Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quinta-feira, 05 de setembro de 2024. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
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Os últimos 5 emails enviados |
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04-09-2024 https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/SETEMBRO/04-09-2024.htm 03-09-2024 https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/SETEMBRO/03-09-2024.htm 02-09-2024 https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/SETEMBRO/02-09-2024.htm 31-08-2024 https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/AGOSTO/31-08-2024.htm 30-08-2024 https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/AGOSTO/30-08-2024.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 3 - 1860 |
(Continua na próxima postagem) |
Revista Espírita. Fundada por Allan Kardec aos 1º. de janeiro de 1858. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revue_Spirite#/media/File:Revue_Spirite_1%C2%AA_ed_1858.jpg |
Último número da Revista Espírita- 3º. trimestre de 2018. Fundada por Allan Kardec aos 01-01-1858. |
Retrato imaginário de Homero executado em mármore do Monte Pentélico, Grécia. Séc. I- II d.C. Encontrado em Roma. Exposto no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo |
Helena de Tróia. Pintura por Evelyn de Morgan. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helen_of_Troy.jpg |
Odeon de Herodes Ático. Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo |
Charles Nodier. Óleo sobre tela por Jean-Baptiste Paulin Guérin. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Charles_Nodier_par_Guerin.jpg
Charles Nodier:
Charles Nodier (Besançon, 29 de abril de 1780 - Paris, 27 de janeiro de 1844) foi um escritor francês do século XIX a que se atribui grande importância dentro do movimento romântico.
Charles Nodier foi um dos autores mais prolíficos da língua francesa. A lista seguinte é apenas uma pequena parte das suas publicações. .......................... ................ ......... Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Nodier
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Obras de Charles Nodier. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k113251z.texteImage |
Página do Le Monde Illustré do dia 23-12-1899. Noel – ricos e pobres. Aquarela de G. Redon. Fonte: . https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62202087.item |
Por um mundo mais analógico |
Não constitui novidade dizermos que vivemos em um mundo digital. Segundo alguns estudiosos, o volume de informações a que temos acesso em um dia é maior do que um cidadão do século XVIII teria ao longo de toda sua vida. Desenvolvemos e multiplicamos tecnologias que geram e difundem textos, sons e imagens de maneira intensa e constante. As redes sociais alimentam essa difusão, exigindo que estejamos sempre em conexão e interação. Como consequência, a presteza na troca de informações e o apelo por novidades se acelera ano a ano. As novidades do minuto anterior rapidamente envelhecem, demandando outras que estão por vir. E vamos tentando nos inserir nesse tempo digital, em que tudo é muito rápido, fugaz e inconstante. Para isso, estimulamos e provocamos nosso cérebro a todo instante. Não temos tempo para o silêncio, a tranquilidade. Quando eles ameaçam nos visitar, rapidamente recorremos a um novo clique, uma nova página, uma outra novidade postada por alguém. E assim nosso mundo vai se tornando cada vez mais digital. Digitalizamos nossa vida quando, durante a refeição, ficamos com o celular sobre a mesa para saber o que está acontecendo. Também quando estamos com amigos e entrecortamos a convivência para postar ou trocar mensagens digitais. As experiências de um restaurante diferente, uma viagem agradável, um reencontro com amigos, passam do analógico ao digital em segundos, quando saímos do mundo real para as redes sociais. Ao digitalizarmos nossas experiências, ao acelerarmos nossa vida, abrimos mão de vivermos momentos unicamente analógicos. Desses momentos que têm o tempo do corpo e das emoções. Momentos que precisam ser processados, sentidos, elaborados. Viver experiências unicamente analógicas, sem a influência ou interferência do mundo digital, é viver as experiências do nosso processamento cerebral e emocional. Ao digitalizarmos excessivamente nossa vida, vamos acelerando nosso mundo interno, que perde a capacidade da espera, da pausa. Até mesmo do aborrecimento. Assim, na expectativa da novidade, vamos nos tornando ansiosos e aflitos. Estamos sempre no próximo minuto, no futuro, perdendo o presente. Aí está nossa ansiedade: nesse excesso de futuro que inserimos em nossa vida. Dessa forma, busquemos tornar nossos dias mais analógicos. Vivamos nossas emoções no tempo e na velocidade apropriados. A emoção de uma boa conversa precisa ser vivenciada no seu tempo, sem interrupções digitais. Igualmente processos mais longos como uma decepção amorosa ou um luto. Eles também precisam do tempo analógico para serem compreendidos em nossa intimidade, sem fugas para o mundo digital. Nessa busca de equilíbrio, a meditação e a oração são ferramentas incomparáveis para nosso bem-estar. Na meditação, vamos ao encontro de nós mesmos, permitindo-nos viver com intensidade cada emoção, cada sentimento. Na oração, vamos ao encontro da Divindade, buscando nossa harmonia com o Universo e o amor divino. Trabalhemo-nos para isso. Redação do Momento Espírita
CLIQUE AQUI: https://www.momento.com.br/pt/index.php
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php) |
Telefone celular. Foto Ismael Gobbo
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Uma caixa para celular usada para manter os telefones dos alunos longe deles para impedir o uso de telefones celulares na escola. Imagem/autor: Chainwit. Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mobile_phone_cage_in_high_school.jpg
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Uma família de camponeses na hora da refeição ('Graça antes da carne'). Óleo sobre tela de Jan Steen Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Steen_-_Peasant_Family_at_Meal_Time_NG2558.jpg
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A Virgem em prece. Óleo sobre tela de Giovanni Battista Salvi da Sassoferrato . Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Sassoferrato_-_Jungfrun_i_b%C3%B6n.jpg |
Jesus e seus discípulos colhendo o trigo num sábado, evento que provocou a fúria das autoridades religiosas. Pintura a óleo de Ferdinand Olivier. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferdinand_Olivier_003.jpg
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Evangelho e Trabalho |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Roteiro. Lição nº 17. Página 75.
