Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/17-02-2025.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-02-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/15-02-2025.htm

14-02-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/14-02-2025.htm

13-02-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/13-02-2025.htm

12-02-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/12-02-2025.htm

11-02-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/11-02-2025.htm

 

                                                      

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/22-06-2017_arquivos/image012.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

20190414_153722

Estátua em bronze “A Leitura” de Caetano Fraccaroli, de 1943.

Saguão principal da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg/647px-Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

 

Capa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, edição de 1861.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

 

O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores (em língua francesa Le Livre des Médiums), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em janeiro de 1861. É uma das obras básicas do espiritismo.

Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

 

 Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

 

 

A grandeza do pequeno

 

O garoto de apenas oito anos de idade chega em casa, feliz, e vai contar para sua mãe como foi maravilhosa a festa de aniversário do seu melhor amigo, na qual passara horas.

De maneira espontânea, fala das brincadeiras, dos amigos que estavam presentes, de como havia se divertido.

Conta que, em determinado momento, procurara a mãe do aniversariante para pegar uma ficha para um game, que era uma das brincadeiras oferecidas aos convidados.

Tia, ele perguntara, o que é preciso para ganhar uma ficha para o game?

Ah!, é preciso jogar boliche pelo menos cinco minutos para ganhar a ficha. Mas você não precisa fazer isso. Como é o melhor amigo do meu filho, eu lhe dou já a ficha.

O menino continua a dizer para sua mãe que não aceitou a ficha e foi conquistá-la, jogando boliche como todos os seus amigos.

Encerrando a narrativa, afirma: Eu não achei justo só porque sou o melhor amigo, simplesmente ganhar a ficha. Seria como estar enganando os demais, que também são meus amigos e amigos do aniversariante.

Ouvindo isso, sentiu-se emocionada a mãe, reconhecendo a grandeza da atitude do filho, que sacrificara o interesse pessoal por amor à justiça.

Intimamente, felicitou-se verificando que a educação que, desde o berço, oferecera ao filho, dava frutos de excelente qualidade.

Para os que estamos preocupados com o mundo do futuro, de imediato percebemos a grandeza da atitude do garoto.

E, possivelmente, na qualidade de pais, estejamos nos questionando se estamos oferecendo aos nossos pequenos esse especial valor moral.

Será que os estamos ensinando a agirem de forma correta, sem tentarem ganhar vantagem de coisa alguma?

Mais do que isso, importante nos indagarmos como nos estamos comportando, em nosso dia a dia.

Em um congestionamento no trânsito, em plena rodovia, somos daqueles que tentamos dar um jeitinho de passar à frente de todos, pela lateral?

Quando precisamos enfrentar certos inconvenientes, como aguardar em filas quilométricas para adentrar determinada área de espetáculo, será que procuramos algum conhecido para que possamos, de alguma forma, passar à frente dos demais?

Tentando conseguir algum cargo, buscamos burlar as exigências gerais, recorrendo a amigos que nos possam beneficiar, facilitando-nos o acesso ao que desejamos?

*

A justiça é uma lei divina, portanto, trata-se de uma lei universal. É uma lei moral, que se enfileira ao lado da lei de amor e da lei de caridade.

Ela se apresenta em todos os aspectos da vida, desde os direitos naturais às relações entre todos os homens.

De uma forma muito profunda, todos temos em nossa intimidade a regra da verdadeira justiça. Basta pensar no que desejamos para nós.

Isso é exatamente o que merecem todas as demais criaturas.

Da maneira como desejamos ser tratados, ter respeitados nossos direitos, é o que igualmente desejam, anseiam e merecem todos os homens.

Uma regra simples. Uma regra que nenhum de nós pode dizer que ignora ou que desconhece: desejar ao outro exatamente o que queremos para nós mesmos.

Redação do Momento Espírita
Em 15.2.2025

 

 

 (Copiado de   https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7359&stat=0)

Jogos infantis Louvre

Crianças brincando de bola, detalhe. Mármore, obra de arte romana do segundo quarto do século II d.C. Proveniência desconhecida. Provavelmente fragmento de um sarcófago romano. Para mais informações e bibliografia, consulte o site do Louvre.

Museu do Louvre. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Children_games_Louvre_Ma99_n2.jpg 

image003 (11)

O Cristo na casa de seus pais. Óleo sobre tela de John Everett Millais

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

 

 

 

Mãe

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: MÃE. Lição 49. Página 107.

 

Honrarás pai e mãe - a Lei determina.

Não te esqueças, porém, de que nove meses antes que os outros te vissem a face, a tua presença na terra era um segredo da vida, entre o devotamento materno e o mundo espiritual. Na juventude ou na madureza, lembrar-te-ás da mulher frágil que, sendo moça, envelheceu, de repente, para que desabrochasses à luz, e trazendo o ideal da felicidade como sendo uma taça transbordante de sonhos, preferiu trocá-los por lágrimas de sofrimento, para que tivesses segurança no berço.

Agradecerás a todos os benfeitores do caminho, mas particularmente a ela que transfigurou em força a própria fraqueza, a fim de preservar-te.

Quando o mundo te aclame a cultura ou o poder, o renome ou a fortuna, recorda aquela que não apenas te assegurou o equilíbrio, ensinando-te a caminhar, mas também atravessou longos meses de vigília, esperando que viesses a pronunciar as palavras primeiras, para melhor escravizar-se à execução de teus desejos.

Muitos disseram que ela estava em delírio, cega de amor, que nada via senão a ti, entretanto, compreenderás que ela precisava de uma ternura assim sobre-humana, de modo a esquecer-se e suportar-te as necessidades, até que lhe pudesses dispensar, de todo, o carinho.

Se motivos humanos a distanciam, hoje de ti, que isso aconteça tão só na superfície das circunstâncias, nunca nos domínios da alma, porque, através dos fios ocultos do pensamento, sentir-lhe-ás os braços, sustentando-te as esperanças e abençoando-te as horas.

Nunca ferirás tua mãe.

Ainda quando o discernimento te coloque em posição diversa, em matéria de opinião, porque ela se tenha habituado a interpretação diferente do mundo, não lhe dilaceres a confiança com apontamentos intempestivos e espera, com paciência, que o tempo lhe descortine novos horizontes, relativamente à verdade.

“Honrarás pai e mãe” - a Lei determina.

Não te esquecerás, porém, de que se teu pai é o companheiro generoso que te descerrou o caminho para a romagem terrestre, tua mãe é o gênio tutelar que te acompanha os passos, em toda a vida, a iluminar-te o coração por dentro, com a bondade e a perseverança da luz de uma estrela.

