-lo, muitas vezes, abandonar seus afazeres para ir ao encontro dos que necessitavam de suas palavras ou de passes mediúnicos.

Em 1950, fundou, com sua esposa Yolanda e com os amigos Adalberto da Silva Braga, Heitor de Oliveira, João e Luiza Neves, José Carlos de Carvalho e Raul Lino, o Grupo Espírita Fraterno de Estudos Evangélicos, que foi por ele mesmo representado junto à União Municipal Espírita de Araçatuba – UMEA.

Em 1955, escreveu e encenou, no Centro Espírita “Bezerra de Menezes”, a peça de fundo espírita Obsessão, história transcorrida em duas épocas distintas, mostrando o drama de um espírito endurecido no mal e seu doloroso resgate.

Nos anos seguintes, junto a Elias Nemer Elias, desenvolveu uma atividade assistencial de distribuição de medicamentos e nos lembramos de vê-lo coletando amostras para distribuí-las sob a orientação desse amigo, e, mais, prestando pessoalmente serviços de aplicar injeções em quem delas precisasse.

Perseguindo o ideal de fundar uma Casa Assistencial, conforme sempre sonhara, mudou-se, nos idos de 1958, para um sítio no Bairro do Campo, localidade rural de Araçatuba, próximo à Estação Ferroviária Ferdinando Laboriaux – também conhecida por Conderlândia –, onde, instalado com sua família e à míngua dos recursos de que necessitava para realizar o sonho de criar e manter a Casa Assistencial, iniciou um trabalho mais modesto, porém não menos importante, de distribuir brinquedos e doces, por ocasião das festas natalinas, para crianças ­carentes.

Temos ainda guardado, para documentar a lembrança, um “santinho” distribuído pelas irmãs da Casa da Criança em uma dessas festas promovidas por nosso pai, por ocasião do Natal de 1962, à qual compareceram as crianças e as irmãs daquela casa.

Víamos que era com alegria verdadeiramente cristã que, durante meses a fio, nosso pai cortava, lixava e colava as madeiras com que fazia pequenos carrinhos enquanto nossa mãe, Yolanda, se dedicava aos panos, linhas e cordas com que preparava as bonecas que, depois, eram pintadas por nosso pai, que lhes dava rosto e cor e, ao final, nas festas, esses brinquedos faziam a alegria da garotada.

Embora mudado em sua feição, esse trabalho de distribuição de alegria sobreviveu após a desencarnação de nosso pai, coordenado por nossa mãe, que o manteve até meados de 1982.

Desde a fundação do Grupo Espírita de Estudos Evangélicos, João ­Pintor manteve seus filhos fortemente unidos em torno do ideal de construção de um mundo mais evangelizado.

Alma de artista, sensibilidade à flor da pele, coração generoso e amigo, nunca deixou de aproveitar qualquer tempo de que dispusesse, para nos lembrar dos sentimentos cristãos da integridade, solidariedade e moral elevada com que deveríamos pautar nossas vidas.

Plantou em nossos corações a força de seu exemplo e a inteireza de seu caráter, valores éticos de que nos socorremos ainda hoje, nas lutas que nos cabe empreender.

Foi o melhor amigo, o grande exemplo de amor aos filhos, de fidelidade aos amigos e de responsabilidade no trabalho.

Todos nós que o conhecemos, trazemos gravada a marca de sua presença e a lição de sua vivência espírita, orientada pelo Evangelho de Jesus e estudada através dos postulados de Kardec.

Em 30 de outubro de 1967, às 23 horas, com apenas 48 anos de idade, voltou à pátria espiritual vitimado por um enfarte do miocárdio, sendo, então, sepultado no Cemitério Municipal da Saudade, em Araçatuba.

MENSAGEM FINAL

“A família Antônio sempre foi e é, toda ela, muito especial para mim. Quando eu soube que a biografia do Sr. João seria inserida no livro da USE, lembrei-me que, quando o conheci, Rolandinho, meu mano muito amado, disse-me: ‘sabe Bebé, o Sr. João não perde a oportunidade de fazer o bem e praticar a caridade’ e contou-me alguns fatos do conhecimento dele que me comoveram bastante, e aí Rolando completou: ‘pois bem, ele está trabalhando na Casa da Sopa, colocando a placa dessa nossa casa e tudo fazendo por amor, dizendo ainda que ele é quem teria que me agradecer muito por tê-lo escolhido para fazer a placa da Casa da Sopa Emília Santos’.

Trabalho feito assim com tanto amor perdurará, por certo, por muito e muito tempo, e, com ele, a nossa lembrança e a nossa gratidão ao Sr. João Antônio.

“Josefina Perri Cefaly de Carvalho”.

 

 

 

 

(Copiado de

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/joao_antonio.htm)

 

 

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image067.jpg

 

João Antônio

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image068.jpg

João Antônio, na extrema esquerda, de pé, depois da filha Clarice. Reunião de família.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image069.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image070.jpg

João Antonio com o uniforme do time do coração em jogo de várzea. Fotos do arquivo de Clarice Ribeiro

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image071.jpg

João Antônio (D) com sua magrela alemã junto do amigo “Pavão” na década de 1940.

Foto do arquivo de Clarice Ribeiro.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/27-03-2021_arquivos/image072.jpg

Cine Bandeirantes.  Foto do arquivo do Museu e da Câmara Municipal de Araçatuba, SP.

 

 

João Antonio (03/04/1919 – 30/10/1967) era artista e funcionario da Empresa Teatral Peduti

No  cinema ele pintava os cartazes e as faixas dos filmes em exibição.

 

 

Amor Infinito

Barragem

 

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br