A Glorificação do Trabalho é Serviço Evangélico. Antecedendo a influência do Mestre, a Terra era vasto latifúndio povoado de senhores e escravos. O Serviço era considerado desonra. Dominadas pelo princípio da força, as nações guardavam imensa semelhança com as tabas da comunidade primigênia. O destaque social resultava da caça. Erguiam-se os tronos, quase sempre, sobre escuros alicerces de rapinagem. Os favores da vida pertenciam aos mais argutos e aos mais poderosos. Qualquer infelicidade econômica redundava em compulsório cativeiro. Trabalho era sinônimo de aviltação. Os espíritos mais nobres, na maioria das vezes, demoravam-se na subalternidade absoluta, suando e gemendo para sustentar o carro purpúreo dos opressores. Em todas as cidades, pululavam escravos de todos os matizes e somente a eles era conferido o dever de servir, como austera punição. Roma imperial jazia repleta de cativos tomados ao Egito e à Grécia, á Gália e ao Ponto. Só na revolução de Espártaco, no ano de 71, antes da era cristã, foram condenados à morte trinta mil escravos na Via Ápia, cuja única falta era aspirar ao trabalho digno em liberdade edificante. Com Jesus, no entanto, nova época surge para o mundo. O Ministério do Senhor é, sobretudo, de ação e movimento. Levanta-se o Mestre com o dia e devota-se ao bem dos semelhantes pela noite a dentro. Médico - não descansa no auxílio efetivo aos doentes. Professor - não se fatiga, repetindo as lições. Juiz - exemplifica a imparcialidade e a tolerância. Benfeitor - espalha, sem cessar, as bênçãos do amor infinito. Sábio - coloca a ciência do bem ao alcance de todos. Advogado - defende os interesses dos fracos e dos humildes. Trabalhador Divino - serve a todos, sem reclamação e sem recompensa. O exemplo do Cristo é sublime e contagiante. Cada companheiro de apostolado ausenta-se, mais tarde, do comodismo para ajudar e ensinar em Seu Nome, rasgando horizontes mais vastos à compreensão da vida, em regiões distantes do berço que os vira nascer. Mais tarde, em Roma, o desejo de auxílio mútuo entre os cristãos atinge inconcebíveis realizações no capítulo do trabalho. Pessoas convertidas ao Evangelho se consagram, inteiramente, ao serviço como o objetivo de amparar os companheiros necessitados. Espalham-se aprendizes da Boa Nova nas atividades da indústria e da agricultura, das artes e das ciências, da instrução e do comércio, da enfermagem e da limpeza pública, disputando recursos para o auxílio aos associados de ideal, na servidão ou na indigência, no sofrimento e nas prisões. Há quem jejue por dois e três dias seguidos, a fim de economizar dinheiro para os serviços de assistência ao próximo, sob a direção do pastor. O Trabalho passa, então, a ser interpretado por Benção Divina. Paulo de Tarso, transferindo-se da dignidade do Sinédrio para o duro labor do tear, confeccionando tapetes para não ser pesado a ninguém e garantindo, por esse modo, a sua liberdade de palavra e de ação, é o símbolo do cristão que educa e realiza, demonstrando que à claridade do ensino deve aliar-se a glória do exemplo. E, até hoje, honrando no trabalho digno a sua norma fundamental de ação, o Cristianismo é a força libertadora da Humanidade, nos quadrantes do mundo inteiro.