 

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

800px-John_Longstaff_The_Young_Mother

A jovem mãe.   Oleo sobre tela de John   Longstaff 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:John_Longstaff_The_Young_Mother.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/10-05-2016_arquivos/image014.jpg

Maternidade. Óleo sobre tela de  Eliseu Visconti. Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Foto Ismael Gobbo

Arquivo: Jan Mostaert - O Banimento de Hagar.jpg

O Banimento de Hagar por Jan Mostaert , c. 1520–1525, Museu Thyssen-Bornemisza.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hagar

 

Hagar ( hebraico : הָגָר , Hagar , de origem incerta; [1] árabe : هاجر Hajar ; grega : Ἁγάρ , Hagar ; Latina : Agar ) é uma pessoa bíblica no livro de Gênesis . Ela era uma serva egípcia de Sara , [2] que a deu a Abraão para ter um filho. O produto da união foi o primogênito de Abraão, Ismael , o progenitor dos ismaelitas, geralmente considerados os árabes . Vários comentaristas a conectaram aos Hagritas (filhos de Agar), talvez afirmando que ela era sua ancestral homônima. [3] [4] [5] [6]

O nome da serva egípcia Hagar está documentado no Livro do Gênesis ; ela é reconhecida em todas as religiões abraâmicas . Hagar é mencionada no Alcorão , e o Islã a reconhece como a segunda esposa de Abraão. De acordo com a tradição islâmica, Hagar, a egípcia, é chamada de " Grande Mãe dos Árabes " e seu marido Abraão, o Mesopotâmico, como o "Avô dos Árabes" .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Hagar

 

Thérèse_Schwartze_007

Órfãos. Pintura a óleo de Thérèse Schwartze

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Th%C3%A9r%C3%A8se_Schwartze_007.jpg

 Madonna com criança e João Batista

Maria,criança Jesus e criança São João. Óleo sobre tela do Artista William-Adolphe Bouguereau (1825–1905)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:1875_Bouguereau-Vierge-J%C3%A9sus-SaintJeanBaptiste.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image023.jpg

Maria e o menino Jesus. Gruta do Leite. Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Homenagem e gratidão à RIEcentenária–

Síntese da palestra da comemoração

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMNb9wzv57xNVAH53z7_baxcS6dkAWwvABSCvDfUIV3twGIr6yBZTlE5AIpmCEkJO1UDY6VUKHcOk1SU8qOnDsP1icr6Fo_tSam_IVc-VOahk6krd_LXfrrYFRL9IcVRsyIKvWyBXn2euc/s320/clip_image02011.jpg

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Cairbar Schutel que em 1905 havia fundado o Centro Espírita Amantes da Pobreza e criado o jornal O Clarim, em 15/02/1925 lança um periódico internacional!

Na atualidade, ficaria difícil imaginar o contexto em que Cairbar Schutel lançou a Revista Internacional de Espiritismo.

Matão, uma então pequena cidade do interior do Estado de São Paulo; o maquinário tipográfico manual; meio de transporte era a ferrovia com locomotivas lentas; a telefonia rara e precária; os serviços dos correios demorados; a alfabetização e o ambiente cultural eram limitados; predominava a ascendência da igreja católica sobre a população e, em vários momentos, com movimentos de discriminação e até perseguições ao próprio Cairbar. Foi um autêntico “bandeirante do Espiritismo”.

Em meio a dificuldades e limitações da época, o idealista e intimorato pioneiro mantinha contatos com lideranças estrangeiras e acompanhava o desenrolar das ideias espíritas em várias partes do mundo. Pesquisadores das primeiras décadas do Século XX e autores de obras históricas e clássicas tinham matérias estampadas na Revista de Schutel, como: Léon Denis, Camille Flammarion, Gabriel Delanne, Cesare Lombroso, Ernesto Bozzano, Oliver Lodge, Charles Richet.

Além dessa atuação linha editorial inédita para a época, nas suas ações e textos Schutel mantinha posturas de inflamado divulgador dos princípios fundamentados em obras de Allan Kardece dos ensinos de Jesus à luz do Espiritismo nos órgãos e livros publicados pela Casa Editora; e pela pioneira transmissão nas "Conferências Radiofônicas", pela Rádio Cultura PRD-4 de Araraquara (1936-1937).

Os registros dessa Revista do período de Schutel, que desencarnou em 1938, representam fontes preciosas para estudos sobre o movimento espírita.

De nossa parte, tivemos conhecimento sobre a RIE durante nossa adolescência e mantivemos correspondência em meados dos anos 1960, com a sra. Antônia Perche da Silveira Campelo (Antoninha) e  depois com Carlos Vital Olson e Wallace Leal Valentim Rodrigues. No ano de 1971 já enviávamos algumas notícias para a RIE.

Nossas contribuições com temas internacionais iniciaram-se em 1973, com o registro de nossas visitasem países europeus a centros de referência de pesquisas sobre mediunidade e locais históricos relacionados com o espiritismo.1O nosso livro inicial - Os sábios e a sra. Piper. Provas da comunicabilidade dos espíritos (1986) e Entre a matéria e o espírito (1991) representam desdobramentos de pesquisas e visitas assinaladas no artigo citado.

Na década de 1970 iniciamos visitas e palestras no Centro Espírita Amantes da Pobreza e estabelecemos contatos e amizade com seus dirigentes: Carlos Vital Olson, Wallace Leal Valentim Rodrigues, Apparecido Onofre Belvedere, chegando até ao atual presidente José Luiz A. Marchesan e sua esposa Lúcia, e o redator Cássio Carrara.

Matéria nossa que teve repercussão foi a síntese de entrevistas com lideranças espíritas no cinquentenário de atividades mediúnicas de Chico Xavier (1977).2 Esse artigo foi reproduzido inclusive em livros, como Chico Xavier. Mandato de amor.3

Tarefa significativa foi a responsabilidade pela seção mensal “Periódicos Estrangeiros” na RIE, a partir de 1980 e mantida durante toda essa década. Fazíamos as resenhas dos periódicos estrangeiros recebidos pela Casa Editora. Nessa década integramos o Conselho de Redação da RIE.

Momentos inesquecíveis foram nossas participações no VIII Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas (Salvador, 1982), representando a RIE; na comemoração em 1998 do Centenário da elevação de Matão a Município, tendo Cairbar Schutel como primeiro prefeito,para a inauguração de placa da USE-SP em homenagem ao pioneiro, pois éramos presidente da USE-SP; em 2005, para as comemorações do Centenário do jornal O clarim, juntamente com Nestor João Masotti, presidente da FEB, e nós representávamos o Conselho Espírita Internacional.4

Episódio histórico é que no início de 2001, a Revue Spirite (fundada por Kardec) em francês, era impressa pela Casa Editora O Clarim e remetida para a França para distribuição aos assinantes, em convênio estabelecido entre o Conselho Espírita Internacional e a União Espírita Francesa e Francofônica, e, fazíamos a intermediação dessas duas Instituições com a Casa Editora. O lançamento dessa nova etapa editorial ocorreu em reunião do CEI em Berlim.4

A RIE teve edição especial para o 4º Congresso Espírita Mundial (Paris, 2004), em idiomas - português, francês, espanhol, esperanto, alemão, inglês.

Desde nossas primeiras incursões internacionais, registros em artigos a partir do ano de 1973, e durante nossa atuação no Conselho Espírita Internacional, entre 2000-2015, a RIE publicou informações sobre as atividades e sínteses das reuniões e congressos efetivados por essa instituição, em interação com Apparecido Belvedere, editor da RIE, pelo fato de estarmos em eventos que ele comparecia para divulgar a tradicional revista.

De nossa parte, transparece afinidade pelas ações de divulgação de Schutel. Entre nossas matérias doutrinárias, a RIE tem trazido comentários e resenhas dos sete livros que publicamos pela Casa Editora O Clarim até o recente Evangelho com simplicidade.

A nosso ver, as instituições fundadas por Schutel representam um marco na história do Espiritismo, aliás, bem documentados no Memorial anexo à Casa Editora e Centro. Daí nossa homenagem ao nobre vulto e aos vários dirigentes ao longo desse tempo, a nossa gratidão pelo nosso vínculo há mais de 50 anos.