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG) |
Aquenáton (Akhenaton) e Nefertiti. Calcário pintado. Museu do Louvre. Paris, França. FotoIsmael Gobbo. |
Rei Aquenáton (Akhenaton). Obra em calcáreo e tinta. Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Aquenáton (Akhenaton), seu nome possui diferentes possíveis significados tais eles eram: "Aquele que louva Aton", "Aquele que é util a Aton" ou "Aquele que é usado por Aton".[2] Era conhecido antes do quinto ano de seu reinado como Amenófis IV ou em egípcio antigo Amenotepe IV, foi um Faraó da XVIII dinastia do Egito que reinou por dezessete anos e morreu em 1336 ou 1 334 a.C.[3] Ele é principalmente lembrado por abandonar o tradicional politeísmo egípcio e introduzir uma adoração centrada em um único deus, Aton, que é as vezes descrita como monoteísta ou henoteísta.[4 Leia mais: |
Estátua de Ramsés II. Museu Egício de Turim. Itália. Foto: Ismael Gobbo |
Jovem negro com as mãos amarradas atrás das costas. Encontrado em Fayum, perto de Memphis, Egito, bronze, século 2 a 1 a.C.. Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Black_slave_Louvre_Br361.png |
Relevo retratando escravos acorrentados no Império Romano em Esmirna, 200 dC |
Episódio bíblico da Multiplicação dos pães e dos peixes. Óleo sobre tela de Juan de Flandes. Imagem/fonte: |
Jesus e o Centurião. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jes%C3%BAs_y_el_centuri%C3%B3n_(El_Veron%C3%A9s).jpg Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre tela de Antoon van den Heuvel Imagem/fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Antoon_van_den_Heuvel_-_Christ_and_the_Adulterous_Woman.jpg |
O apedrejamento de Santo Estêvão. Óleo em painel de carvalho por Rembrandt Imagem/fonte: |
A conversão de São Paulo. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_conversi%C3%B3n_de_san_Pablo_(Murillo).jpg |
São Paulo na casa de Áquila e Prisca. São Paulo está hospedado na casa de Áquila e sua esposa Priscila, a família está fazendo tendas e São Paulo está escrevendo. Gravura por J. Sadeler após Jodocus Winghe. Fonte: |
Mártires Cristãos no Coliseu em pintura de Konstantin Flavitsky Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Konstantin_Flavitsky_-_Christian_Martyrs_in_Colosseum.jpg |
São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg |
Conversão de Constantino. Óleo no painel de Peter Paul Rubens Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Constantine%27s_conversion.jpg |
Roma à época do imperador Constantino. Trecho reproduzido de poster da maquete do Museo della Civiltà Romana. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo. |
Moeda com esfinge do imperador Constantino. Foto Ismael Gobbo. Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. |
Allan Kardec. O Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo. |
Palestra pública nesta sexta-feira 06-09-2024 no Aliança Espírita Varas da Videira |
A palestra com início às 20 horas será proferida pelo orador Luiz Carlos Rocha cujo tema será “Buscai e achareis”.
Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP
Luiz Carlos Rocha da Aliança Espírita Varas da Videira”
ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA Rua Bernardino de Campos, 363 Centro Araçatuba, SP
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Palestra no Centro Espírita “Discípulos de Jesus” Rubiácea, SP |
(Recebido em email de Émerson Gratão) |
Palestra com Roberto Lúcio no Grupo Espírita Cairbar Schutel. Bairro Jabaquara. São Paulo, capital |
(Informação de Jorge Lira Rezala) |
Palestra com Afonso Moreira Jr. na Associação Espírita Anjo Gabriel. São Paulo, capital |
(Informação de Jorge Lira Rezala) |
Nota: Melhor aproveitamento da existência para a vida futura |
No Centro Espírita União, de São Paulo, na noite do dia do dia 02 de setembro, Célia Maria Rey de Carvalho proferiu palestra sobre o tema “preparação para a morte”, com foco no bom aproveitamento da oportunidade reencarnatória com base em livros de Chico Xavier, e, citando exemplos reais como o do americano George Washington Carver (livro “O pequeno laboratório de Deus”, de Hermínio Miranda). A prece inicial foi proferida por Cesar Perri e a de encerramento pela sra. Nena Galves, fundadora desse Centro e autora de livros, na época estimulado por Chico Xavier. Palestras sempre com o apoio de Valquíria Ruis.
CEU- Palestra Célia – Com Nena Galves, com Cesar Perri e Valquiria Ruis 02/09/2024
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX) |
[709-JornalMundoMaior] SER LIVRE. |
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O que é ser livre? Alguns podem dizer que ser livre é não estar atado, é não estar preso a nada. Ser livre é fazer o que se quer, a hora que se quer. Em verdade, alguns dos nossos conceitos, assim como nós mesmos, precisam amadurecer. Imannuel Kant, um dos principais pensadores do Iluminismo, trata a liberdade de uma forma mais profunda. Resumidamente, a conclusão a que ele chega é de que a pessoa só é livre quando faz o que não quer. Parece-nos estranho, pois nos soa justamente como o contrário do que entendemos por liberdade. No entanto, o que ele quer dizer é que, quando fazemos apenas aquilo que queremos, somos, na maioria das vezes, escravos do desejo, das convenções. E estamos afastados do dever. O dever nos leva àquilo que precisamos fazer. Para esse pensador, liberdade é agir segundo as leis. Se levarmos esse conceito para a esfera das leis universais, para as leis divinas, perceberemos que ele é perfeito. Somente mediante a responsabilidade, o homem se liberta, sem se tornar indecente ou insensato. A sociedade, que fala em nome das pessoas de sucesso, estabelece que a liberdade é o direito de fazer o que cada qual quer, sem dar-se conta de que essa liberação da vontade termina por interditar o direito dos outros. Se cada indivíduo agir conforme achar melhor, considerando-se liberado, essa atitude trabalha em favor da anarquia, responsável por desmandos sem limites. Dessa forma, entendemos que a verdadeira liberdade tem muito mais a ver com nossa própria autonomia, com nossa autoconquista, do que simplesmente com o fazer o que queremos. Examinando essa problemática, Jesus sintetizou os meios de conseguir a autêntica liberdade, na busca da verdade, única opção para tornar o homem realmente livre. Conhecereis a verdade e ela vos libertará. A verdade que é de Deus. Não a verdade conveniente de cada um, que é a forma doentia de projetar a própria sombra, de impor a nossa imagem, de submeter a vontade alheia à nossa. Deus está dentro de nós. Necessário imergir na sua busca diariamente. Conhecer a verdade, conhecer as leis maiores da vida e ganhar uma liberdade jamais antes sonhada. Esse é o nosso mastro, onde nos ataremos com segurança, enfrentando os obstáculos, enfrentando a liquidez e as incertezas do mundo material. Essa busca pela liberdade autêntica nos levará a uma vida mais plena e significativa. Sentiremos que somos, verdadeiramente, senhores de nossas ações, permitindo-nos escolher o que é certo, justo, sem considerar desejos passageiros ou pressões de terceiros. Conquistemos nossa ampla liberdade. Redação do Momento Espírita
Se você gostou, repasse. Ou escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com, faça sua sugestão ou crítica ou assinale ( )apagar meu endereço.
-- Groups "Jornal Mundo Maior" group. jornalmundomaior+unsubscribe@googlegroups.com.
(Recebido em email de jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com]) |
Programação da Instituição Beneficente Nosso Lar- IBNL. Setembro/2024. São Paulo, SP |
Olá caro Ismael, espero que esteja bem. Segue em anexo as palestras do mês setembro da Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL. Abraços, Clodoaldo de L. Leite Presidente voluntário
"Nada, nenhum drama justificará a fuga pelo suicídio. A manhã nova trará, com certeza, resposta ao problema sombrio da noite em que o homem se debate. Conveniente esperar. Há sempre soluções felizes para as questões mais complexas, se as colocamos nas mãos do Senhor. Ter paciência e confiar.
Livro: Espelho Dalma Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Ignotus"
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br]) |
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha Portugal |
Exms Senhores OCS,
As nossas mais cordiais saudações.
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 6 de Setembro de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Pesquisas espíritas - parte 15", com José Lucas. Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV
Encontram-se abertas as inscrições (livres e gratuitas) para o Curso de Espiritismo e cursos complementares (ver cartaz), bem como para a educação espírita infanto-juvenil, com início em 29 de Setembro de 2024.
Cordialmente,
CCE
www.cceespirita.wordpress.com
- E-mail: ccespirita@gmail.com
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com]) |
Ernesto Bozzano: o grande mestre da ciência da alma (leia agora!) |
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Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que esteja!
“Fui um positivista-materialista a tal ponto convencido, que me parecia impossível pudessem existir pessoas cultas, dotadas normalmente de sentido comum, que pudessem crer na existência e sobrevivência da alma”, declarou Bozzano ao explicar como essa convicção foi mudando ao longo de sua vida. Com o despertar pelos estudos da temática espírita, ele organizou um grupo com mais de 70 integrantes, chamado de Círculo Científico de Minerva, contando com a participação de professores da Universidade de Gênova, na Itália: www.bit.ly/ErnestoBozzano A história de Ernesto Bozzano é encantadora. Um abraço,
Editora Correio Fraterno -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Av. Humberto de Alencar
Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br]) |
Jornal Momento Espírita do CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse no link abaixo |
CLIQUE AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/09/Jornal-Momento-Esp-Setembro-24.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com]) |
Atendimentos Fitoterápicos na FEG. Fraternidade Espírita Gina. São Paulo, capital |
(Informação de Lu Abrahão) |
Programação do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”. Setembro/2024. Rubiácea, SP |
(Divulgação do C.E. Discípulos de Jesus, Rubiácea, SP) |
Live - on line. 51ª. Semana Espírita Realização da USE de Guarulhos, SP |
(Informação de Luiz Gouveia) |
* O E-BOOK Herculano Pires diante da Revista Espírita é o novo lançamento da EVOC (favor compartilhar) |
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Capa. Herculano Pires diante da Revista Espírita
Estimado(a) colega de lides espíritas, boa tarde. Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:
Herculano Pires diante da Revista Espírita é o novo lançamento da EVOC
Natural de Guanhães (MG), Paulo Neto, como é mais conhecido no meio espírita, é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG). Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros. Titular do site www.paulosnetos.net, tem 37 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 29 no formato virtual, 26 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado. Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
Conteúdo do livro A presente obra foi motivada por um fato incompreensível, ou seja, a posição de alguns confrades que não dão muita importância ao que Allan Kardec publicou na Revista Espírita, argumentando que ele apenas inseriu nesse periódico questionamentos com o objetivo de sondar a opinião dos seguidores do Espiritismo. A escolha do nome de Herculano Pires, com o objetivo de demonstrar que tais pessoas cometem um erro ao ignorar a Revista Espírita, é óbvia e tem razão de ser. Nós espíritas sabemos que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, afirmou certa vez que o notável professor e jornalista foi “o metro que melhor mediu Kardec”, além de ter-se destacado no movimento espírita brasileiro como – nas palavras insuspeitas de Emmanuel – “a maior inteligência espírita contemporânea”. O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, publicado apenas no formato digital, pode ser lido e baixado gratuitamente. Para efetuar o download, clique aqui: https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Herculano.pdf
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NOTA – Leia também e divulgue, se puder, as próximas edições dos periódicos abaixo:
Jornal O IMORTAL de 1º de setembro: https://www.jornaloimortal.com.br/Home
https://www.oconsolador.com.br/ano18/887/principal.html
Obrigado mais uma vez por sua atenção e pela divulgação do nosso singelo trabalho. Forte abraço e ótimo final de semana.