Consideramos oportuna a mensagem “Seja voluntário”, do espírito Cairbar Schutel, que nos sensibiliza desde nossa juventude: “Ressoam os clarins da convocação geral para as fileiras do Espiritismo. Há mobilização de todos. Cada qual pode servir a seu modo. Aliste-se enquanto você se encontra válido”.5 E, que possamos repetir mensagem de Cairbar, por Urbano de Assis Xavier: “Vivi, vivo e viverei porque sou imortal”.

A RIE vive intensamente em100 anos de divulgação imortalista!

Referências:

1)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Anotações de viagem. Revista internacional de espiritismo. Vol. 48. N.11. Dezembro de 1973. P.327-330.

2)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Líderes espíritas opinam sobre Chico Xavier. Revista internacional de espiritismo.Vol. 52. N.6. Julho de 1977. P. 169-173.

3)      União Espírita Mineira (Org.). Chico Xavier. Mandato de amor. 1.ed. Cap. Lideranças, algumas opiniões. Belo Horizonte: UEM. 1992.

4) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação. 2021. 632p.

5)      Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Espíritos diversos. O Espírito da Verdade. Cap. 58. Brasília: FEB.

 

(Síntese de palestra proferida pelo autor na comemoração do Centenário da RIE, no Centro Espírita O Clarim, em Matão, aos 15/02/2025).

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 

 

Caminhos espirituais

 

 

Sidney Fernandes

Em uma conferência sobre os objetivos da encarnação, Richard Simonetti perguntou:

— Chico Xavier estava em provação ou expiação?

— Nenhuma das duas. O maior médium de todos os tempos, que trouxe a lume mais de 400 livros e milhares de mensagens consoladoras, renasceu para cumprir uma gloriosa missão espiritual. Acompanhado por Emmanuel, Chico enfrentou dores e perseguições, exemplificando o caminho para além da vida.

E quanto a nós, o que dizer? Estamos em provação ou expiação?

O espírito em missão já atingiu um nível elevado de evolução. Generoso e altruísta, escolhe reencarnar para auxiliar a humanidade. Mesmo sem precisar mais dessa experiência, retorna para disseminar ensinamentos e promover o progresso moral, intelectual e espiritual. Ainda que enfrente as limitações e dores da vida terrena, sua elevação moral se reflete na maneira como lida com essas adversidades, servindo de exemplo.

O espírito em provação reconhece suas falhas passadas e, com o auxílio de entidades espirituais, planeja uma nova vida para superar desafios morais e intelectuais. Como um criminoso arrependido que se entrega à justiça, aceita os obstáculos que escolheu antes de reencarnar. Essas provações são encaradas como lições necessárias ao seu crescimento.

No livro “Encontros e Desencontros”, Richard Simonetti conta a história de um funcionário que trabalhava com ele no banco e que cometeu um erro ao pagar um cheque. Ao perguntar a Richard sobre o que fazer, recebeu a resposta: "Se for um espírito em expiação, esqueça. Se for em provação, o dinheiro voltará." No dia seguinte, a quantia foi devolvida, e o funcionário celebrou: "Graças a Deus, é um espírito bom, em provação!"

Espíritos em expiação reencarnam compulsoriamente, enfrentando adversidades com rebeldia e resistência. A expiação está ligada a erros cometidos, servindo para promover a reflexão e evitar sua repetição. Muitos resistem ao aprendizado, presos à matéria, ao egoísmo e aos vícios. Enfrentam dificuldades sucessivas até que, cansados de sofrer, aceitam as exigências da evolução.

Não se pode categorizar espíritos em provação ou expiação de forma simples, pois todos têm boas e más tendências. Diante dos desafios da vida, pode acontecer de o espírito em expiação manter o equilíbrio, enquanto o em provação pode reagir com agressividade. O importante, segundo a Doutrina Espírita, é a modificação interior e o esforço contínuo para evoluir.

Devemos nos preocupar menos com a classificação de nossas experiências encarnatórias e focar mais em melhorar nossas atitudes. Ao vigiar nossas palavras e ações, aprendendo a servir, o que sintetiza o esforço do amor, acumulamos créditos espirituais, que minimizam nossos débitos e adversidades futuras.

Como Pedro disse em sua Primeira Epístola:"O amor cobre multidão de pecados."

Servindo com amor, poderemos aliviar nossas dores e avançar espiritualmente.

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes 4.8@uol.com.br)

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhXjIPWgUlz937JLEQxkG74lfOmMAhzZxOMkgG67Fw_7Ut3Yh0dSM6fFI2qyc-bzr7GbHzZGovb1m5sJ2nGcrLDkQrqRoWcnKVsjvGGscc4WxJYeappItn80wjKZqJq3U5oKQFSBivOhUBDQ_jfaZqpNviSWMr_mDqkfamZQDYllq1BBq9HA4W1HWRo6A

Chico Xavier,  aos 90 anos, trabalhando como sempre. Foto Ismael Gobbo

 

Chico Xavier desencarnou em 30-06-2002 aos 92 anos.

IMG_4047

Richard Simonetti  e público no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na

Livraria Saraiva  no Center Norte dia 25/06/2016. Foto: Ismael Gobbo

 

Richard Simonetti desencarnou em 03-10-2018 aos 82 anos.

 

 

Registro. Atividades do  Projeto Chico Xavier

neste sábado 15-02-2025. Araçatuba, SP

 

Como acontece todos os sábados muitas atividades são desenvolvida. Após a prece de abertura diversos trabalhos se iniciam: separação dos alimentos a serem entregues aos inscritos na casa, preparo da refeição a ser servida no final dos trabalhos; muitas outras atividades de organização na casa; evangelização para crianças e jovens com muitas atividades,  aplicação de passe aos interessados, palestra pelo orador Reginaldo  Teixeira de Sá.

Informações e fotos de Émerson Gratão.

 

 

 

 

 

 

Registro. Atividades no Abrigo Ismael neste domingo 16-02-2025. Araçatuba, SP

 

Com inicio as 9 da manhã, a palestra foi proferida pela oradora de Araçatuba, SP, Maria Luzia de Almeida Rosa que desenvolveu o tema “Aprender para a Vida – É saber de onde as coisas vêm” demonstrando o esforço que todos nós devemos ter para crescer espiritualmente.  Ao final aplicação de passe aos interessados. No mesmo horário realizadas atividades para as crianças.

Fotos de Ismael Gobbo.

 

 

 

Evento centenário da RIE

Evento RIE - Revista Internacional de Espiritismo, 100 anos

 

Bom dia, Ismael. Tudo bem?

 

 

Amanhã ocorrerá o evento do centenário da RIE, com transmissão no YouTube ao vivo.

Pode divulgar no boletim diário?

 

***

 

Evento RIE - Revista Internacional de Espiritismo, 100 anos

 

Local: Auditório do Centro Espírita O Clarim

Rua Rui Barbosa, 1.070, Centro. Matão (SP)

Das 15 às 19 horas.