Astolfo O. de Oliveira Filho Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [aoofilho@gmail.com])
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Informe Luz Espírita Acesse no link abaixo |
CLIQUE AQUI: https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html
(Com informação de Domingos B. Rodrigues [domrodr99@gmail.com]) |
LIVE. Temas da Revista Espírita. Valorização da Vida Use Intermunicipal de Marília, SP |
(Recebido em email de Donizete Pinheiro [donizete.pinheiro@gmail.com]) |
Nota: Encontro para relatos de experiências e reflexões sobre estudo do Evangelho à luz do Espiritismo |
O Centro Atualpa (Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima - Avenida L2 Sul), em Brasília (DF), sediará o 3o Encontro do NEPE Brasil, de 20 a 22 de setembro de 2024. Esse encontro nacional presencial tem como objetivo promover a confraternização dos participantes do Brasil e demais países onde foram implantados Núcleos de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPEs). O tema central “Por muito se amarem”, ensejará relatos de experiências e reflexões em torno do ensino do Cristo, à luz do Espiritismo. A palestra de abertura será feita por Cesar Perri, na noite do dia 20 de setembro (6ª. feira) e, na sequência, dias 21 e 22 de setembro estão programados momentos de arte, exposições, mesas redondas e interações entre todos os participantes, com vários convidados: Aluízio Elias, Álvaro Mordechai, Aluízio Elias, Arthur Valadares, Cris Mascarenhas, Filipe Pereira, Gustavo Silveira, Haroldo Dutra Dias (a distância, por live), Hemerson Xaxá, Jefferson Vasques, João Alves, Jonas Poli, Saulo Silva, Wagner Gomes Paixão. Informações e inscrições pelo link: https://3encontro.nepebrasil.org/
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX) |
Últimos dias - dois lançamentos com preço de pré-venda estendido (30% de desconto). |
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34o. Concurso de Poesia com Temática Espírita |
(Recebido em email de Jose Damiao [damiao2373@gmail.com]) |
Edição 117 da Folha Espírita Francisco Caixeta Acessse no link |
CLIQUE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol117.pdf
(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [folha@espiritacaixeta.org.br]) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
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FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Clique
aqui:
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UEP- União Espírita Paraense Belém |
Clique aqui: https://www.facebook.com/uniaoespiritaparaense/?locale=pt_BR
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FEAP- Federação Espírita do Amapá Macapá |
CLIQUE AQUI: https://www.facebook.com/federacaoespiritadoamapa/?locale=pt_BR
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Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol 1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora - 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com]) |
William Stainton Moses (05-11-1839 / 05-09-1892) |
Nascido a 5 de novembro de 1839, em Domington, Lincolnshire, Inglaterra, e desencarnado a 5 de setembro de 1892.
Seu pai, William Moses, era reitor da Escola de Gramática, e sua mãe era filha de Thomas Stainton d'Alford. O jovem William Stainton Moses iniciou os seus estudos sob a direção de seu pai e foi em seguida confiado a um professor particular que, maravilhado pelas suas aptidões, se empenhou fervorosamente com seu genitor para que enviasse o filho a uma escola pública. Em 1855, ingressou na Escola de Gramática de Bedford, onde estudou durante três anos, merecendo dos mestres os mais francos elogios, pois a par da sua dedicação aos estudos revelava acendrado sentimento do dever. Após receber numerosos prêmios deixou essa escola.
De Bedford, Stainton Moses entrou para o "Exeter College", de Oxford, no ano de 1858. A sua vida de estudante foi digna dos maiores encômios, tendo mesmo adoecido gravemente devido ao demasiado apego às matérias escolares.
A fim de convalecer da enfermidade, viajou durante um ano pelo continente europeu e, na volta, passou seis meses no velho mosteiro grego do Monte Athos. A curiosidade e sobretudo uma grande necessidade de meditação e de isolamento o obrigaram a permanecer todo esse tempo no convento. Alguns anos após o seu mentor espiritual, conhecido por Imperator, explicou- lhe que desde essa época ele vinha sendo influenciado por entidades espirituais, interessadas em ajudar a sua educação espiritual
Com 23 anos de idade, Stainton Moses voltou para Oxford. Ali, recebendo o diploma, deixou a Universidade em 1863. Embora estivesse desfrutando de melhor saúde, a necessidade de viver uma vida no campo, levou- o a aceitar um curato em Maughold, perto de Ramsay, Ilha de Man, permanecendo ali durante cinco anos, substituindo o reitor que, devido à sua idade avançada, não podia mais exercer essas funções. Isso levou Moses a exercer tarefa dupla.
Uma epidemia de varíola, que se manifestou nessa região, pôs em relevo a sua dedicação e intrepidez. Como não havia médico no lugar, o jovem, que tinha alguns conhecimentos de medicina, tratou dos corpos e das almas dos habitantes da região. Dia e noite ele se desdobrava, porém a epidemia progredia lentamente, fazendo com que ele além de pastor religioso se transformasse no médico e no coveiro daquele núcleo populacional. A sua extrema dedicação fez com que se tornasse ainda mais querido por parte dos seus paroquianos. Entretanto, a sua saúde, que não podia suportar as obrigações impostas pela administração de duas paróquias, obrigou- o a procurar uma nova residência. Apesar de uma petição que lhe foi dirigida pelos habitantes do local, Stainton Moses retirou-se pesaroso, para ocupar em 1868, o curato de Saint- Georges, Douglas, Ilha de Man, onde caiu gravemente enfermo, sendo tratado pelo Dr. Stanhope Speers, que residia em Douglas com sua esposa, e que já não exercia a sua profissão.
Em setembro de 1869, abandonou o curato, deixando ali profunda impressão pela prédica e caridade praticadas. Decorridos alguns meses, nos quais exerceu funções eclesiásticas em Langton, e em um curato da diocese de Salisbury, uma moléstia da garganta obrigou- o a renunciar ao ministério.
Ao findar- se o ano de 1870, Stainton obteve um lugar de professor de inglês na University College School, cargo que ocupou até 1889. Em 1870 sua atenção foi atraída para o Espiritismo durante o Tempo em que residiu na casa do Dr. Speers em Londres. A esposa desse médico permaneceu enferma durante três semanas e, para distrair- se, lia o livro "Debatable Land" (Região em Litígio entre este mundo e o outro), de autoria de Dale Owen. Interessando- se intensamente por esse livro, logo que ela conseguiu reassumir o lugar na reunião de família, pediu a Stainton Moses para ler e procurar descobrir o que poderia haver de verdadeiro nos fatos que o autor narrava.
O Dr. Speers e Stainton Moses discutiam reiteradamente alguns pontos doutrinários da religião que professava, e como não estivessem muito satisfeitos com as doutrinas existentes, o Dr. Speers havia se tornado um materialista intransigente.
Em 1872, Stainton Moses começou a estudar o Espiritismo, a fim de cumprir a promessa formulada à Sra. Speers, tendo para tanto assistido a algumas sessões espíritas, principalmente uma que tinha como médium Lottie Towler. Numa sessão realizada na residência do casal Speers, tendo Stainton Moses como médium, todos se tornaram convictos da realidade da existência de Espíritos comunicantes, consolidando assim a crença na imortalidade da alma.
Nessa época começou a desabrochar a mediunidade de Moses, que era dotado de um poder extraordinário. Nunca se produziram menos de dez espécies diferentes de manifestações no decurso das sessões realizadas por seu intermédio. Quando as condições eram favoráveis, as manifestações multiplicavam- se, as pancadas tornavam- se mais freqüentes, as luzes mais brilhantes e os sons musicais mais distintos. Fenômenos maravilhosos produziram- se por seu intermédio: sons musicais, pancadas, clarões, balsamização do ambiente com perfumes diversos, passos pesados produzidos por um Espírito que se denominava "Rector", os quais estremeciam o ambiente, tilintar de campainhas, levitação de corpos pesados: mesas, cadeiras; transposição da matéria, fenômenos de voz-direta, além de uma variedade indescritível de fenômenos dos mais variados matizes.
Durante o periodo ativo da sua mediunidade, Stainton Moses ocupou- se assiduamente da formação de sociedades com o fim de estudar o Espiritismo. Contribuiu para a fundação da Associação Nacional Britânica dos Espiritualistas, em 1873, da Sociedade Psicológica da Grã- Bretanha, em abril de 1875, da qual foi um dos primeiros membros do conselho; da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em 1882 e finalmente da Aliança Espiritualista de Londres, da qual foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até a sua desencarnação.
Além dessas atividades, dirigiu a revista Light, periódico de fundo espírita. Embora a sua faculdade mediúnica decrescesse de intensidade, ele conservou sempre a faculdade de psicografia.
Desde 1889, a sua saúde ficou bastante combalida, ataques sucessivos de influenza, minaram- lhe a constituição, que nunca fora robusta, causando a sua desencarnação.
A sua obra "Ensinos Espiritualistas" foi vertida para o português por Oscar D'Argonnel. Trata- se de uma obra que encerra uma série de ensinamentos ministrados pelo Espírito Imperator, e que Stainton Moses, que também usava o pseudônimo de A. Oxon, publicou, e que a Aliança Espiritualista de Londres, através do seu Conselho, fez publicar em edição comemorativa, prestando efusiva homenagem ao seu inolvidável fundador.
Em sua vida de relação, Stainton Moses era um homem cordato, justo, que sempre exercia julgamentos retos, modesto, sem vaidade, que jamais dirigia palavras ásperas aos seus detratores e que, em resumo, possuía um conjunto de qualidades raras entre os homens.