 

Palestras de  40 minutos com os expositores

* Luciano Klein, de Fortaleza (CE)

Luciano Klein é historiador e professor do Colégio Militar de Fortaleza. Fundador e presidente do Centro de Memória Vianna de Carvalho - CMEVIC. Sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico Geográfico e Antropológico). Ex-presidente da Federação Espírita do Ceará e trabalhador do Centro Espírita João O Evangelista. Autor de biografias sobre Bezerra de Menezes, Vianna de Carvalho, Chico Xavier e Divaldo Franco.

 

* Artur Valadares, de São Carlos (SP)

Artur Valadares é natural de Patrocínio/MG e reside em São Carlos/SP, onde se vincula à Associação Espírita Obreiros do Bem. Orador e escritor espírita, é também fundador e coordenador do NEPE Paulo de Tarso, Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho e do Espiritismo "Paulo de Tarso".

 

* Antonio Cesar Perri de Carvalho, de São Paulo (SP)

Antonio Cesar Perri de Carvalho nasceu em Araçatuba, tendo residido em São Paulo e Brasília. Casado há 52 anos com Célia Maria, Professor Titular aposentado e ex-Pró-Reitor da Unesp; atuou como pesquisador na USP; como consultor e membro de comissões do Ministério da Educação. Foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira. Foi membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional. Reside em São Paulo e é colaborador do Grupo Espírita Casa do Caminho e do CCDPE-Centro de Cultura, Documentação  e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro. Autor e organizador de livros profissionais e espíritas, sendo sete publicados  pela Casa Editora O Clarim, entre eles o mais recente: "Evangelho com simplicidade". Colabora com o jornal O Clarim e a Revista Internacional de Espiritismo há mais de 50 anos.

 

O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube ‘TV O Clarim’: https://www.youtube.com/watch?v=tJKA-aqq3LA

 

 

Grato,

 

 

Cássio Carrara
Jornalista e Editor
cassio@oclarim.com.br

www.oclarim.com.br
Telefone: (16) 3382-1066
WhatsApp (Cássio): (16) 99628-8180
Facebook: casaeditoraoclarim
Instagram: o.clarim

 

 

(Recebido em email de Cássio - Casa Editora O Clarim [cassio@oclarim.com.br])

 

 

Palestra no C.E. Maria Benta. Palestrante: Aylton Mineiro

São Paulo, capital

 

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

[765-JornalMundoMaior] VERDADE E AMOR.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

VERDADE E AMOR

 Efetivamente, todos nos dirigimos para a Verdade suprema, que é luz viva, mas, até lá, de quantas lições carecemos para nos desvencilharmos da sombra?

 

E, a fim de aprendermos o caminho certo para as realidades eternas, só o amor pode tutelar-nos com segurança. 

 

Todos somos, na Terra - os Espíritos encarnados e os desencarnados, que ainda nos vinculamos a ela -, uma família só, a caminho da imortalidade; entretanto, na longa excursão evolutiva, quantos de nós teremos tido necessidade ou ainda estaremos necessitados de apoio?

 

Assemelhamo-nos, de modo geral, no planeta terrestre, até agora, a alunos no educandário ou a doentes no sanatório.

 

Sem que nos entendamos e nos auxiliemos mutuamente, ser-nos-á talvez impossível adquirir reajuste e esclarecimento.

 

Com toda a certeza, brilharão mundos na imensidão cósmica nos quais as criaturas já se transformaram em luz, confundindo-se com o esplendor dos Sóis, em que se conjugam as realidades excelsas da vida; mas na Terra, por enquanto, e provavelmente por muitos séculos ainda, embora a nossa obrigação de render culto incessante à Verdade, fora do amor o nosso problema de equilíbrio e de reequilíbrio não terá solução.

 

Do livro RUMO CERTO - Emmanuel/Chico Xavier.

Colaboradora:- Magali Inês Brum.

Se você gostou, repasse. Ou escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com,

 faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para jornal_mundomaior@hotmail.com caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to jornalmundomaior+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion visit

 https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/PH7P223MB069250E1A4CC89BCCDA68DFC81F82%40PH7P223MB0692.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

(Recebido em email de

jornalmundomaior@googlegroups.com; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [jornal_mundomaior@hotmail.com])

 

 

Jornal Agenda Cristã. Edição de fevereiro/2024

Rancharia, SP

Olá, Ismael !

Envio o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de fevereiro.

Abraço fraterno,

Atilio

Assis/SP

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

1a 4 de Março -Concafras/PSE -Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita

 

1 a 4 de Março - Concafras/PSE - Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita

 

Evento Espírita de 1 a 4 de março de 2025, em 7 cidades simultaneamente. Oferece cursos para formação de voluntários para o Centro Espírita, momentos de alegria cristã, confraternização e práticas de assistência social junto às comunidades, além de campanhas em defesa da vida contra o aborto, eutanásia, pena de morte e prevenção do suicídio.

 

Cartaz em anexo.

 

Obrigado Ismael.

Abraço,

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [agendaespiritasp@gmail.com])

 

 

GEPAR

INFORMES | FEVEREIRO 2025

NOTÍCIAS

 

INFORMES | FEVEREIRO 2025

Posted by GEPAR, 0

 

 

Av. Francelino Barcelos, 333 - lt 5 - Piratininga, Niterói - Rio de Janeiro, Brazil
21991910824

 

 

Confira o nosso site  

 

 

(Recebido em email de GEPAR [gepar@gepar.org.br])

 

 

Com a alma emancipada, Kardec visita o seu amigo (leia agora!)

 

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Com a alma emancipada, Kardec visita o seu amigo

Na Revista Espírita de dezembro de 1858, Allan Kardec relata um episódio de bicorporeidade ocorrido com um jovem de Londres.

Em fevereiro de 1859, ele volta a explicar as diferenças que já havia observado entre os fenômenos de aparição e emancipação da alma.

Leia agora: www.bit.ly/KardecEmancipado

 

É o próprio Kardec quem relata também uma história que aconteceu com ele. Enquanto estava calmamente em sua cama, um de seus amigos o viu várias vezes em sua casa, conversou e ainda lhe ofereceu um refresco: “Não tenho necessidade disto”, respondeu Kardec.

Vale a pena a leitura. É muito interessante ficar conhecendo o relato dessa experiência de Kardec. Acho que você vai gostar: www.bit.ly/KardecEmancipado

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

 


Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

 

 

Palestras Instituição Beneficente Nosso Lar –

 IBNL >  Fevereiro 2025. São Paulo, capital

Caro Ismael Gobbo

segue abaixo, em anexo, a programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar do mês de fevereiro.

 

As aulas de Educação Espírita para a Infância (para crianças a partir de 4 anos) retornam na próxima terça, dia 4/02, no horário da palestra (19H45).

Segue também em anexo a programação de cursos da Escola de Cultura Espírita. A inscrição deverá ser realizada pelo link abaixo:

 

https://forms.gle/fN51ezPwLa5i9MKB8

 

Abraço fraterno,

Clodoaldo de L  Leite 

Presidente Voluntário da IBNL

 

".....Estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.

 

Trecho da página intitulada Socorro Oportuno, do livro “Estude e Viva”,  por Emmanuel e André Luiz, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira.

 

 

 

 

 

 

_______________________________________________________

 

APRESENTAÇÃO DE NOSSOLARCURSOS

 

 

 (Recebido em email de Clodoaldo Leite [cidadaniaparatodos@yahoo.com.br])

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de fevereiro 2025.

CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade.  Bauru, SP

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Jornal-Momento-Esp-fev-25.pdf

 

 

(Informação recebida de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

Portal Luz Espírita

Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/

 

 

 

Saúde e espiritualidade discutido em

congresso médico na capital paulista

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Site

Descrição gerada automaticamente

 

Congresso médico chega a sua 17ª ediçãoe reúne profissionais para estudo da saúde e espiritualidade

 

Evento, na capital paulista, realizado pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) com apoio da AME-SP, espera receber 1,8 mil participantes e terá por tema Servir para Curar-se, um convite a olharmos para nossa existência e valorizar a nossa vida

 

São Paulo, 14 de janeiro de 2025 – De 19 a 21 de junho, no feriado do Corpus Christi, acontece, na capital paulista, o Mednesp 2025, congresso bianual da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME Brasil),instituição que congrega mais de 70 AMEsem todo Brasil. Essa edição, comemorativa aos 30 anos da entidade, que reúne médicos e profissionais de saúde de todo País em diversas especialidades, terá por tema Servir para Curar-se, segundo o médico psiquiatra da infância e Adolescência Marcus Ribeiro, presidente da AME-SP, apoiadora do evento, um “chamado para sair de casa em direção à dor, à fome, à discriminação, à violência, ao preconceito, à miséria e a tudo o que impede que o nosso mundo tenha saúde”.

Esta é a 17ª edição do evento, que existe desde 1991 e já contou com 13 edições sob o comando da AME-Brasil (desde 1997). De caráter internacional, já recebeu nomes importantes do cenário de saúde e espiritualidade mundial, como Harold G. Koenig, Pim van Lommel, AmitGoswami, Peter Fenwick, Mario Beauregard e Melvin Morse, além de ter ocupado espaços de eventos de grande prestígio como o Auditório do Anhembi (SP), o Hotel Maksoud Plaza (SP), o Rio Centro (RJ), entre tantos outros. Em 2009, o evento começou a girar pelo Brasil e passou por diversas capitais brasileiras, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Goiânia, Rio de Janeiro, Teresina e Vitória. De volta à São Paulo em 2025, o evento já tem mais de mil inscritos e a expectativa é de que chegue a 1,8 mil participantes de forma presencial, no Villa Blue Three, espaço de eventos na Zona Sul da capital paulista. Até a sua realização, outros sete eventos de aquecimento vêm sendo realizados, comprometidos em explorar ao máximo os três pilares do trabalho das AMEs: pesquisa, educação e solidariedade.

Homem de terno e gravata segurando objeto

Descrição gerada automaticamente,Homem sentado na cadeira

Descrição gerada automaticamente
Homem de terno e gravata sorrindo

Descrição gerada automaticamente,Pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

 

Homem falando no microfone

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaAcima, da esq. p/dir., nomes que compuseram a história do Mednespnos 30 anos da AME-Brasil:Alexander Moreira e Peter Fenwick; ElendurHarolds;Marlene Nobre, a fundadora da AME-Brasil, e Harold Koenig; e com Melvin Morse e AmitGoswami

 

 

 

Resumo da programação

Painéis alinhados ao bloco “Servir para Curar-se”

·         A Dimensão Espiritual da Medicina – Casos clínicos vivenciados na prática

·         AME-Brasil 30 anos – construindo pontes entre Medicina e espiritualidade

·         Curas improváveis e remissões espontâneas – desafios aos limites biológicos

·         Diversidade e inclusão em Instituições espíritas – O amor como princípio

·         Fisiologia Espiritual – conectando os corpos físico e sutis

·         Fraternidade universal: Conectando corações

·         Nossa relação com os outros animais – consumo, experimentação e estimação

·         Raízes das Doenças – do desconforto espiritual à manifestação física

·         Saúde Espiritual: Caminhos para a harmonia da alma

·         Seminário Lítero-Musical “Servir para Curar-Se”

Mesas-redondas dos blocos clínico e de pesquisa

·         Aborto – Acolhimento responsável na Casa Espírita

·         Atravessando o luto – espiritualidade e práticas de apoio da Infância ao Adulto

·         Consciência e imortalidade – Evidências científicas sobre o pós-morte

·         Cuidado integral na terminalidade da vida na casa espírita

·         Espiritismo e Física Quântica – explorando conexões

·         Espiritualidade como suporte Integral na Internação – evidências e desafios

·         Espiritualidade no Ensino Superior – experiências transformadoras

·         Família e Saúde Integral: questões espirituais do desenvolvimento

·         Florescimento: o impacto do Perdão, Gratidão, Altruísmo na saúde

·         Homeopatia – uma abordagem humanista ao adoecimento

·         Hospitais e Ambulatórios espíritas – modelos de sucesso e aprendizados para o futuro

·         O Mundo Editorial AME-Brasil – Couvert literário I

·         O Mundo Editorial AME-Brasil – Couvert literário II

·         O que todo centro espírita deveria saber

·         Relação mente-cérebro: livre-arbítrio e consciência

·         Saúde mental sob a ótica espírita – distinções e propostas

·         Suicídio – Acolhimento e boas práticas na Casa Espírita

·         Terapias complementares espíritas – evidências científicas e impactos na prática

 

Palco com banda pessoas cantando e tocando guitarra

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Quem são os médicos-espíritas?

Os médicos-espíritas são profissionais da Saúde que exercem a Medicina convencional com rigor técnico e científico, mas ampliam o cuidado ao paciente por meio de uma abordagem integral e humanizada. Eles consideram o ser humano em sua totalidade – corpo, mente e espírito – e buscam oferecer um atendimento baseado no acolhimento, na escuta atenta e na complementariedade de visões. Reconhecem a influência de fatores emocionais, mentais e espirituais na saúde, sempre respeitando a vontade e a individualidade de cada paciente, sem impor crenças, mas promovendo um ambiente de cuidado que valoriza a singularidade de cada ser.

 

Sobre a Associação Médico-Espírita(AME)

A Associação Médico-Espírita (AME) é uma organização científica, educativa e beneficente, sem fins lucrativos, que busca promover o cuidado integral à saúde, concebida como o equilíbrio entre aspectos físicos, psicológicos e espirituais do ser humano. Suas práticas seguem rigorosamente a ciência, fundamentadas nos princípios da Medicina Baseada em Evidências, e adotam uma postura complementar e integrativa, nunca substituindo ou desconsiderando as melhores práticas médicas reconhecidas. Inspirada pelos princípios da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, a AME integra essa visão espiritual às ciências da saúde, sempre respeitando o rigor ético e técnico. Seu trabalho se dedica ao estudo, ensino e pesquisa científica, promovendo um paradigma que amplia o olhar sobre o ser humano, sem excluir ou substituir os avanços da ciência médica tradicional. Dessa forma, a AME contribui para uma abordagem de cuidado que harmoniza o saber científico com uma visão integral e humanizada do indivíduo.

 

Sobre a AME-Brasil – A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada na cidade de São Paulo, em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp95 / 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo, instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968. A AME-Brasil tem como tarefa difundir e preservar o Movimento Médico-Espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.

 

Amebrasil.org.br

Youtube: amebrasil

Instagram: ame_brasil

FB: Ame Brasil

 

Sobre a AME-SP – A Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP) é uma organização dedicada ao estudo, ensino e prestação de cuidados no campo da saúde, entendendo saúde como estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual. É uma entidade com fins científicos, educativos e beneficente e sem fins lucrativos.Segue a Medicina Baseada em Evidências e a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, tendo em vista as suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e das Ciências, em particular da Medicina, procurando fundamentá-las por meio de estudos, realização de estudos científicos e ensino do novo paradigma médico-espírita.

Amesaopaulo.org.br

Youtube: AMESP

Instagram: ame_sao_paulo

FB: Associação Médico Espírita de São Paulo

 

Serviço

Mednesp 2025

Quando: 19 a 21 de junho

Onde: Villa Blue Three Espaço de Eventos

Endereço: rua Castro Verde, 266, Jardim Caravelas, São Paulo – SP, 04729-060, Brasil

mednesp2025.com.br

Instagran: @congressomednesp

FB:Mednesp 2025

 

Mais informações:

Connectare Comunicação

Cláudia Santos – claudia@connectarecomunicacao.com.br – (11) 97663-4001

Eleni Gritzapis – eleni@connectarecomunicacao.com.br – (11) 99182-7993

 

(Recebido em email de Cláudia Santos [claudia@connectarecomunicacao.com.br])

 

 

 A transcendente visão do Espírito, e outros lançamentos da Editora O Clarim

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1661/original_mkt-TRANSCENDENTE-feed.jpg?1736769153

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1662/original_mkt-ALEM-HORIZONTE-feed.jpg?1736769492

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

(Recebido em email de Casa Editora O Clarim [propaganda@oclarim.newssender.com.br])

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Revista Digital – Dirigente Espírita. Acesse no link abaixo

 

 

Boa tarde, Ismael!

Solicitamos divulgação da nova edição da revista Dirigente Espírita #204, jan/fev 2025, da USE.

Link 

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2025/01/reDE-204-jan-fev-2025.pdf

Obrigado.

A.J.Orlando

 

 

 

 

 

(Recebido em email de A.J.Orlando [ajorlando@uol.com.br])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Além da Tela / A saudade que fica

 

“A vida foge-nos a todo instante: nenhum de nós escapará à morte.”
— Léon Denis [1]

Minako é jornalista e mãe solo. No frenesi do trabalho, tenta estar presente nas necessidades do filho, Ryo, de sete anos. Nada lhe falta, aparentemente, embora não consiga tempo para dedicar às coisas simples da vida, como passear na praia ou vivenciar a infância do filho com leveza. A correria do trabalho deixa de fazer sentido quando um terremoto assola o Japão, levando consigo a vida material de Minako. 

No capítulo 30 da obra Depois da morte, Léon Denis indica que no momento derradeiro “o desprendimento é fácil para aquele que previamente se desligou das coisas deste mundo, para aquele que aspira aos bens espirituais e que cumpriu os seus deveres”. Algo que não acontece com a protagonista, pois sofre ali o luto, primeiro pela descoberta de sua nova fase, depois pela saudade e vontade de reencontrar Ryo e saber se ele está bem. 

Então, após acordar desesperada pelo filho, percorre ruas com prédios destruídos e pessoas sendo resgatadas dos escombros. Minako se descobre desencarnada, mas isso não a impede de continuar a procurar por Ryo, quando se depara com Akira, um jovem dirigindo no meio do caos. Ele percebe a dificuldade de Minako em se perceber do outro lado, e a auxilia a entender o que se passa. Agora, a mãe tem que se despedir da vida material para seguir adiante, mas antes deve deixar os assuntos pendentes para os vivos. 

“Assim corre o tempo, sem ele o medir; depois de muito, outros Espíritos auxiliam-no com seus conselhos, ajudando a dissipar sua perturbação, a libertá-lo das últimas cadeias terrestres e a elevá-lo para ambientes menos obscuros.” E com as palavras de Léon Denis, convidamos todos a conhecer a jornada de Minako para desprender de seus laços terrenos no filme A saudade que fica. 

Serviço

A saudade que fica (2024)
Temáticas: luto, vida além da vida, despedida
Direção: Michihito Fujii
Disponível para assinantes Netflix

Referência

Denis, L. Depois da morte. 28. ed. 10. imp. Brasília: FEB, 2022. Cap.30. A hora final.

(Fonte: https://www.febnet.org.br/portal/2025/02/14/alem-da-tela-a-saudade-que-fica/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feego.oficial/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

FEETINS- Federação Espírita do Estado de Tocantins

Palmas

 

CLIQUE AQUI:

https://www.facebook.com/feetins/?locale=pt_BR

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

                                     O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [taniasimonetti@gmail.com])

 

 

 

Palestra de GERÔNIMO MENDONÇA, O GIGANTE DEITADO

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=HGuKERdXWOI

 

 

 

 
 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano X. 3a semana de Fevereiro de 2025

GEECX_LogoOriginal.png

 

GEECX_LogoOriginal.png

Homenagem e gratidão à RIE centenária – síntese da palestra comemorativa; Em Nosso Lar – espiritualismo, espiritismo, dar sem esperar retribuição; Obras e recomendações de Chico Xavier no contexto da atualidade; Ações espíritas em São Paulo, origem do Conselho Internacional e amizade com Francisco Thiesen; Iniciado estudo virtual do livro A Caminho da luz; A paciência com relato de Chico Xavier; Na hora da tristeza; Seja voluntário

 

Artigo:

- Homenagem e gratidão à RIE centenária – síntese da palestra comemorativa:

https://grupochicoxavier.com.br/homenagem-e-gratidao-a-rie-centenaria-sintese-da-palestra-comemorativa/

 

Vídeos:

- Em Nosso Lar – espiritualismo, espiritismo, dar sem esperar retribuição:

https://grupochicoxavier.com.br/em-nosso-lar-espiritualismo-espiritismo-dar-sem-esperar-retribuicao/

 

- Obras e recomendações de Chico Xavier no contexto da atualidade:

https://grupochicoxavier.com.br/obras-e-recomendacoes-de-chico-xavier-no-contexto-da-atualidade/

 

- Ações espíritas em São Paulo, origem do Conselho Internacional e amizade com Francisco Thiesen:

https://grupochicoxavier.com.br/acoes-espiritas-em-sao-paulo-origem-do-conselho-internacional-e-amizade-com-francisco-thiesen/

 

Notícias:

- Iniciado estudo virtual do livro A Caminho da luz:

https://grupochicoxavier.com.br/iniciado-estudo-virtual-do-livro-a-caminho-da-luz/

 

Estudo do Evangelho:

- A paciência com relato de Chico Xavier:

https://grupochicoxavier.com.br/a-paciencia-com-relato-de-chico-xavier/

 

- Na hora da tristeza:

https://grupochicoxavier.com.br/na-hora-da-tristeza/

 

Mensagem:

- Seja voluntário:

https://grupochicoxavier.com.br/seja-voluntario-2/

 

o0o

“Vivi, vivo e viverei porque sou imortal” – Cairbar Schutel.

(De mensagem recebida por Urbano de Assis Xavier, 1938)

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com] e do GEECX)

 
 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano18/910/principal.html

 

 

 

 

Leocádio Correia

(16-02-1848 / 18-05-1886)

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/FEVEREIRO/16-02-2024_arquivos/image053.jpg

Leocádio Correia

(16-02-1848 / 18-05-1886)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leoc%C3%A1dio_Correia

Leocádio José Correia (Paranaguá16 de fevereiro de 1848 - 18 de maio de 1886) foi um médico brasileiro.