Grandes Vultos do Espiritismo
Outra biografia
Stainton Moses nasceu em Lincolnshire e foi educado para o ministério religioso, vocação que seu espírito alimentava desde cedo. Depois de alguns anos de trabalho como cura na Ilha de Man, tornou-se professor da University College School, até que, por ocasião de uma viagem ao mosteiro do Monte Athos, onde passou 6 meses, sua vida passou a ter um significado mais profundo devido o desabrochar dos seus dons mediúnicos. Enquanto cura, teve oportunidade de mostrar a sua dedicação e o senso de dever aguçado que sempre lhe caracterizou a personalidade.
Uma grande epidemia de varíola espalhou-se na sua própria paróquia, que não dispunha de médico. Moses, dia e noite estava a cabeceira dos doentes pobres; por vezes, depois de haver assistido a um moribundo, se via obrigado a unir as tarefas de sacerdote às de coveiro, e ele próprio transportou os cadáveres, recebendo por isso alta estima e considerção dos habitantes do povoado a que servia.
Em 1872 é que a atenção de Moses voltou-se para o Espiritismo, por meio de sessões com Williams e Miss Lothie Fowler. Ele já havia percebido a sua invulgar mediunidade e comprometera-se consigo mesmo a fazer um estudo completo do assunto. Seus escritos com o pseudônimo de M. A. Oxon, são clássicos no Espiritismo. Incluem os "Ensinos Espiritualistas", elevados aspectos do Espiritismo, e de outros trabalhos. Finalmente tornou-se redator de "Light" e durante muitos anos sustentou as suas altas tradições. Sua mediunidade progrediu rapidamente, abarcando quase todos os fenômenos físicos conhecidos. Em presença de Moses erguiam-se no ar mesas pesadas, livros e cartas eram trazidos de uma sala para outra em plena luz sob a vigilãncia de severos observadores. Batidas acompanhavam o médium para onde quer que ele fosse, até mesmo na igreja, e muitas pessoas as ouviam quando sentadas em seus lugares.
Certa feita, ao regressar da igreja, Stainton Moses verificou em seu quarto que os objetos tinham sido tirados da penteadeira para a cama, onde haviam sido dispostos em forma de uma cruz. O médium chamou então um amigo, Dr. Speer, para que testemunhasse o que acontecera e ao voltar ao quarto verificou que o seu cabeção, que tinha tirado poucos instantes antes, havia sido colocado, na sua ausência, em redor do tôpo da cruz. Ele e o Dr. Speer trancaram a porta do quarto e desceram para o lanche, mas durante a refeição batidas fortes se produziram e a pesada mesa de jantar foi movida três vezes. Num exame posterior do quarto, acharam dois outros objetos que haviam sido tirados da gaveta adicionados à cruz. O quarto foi trancado novamente e em três visitas sucessivas novos objetos tinham ampliado a cruz.
Nas sessões em que Moses participava muitas comunicações eram recebidas, dando provas de identidade de Espíritos, sob a forma de nomes, datas e lugares, descohecidos dos presentes e verificados posteriormente. Um grupo espírita estava ligado à mediunidade de Moses e, por seu intermédio, um corpo de doutrina foi comunicado por meio de escrita automática. Uma seleção destes escritos constitui a sua obra "Ensinos Espiritistas" em cuja introdução ele diz: "o tema central foi sempre de caráter puro e elevado, em grande parte de aplicação pessoal, visando a minha própria direção e orientação. Posso dizer que através de todas essas comunicações escritas, não há leviandades, nem brincadeiras, não há vulgaridades nem incongruências, não há falsidades nem enganos, tanto quanto eu saiba ou tenha podido descobrir. Nada incompatível como o objetivo visado, sempre e sempre repetido, de instrução, de esclarecimento e de orientação por Espíritos escolhidos para essa tarefa. Julgados como eu mesmo desejo ser julgado, eles foram o que desejavam ser. Suas palavras eram de sinceridade e de objetivos sóbrios e sérios".
Moses contribuiu para a formação da Society for Psychical Research em 1882, mas demitiu-se em 1886, desgotoso com a maneira como foi tratado o médium William Eglinton. Foi também o primeiro presidente da London Spiritualist Alliance, formada em 1884, posição que ocupou até a morte.
Além das obras "Spirit Identity", "Higer Aspects of Spiritualism", "Psycography" e "Spirit Teachings", Moses contribuiu freqüentemente para a imprensa espírita, bem como para o Saturday Review, para o Punch e vários outros jornais de valor. Foi um elemento importante na divulgação doutrinária espírita fora das hostes espíritas. Causador e observador do fato mediúnico, jamais tentou negá-lo ou obscurecê-lo por preconceitos dogmáticos. Ele mesmo era a prova dos eventos e a sua sinceridade estava bastante amadurecida para sustentar a veracidade dos fenômenos espíritas. Os amantes da verdade nunca são infiéis ou desrespeitosos para com ela. Moses não poderia ser diferente. Na notícia de sua morte, no magistral resumo de sua mediunidade escrita por Mr. Myers, este, traduzindo o pensamento de muitos diz: "Eu pessoalmente considero a vida de Moses como uma das mais notáveis de nossa geração e de poucos homens ouvi, em primeira mão, fatos mais notáveis do que os que dele ouvi". A estrela voltava a sua constelação após brilhar por largos anos, enriquecendo a trilha por vezes obscura de muitos homens.
(Copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=534) |
Fotografia do médium William Stainton Moses. 1898. Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Stainton_Moses LEIA NO LINK |
Tulipas. Bedford, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo.
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Universidade de Oxford. Reino Unido. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.
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Londres, Reino Unido. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo. |
João Nunes Maia(10-11-1923 / 04-09-1991) |
João Nunes Maia nasceu em 10 de novembro de 1923, em Glaucilândia, antiga Juramento, norte de Minas Gerais. Filho de Joaquim da Silva Maia e Maria Nunes Maia, o casal teve cinco filhos e Joaquim teve outros oito filhos do segundo casamento. João Nunes Maia foi segundo filho do casal; desde de muito novo conversava sozinho e era tido como “estranho” pelos irmãos. A mediunidade veio à tona cedo, trazendo angústias e aflições. Mas João contou muito com o apoio mãe, dona Maria Nunes, que se apegava às orações. Mais tarde, a família, à procura de ajuda, procurou de dona Lozinha, conhecida benzedeira da região por ajudar pessoas com diversos problemas. Nunes passou a frequentar as reuniões na distante casa de dona Lozinha. Mediunizada, ela o alertava sobre as suas tarefas futuras e sobre a necessidade de conhecer as obras de Allan Kardec. Através do reembolso postal, ele encomenda à Federação Espírita Brasileira (FEB) os livros básicos da Doutrina. De posse deles, viaja para a Fazenda Brejinho, onde estuda por quase um ano. Nessa época, cria o hábito de meditar ao alvorecer e ao pôr do sol e, numa manhã, tem a inspiração que nortearia a Sociedade Espírita Maria Nunes: o lema do Pão e do Livro. O jovem Nunes muito estudou e lutou, desenvolvendo a psicografia, a psicofonia, a clarividência e o desdobramento. Em 1950, incentivado pelo pai, e já órfão de mãe, muda-se para Belo Horizonte, sendo acolhido pelo amigo Chico Sapateiro, que ensina-lhe o ofício. Mais tarde, vai morar no bairro Santa Tereza onde conhece sua esposa, Irene Nunes, com quem teve a filha Alcione. João Nunes frequentou reuniões espíritas em Pedro Leopoldo, onde conheceu o médium Francisco Cândido Xavier, de quem se tornou amigo. Numa reunião mediúnica na União Espírita Mineira (UEM), identifica-se com o Espírito de Fernando Miramez de Olivídeo, seu guia espiritual e autor de vários livros psicografados por Nunes, sendo o primeiro “Alguns Ângulos dos Ensinos do Mestre”. TRABALHO NA SEARA ESPÍRITA Conhecido por ser uma pessoa silenciosa, João Nunes Mais muito fez pelo Movimento Espírita. Incentivou, orientou e participou da fundação de várias Casas Espíritas em Belo Horizonte, em Minas Gerais e em outros estados brasileiros. Entre suas grandes contribuições, estão: Criação da Campanha Nacional do Livro Espírita Gratuito, em 1958, pela qual viajou de caminhão por distantes regiões do Brasil no intuito de divulgar a Doutrina Espírita; Em 1973, através do espírito de Franz Anton Mesmer, recebe a fórmula da Pomada Vovô Pedro, que cura males da pele; Fruto da sua persistência, em 12 de abril de 1955, surge a Sociedade Espírita Maria Nunes (SEMAN). Iniciada com estudos evangélico-doutrinários e humilde distribuição de sopa aos mais necessitados, a SEMAN se ramificou em diversas atividades sociais e permitiu, através da Editora Fonte Viva, sua parceira, a edição de 62 livros psicografados. Espalharam-se pelo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Japão, etc. Orientou pessoalmente centenas de médiuns em desequilíbrio, e psicografou os 20 volumes da coleção Filosofia Espírita; Empenhou-se para que as instituições espíritas destacassem a qualificação dos seus trabalhadores, e participou da criação do primeiro programa espírita em rádio de Belo Horizonte; Distribuiu, gratuitamente, no centro de Belo Horizonte, uma edição inteira (10 mil volumes) de O Evangelho Segundo o Espiritismo, da FEB; Fundou e inaugurou a Livraria Espírita Mineira, da União Espírita Mineira, por solicitação e com a orientação de Francisco Cândido Xavier, e realizou a primeira Banca do Livro Espírita de Belo Horizonte; Incentivou a abertura de atividades e Casas Espíritas em locais ainda desprovidos, além de ajudar na transição de casas de Umbanda para Casas Espíritas; Além disso, Nunes Maia foi o primeiro diretor doutrinário do Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte.
DESENCARNE João Nunes faleceu no dia 04 de setembro de 1991. Deixou na Terra a continuação dos seus ideais através da Sociedade Espírita Maria Nunes (SEMAN).
Fontes: - CORRÊA, Ariane de Quadros. João nunes Maia: Uma biografia. Editora Fonte Viva, 2000.
(Copiado de https://www.uemmg.org.br/biografias/joao-nunes-maia) |
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