Biografia

Leocádio José Correia foi filho de Manoel José Correia e de Gertrudes Pereira Correia, nasceu em Paranaguá no dia 16 de fevereiro de 1848. Após terminar o ensino das primeiras letras e os colégios de instrução secundária, Leocádio encaminhou-se para a vida eclesiástica no Seminário Episcopal de São Paulo, do qual desistiu às vésperas da primeira unção sacerdotal.

Assumiu então outro apostolado, que cumpriu desta vez, na Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Como dedicado aluno de um dos maiores vultos da medicina nacional, o Doutor João Vicente Torres Homem (1837-1887), Leocádio encarregou-se de coletar minuciosos apontamentos sobre as preleções que ouvia, tarefa esta que garantiu subsídios para a publicação das lições do renomado catedrático sobre a febre amarela.

No dia 20 de dezembro de 1873, doutorou-se em Medicina após ter sustentado uma tese sobre a Litotrícia (trituração dos cálculos vesicais para a eliminação pela urina), em 30 de agosto do mesmo ano.

Em 29 de agosto de 1874 casou-se com sua prima-irmã Carmela Cysneiros Correia em sua cidade natal, com quem teve três filhos: Clara, Leocádio e Lucídio.

Vida

Dr. Leocádio clinicou nos municípios de ParanaguáGuaratubaGuaraqueçabaAntoninaMorretesCuritibaPonta Grossa e Castro.

Foi inspetor da Santa Casa de Misericórdia, inspetor escolar, jornalista, orador, escritor e poeta. Filiando-se ao Partido Conservador, foi eleito deputado provincial à Assembleia Legislativa onde, como democrata, assumiu a causa abolicionista. Como inspetor da instrução pública destacou-se no propósito de revisão dos planos escolares que causavam dano aos seus contemporâneos deixando, assim, as sementes da reforma escolar que sua curta existência não viu consolidada.

O teatro também mereceu sua atenção e estudo, tendo se utilizado do palco cênico como instrumento de sua campanha contra a escravidão negra junto ao núcleo de jovens que o acompanhava. A encenação de "Talento e ouro", de Leôncio Correia, sob sua direção, alcançou ruidosos sucesso no teatro Santa Calina, de Paranaguá. Entre os seus escritos teóricos destaca-se "Duas páginas sobre o drama da Redenção", publicado postumamente por seu filho Leocádio Cysneiros Correia.

Leocádio José Correia faleceu no dia 18 de maio de 1886, vítima de febre perniciosa. Foi um fato enormemente pranteado, especialmente pelos mais pobres e necessitados, que Leocádio, em sua breve vida, visitava diariamente.

Referências

·                    Fonte: HOERNER, V. J. Vida do Dr. Leocádio, A. Curitiba: SBEE, 1ª ed, 2006.

 

(Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Leoc%C3%A1dio_Correia)

 DSC06960

Paranaguá, PR. Foto Ismael Gobbo

 

DSC06940

Marco comemorativo do tricentenário de fundação de Paranaguá.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Republicação em homenagem a Jésus Gonçalves 

 

Jésus Gonçalves

(12-07-1902/ 16-02-1947)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image001.jpg

Jésus Gonçalves

 

Ismael Gobbo

 

     Jésus Gonçalves é um vulto respeitado e homenageado no movimento espírita e muitas são as instituições e iniciativas que levam o seu nome.     

     Nasceu em Borebi, SP,  e foi batizado como “Jesus*”  aos 12 de julho de 1902. Segundo Eduardo Carvalho Monteiro, foi ele, depois de desencarnado, quem pediu que seu nome fosse grafado como  Jésus Gonçalves, pois se considerava indigno de ostentar o mesmo nome do Rabi da Galiléia. 

     A vida de Jésus foi marcada por provas acerbas desde a mais tenra idade. Ficou órfão da mãe Josepha Mendes  aos três anos; foi morar com um tio na cidade de Agudos e depois em Borebi,  onde, aos 14, enfrentou a dura faina de trabalhador rural. Perdeu o pai João Gonçalves em 1917 e em 1919 mudou-se para Bauru onde passou a trabalhar na tesouraria da prefeitura e participar da banda da cidade. Em 1920 casa-se com a viúva e mãe de 2 filhos Theodomira de Oliveira que lhe daria mais quatro rebentos.

     Tudo caminhava em clima de normalidade até o ano de 1930 quando sofreu dois duros golpes: é diagnosticado como portador da hanseníase e perde a esposa. Aposenta-se e leva a vida na companhia dos 6 filhos até se unir maritalmente a dona Anita Vilela, um anjo bom em sua vida. 

     Para não ser recolhido de imediato a um estabelecimento destinado aos leprosos,  seu compadre João Martins Coube leva-o para viver com a familia em sua propriedade rural onde pelo trabalho duro retirava o pão de cada dia. Mas, a doença insidiosa não lhe dá trégua, agrava-se, exige mais cuidados e, retira-lhe abruptamente do convívio social e familiar. No dia 16 de agosto de 1933 é internado no Asilo-Colônia de Aymorés, em Bauru, SP, destinado ao tratamento de leprosos. Jésus e o filho Jaime, também suspeito da doença passam a morar nessa colônia.

     Fato digno de nota é a mulher Anita, saudável, ter pleiteado e depois de longa luta junto aos órgãos do governo, ter a permissão para ir morar com Jésus naquele leprosário.

     Mesmo revoltado com a vida e com Deus – costumava dizer-se ateu – Jésus levou  sua contribuição aos seus companheiros de infortúnio.  Inteligente, transferiu seus dotes do teatro, do jornalismo, da musica e de poesia para proporcionar um pouco de alegria àquelas criaturas presas à solidão e ao abandono. Criou a “Jazz Band de Aymorés” onde tocava clarineta; fundou o jornal  O Momento;o  Grupo de Balé e de Teatro.

     No ano de 1937 buscando um melhor tratamento para si, Jésus Gonçalves parte com destino a Guarulhos, SP, visando internar-se no hospital Padre Bento que gozava de grande conceito para tratamentos da espécie. Todavia em plena viagem  sente o agravamento de suas dores no fígado e é obrigado a fazer uma parada para descanso no hospital Pirapitingui, em Itu, SP., que também atendia leprosos.  Ali permaneceu e levou avante tudo o que já fizera em Aymorés, inclusive montando uma emissora de rádio.

     Idealista mas revoltado ao extremo não dava atenção às palavras de Ninita, uma médium espírita também doente que buscava consolar o seu espírito endurecido, até que no dia 3 de março de 1943 um fato inusitado aconteceu. Durante o velório de sua mulher Anita,  esta, utilizando-se de uma médium presente lhe transmite uma mensagem dizendo entre outras palavras carinhosas: “Velho, não duvides mais. Deus existe!

     A partir daí e com outros acontecimentos que se sucederam, Jésus Gonçalves se converte ao Espiritismo. Consorcia-se com Ninita e funda aos 16 de dezembro de 1945 a Sociedade Espírita Santo Agostinho, com autorização da direção do hospital . O trabalho de Jésus ganha expressão nacional e começa a receber caravanas e mais caravanas de visitantes de todo  Brasil que vem participar dos seus trabalhos e prestar  solidariedade  a todos àqueles que mesmo em meio ao sofrimento começaram a viver uma nova realidade.         

     Jésus, desencarnou aos 16 de fevereiro de 1947 e naquele mesmo mês se apresentou a Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG, cumprindo promessa que a ele fizera através das cartas expedidas de Pirapitingui.

     Tanto através de Chico como por Divaldo Pereira Franco se tem  noticia de que Jésus Gonçalves em passado distante fora o conquistador Alarico I, rei dos visigodos. Ao final de uma das comunicações através de Chico Xavier a identificação: Alarico, o leproso,  -  Jésus, o rei...  

     Não por acaso, Jésus Gonçalves é conhecido no meio espírita como “O poeta das chagas redentoras” ou  “O apóstolo de Pirapitingui”.

     Concluindo o intróito deste email de Noticias do Movimento Espirita, totalmente dedicado a Jésus Gonçalves,  reproduzimos a parte final do comentário de Herculano Pires, um dos  seus visitantes de Pirapitingui, a real  importância da Doutrina Espírita para a existência redentora e luminosa de Jésus Gonçalves. “... Mas, direi apenas que o Espiritismo, se nenhuma conversão real tivesse até hoje produzido, nenhum benefício tivesse ainda prestado à humanidade, só com esta maravilhosa transformação de um poeta leproso, far-se-ia digno da admiração e respeito de todas as consciências capazes de compreender as angústias humanas”.

 

Leia todas as matérias acessando: 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image024.jpg

Jésus Gonçalves e a primeira esposa, d. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926

Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image036.jpg

Enteados e filhos de Jésus Gonçalves. Neréia e Ligia, filhas do primeiro casamento de

Theodomira. Jaime, Jandyra, Helena e Carlos, filhos de Jésus e Theodomira

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image012.jpg

A Jazz Aimorés Band do Asilo-colônia de Aimorés. Foto fornecida por Jaime Prado.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image015.jpg

O primeiro Baile da “Kermesse” no Asilio-colônia em Aimorés no ano de 1935. Foto fornecida por Jaime Prado.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image048.jpg

Jésus visitado em Pirapitingui por Julinha Kobleisen (de lenço)

e Zaíra Pitt. Do Livro: A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image059.jpg

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita

para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image083.jpg

Visita de caravaneiros espíritas ao Sanatório de Pirapitingui na década de 1940 sob a liderança de João Lopes.

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras.

Leia mais: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf

José Herculano Pires e Maria Virgínia de Anhaia Ferraz

José Herculano Pires e a esposa dona Maria Virgínia Ferraz Pires

Imagem: http://www.fundacaoherculanopires.org.br/mariavirginia/ultimaentrevista  

Herculano Pires e esposa eram  visitantes  do Sanatório de Pirapitingui

Leia aqui: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf    

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/03-10-2021_arquivos/image021.jpg

Ivan Santos de Albuquerque (Brotas, SP,  16-01-1918 / Pompéia,  SP,  05-04-1946)

Foto recebida de Dr. Ivan Alberto Albuquerque Doretto.

Jesus Gonçalves, um dos internados no sanatório de Pirapitingui, tinha-lhe grande admiração por Ivan, assim como sua esposa, Dona Ninita.

Leia aqui:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/03-10-2021.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image029.jpg

Tumulo de Jésus Gonçalves em Pirapitingui (Itu, SP)

Foto/autora: Helena Bueno

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image017.jpg

Alarico e o saque de Roma em 24 de agosto de 410

Imagem: http://povosgermanicos.blogspot.com.br/2009/12/alarico-i.html

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image018.jpg

O rio Tibre com a ilha Tiberina e as pontes Cestius (E) e Fabricius, em Roma. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image019.jpg

Alarico I, Rei dos Visigodos. Ilha de Peuce, atual Romênia 375/ Cosenza, Itália 410

Imagem: http://alaricomodelismo.blogspot.com.br/p/alarico-i.html

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image049.jpg

Chico Xavier psicografando em Pedro Leopoldo, MG

Acervo de Jhon Harley M. Marques. Pedro Leopoldo, MG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image023.jpg

Jandyra Gonçalves da Silva filha de Jésus Gonçalves desencarnada em  Bauru, SP, no dia

 19-04-2022 aos 97 anos.  Foto Ismael Gobbo

 

 
 

Johann Heinrich Pestalozzi 

 

Johann Heinrich Pestalozzi (Zurique12 de janeiro de 1746 — Brugg17 de fevereiro de 1827) foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional.

Leia a biografia aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi

 

File:Johann Heinrich Pestalozzi.jpg

Johann Heinrich Pestalozzi 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi

 

 

Allan Kardec,  Codificador do Espiritismo,  quando jovem foi um dos  discípulos

de Pestalozzi em sua escola no  Castelo de Yverdon, Suiça.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017_arquivos/image012.jpg

Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg

 

Allan Kardec,  Codificador do Espiritismo,  quando jovem foi um dos  discípulos

de Pestalozzi em sua escola no  Castelo de Yverdon, Suiça.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017_arquivos/image013.jpg

Pestalozzi com órfãos em Stans

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi.jpg

 

 

Allan Kardec,  Codificador do Espiritismo,  quando jovem foi um dos  discípulos

de Pestalozzi em sua escola no  Castelo de Yverdon, Suiça.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/28-04-2014_arquivos/image009.jpg

Hippolyte Léon Denizard Rivail  “Allan Kardec”  em idade de 15 anos. Imagem desenvolvida em computador

por Marisa Cajado   (Guarujá, SP) a partir de imagens conhecidas de  Kardec em idade mais avançada.

Quando jovem Kardec foi aluno do grande vulto Johann Heinrich Pestalozzi  em Yverdon, Suiça.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/11-04-2017_arquivos/image010.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg

 

Allan Kardec,  Codificador do Espiritismo,  quando jovem foi um dos  discípulos

de Pestalozzi em sua escola no  Castelo de Yverdon, Suiça.

 

 

 

O mal e o remédio

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/15-02-2020_arquivos/image064.png

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/15-02-2020_arquivos/image065.png

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB,  Cap. V- 19. Copiado de Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image074.jpg

Santo Agostinho (354- 430)  retratado em óleo sobre tela por  Philippe de Champaigne

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

 

Agostinho de Hipona (em latimAurelius Augustinus Hipponensis[2]), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/07-09-2019_arquivos/image014.jpg

Monumento Mãe/Bebê. Av. Borges de Medeiros, Porto Alegre, RS.

Autoria da artista plástica Arminda Lopes. Foto Ismael Gobbo,

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019_arquivos/image008.jpg

A Viagem da Vida. Infância. Óleo sobre tela de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Voyage_of_Life

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019_arquivos/image009.jpg

A Viagem da Vida. Juventude. Óleo sobre tela de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Voyage_of_Life

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019_arquivos/image010.jpg

A Viagem da Vida. Masculinidade. Óleo sobre tela de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Voyage_of_Life

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019_arquivos/image011.jpg

A Viagem da Vida. Velhice. Óleo sobre tela de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Voyage_of_Life

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/19-02-2018_arquivos/image010.jpg

Sonho. A escada de Jacó. Óleo sobre tela por Michael Willmann.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Lukas_Leopold_Willmann_001.jpg

 

 

DEUS

imagem

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Amor Infinito

No serviço assistencial

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br